domingo, 25 de março de 2012

ENCONTRO COM A PROFESSORA E ESCRITORA MARIA MANUELA CASTRO NEVES

ENCONTRO COM A PROFESSORA E ESCRITORA

MARIA MANUELA CASTRO NEVES

A Biblioteca Escolar, no âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento, levou novamente a cabo a Semana da Leitura, no contexto da qual foi realizado um encontro com a professora e escritora Manuela Castro Neves, destinado a Pais/ Encarregados de Educação e a Docentes de todos os ciclos de ensino. Este evento ocorreu no dia 20 de março, pelas 17h.30m, na biblioteca do Agrupamento de Escolas de Santa cruz da Trapa. Na biblioteca, encontravam-se vários exemplares da obra: Não os desiludas, histórias da escola. Estes foram adquiridos, pelos presentes, a fim de todos tomarem conhecimento da sua escrita vocacionada para o público presente.



.

Este livro é destinado a todas as pessoas que se interessam por questões educativas, mas em especial aos professores que estão a entrar na profissão.

Manuela Castro Neves foi professora do 1º Ciclo do Ensino Público e trabalha atualmente no apoio a crianças que se atrasaram no percurso escolar. Tem desenvolvido muito trabalho na formação de professores, nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. Ao longo da sua carreira participou em diversos projetos centrados nas problemáticas da relação escola/meios populares e promoção do sucesso escolar em zonas de Intervenção Prioritária. Pertence ao Movimento da Escola Moderna.

Na obra, encontramos várias histórias: a rapariga que sonhava com um excelente, a criança que vivia preocupada com o pai, o filho da família mais odiada do bairro, o convencido de que era o melhor aluno da turma, as paixões e assédios entre alunos de 6 anos, a morte de uma avó ou a discussão sobre o sentido da multiplicação, são algumas das muitas dezenas de histórias que começam como um problema e para as quais Manuela Castro Neves, com a ajuda dos seus alunos, sempre encontra uma solução criativa.

Detentora de um raro dom para escutar as crianças, de um imenso respeito e de um ímpar conhecimento acerca do que estas devem aprender, nunca desiste de procurar novas formas de ensinar, atendendo à necessidade de pedagogias diferenciadas para os diversos contextos escolares e pessoais dos seus alunos, no âmbito do modelo de trabalho do Movimento da Escola Moderna, associação de professores a que pertence. Trabalhando quatro temas essenciais da escola: a relação pedagógica, o papel dos pais, a literacia e a avaliação, – este livro ilustra as necessidades e as expetativas das crianças através do relato de pequenas histórias marcadas por um profundo sentido de justiça e humanidade.

Todas as sugestões para controlar uma turma, ajudar a resolver problemas ou combater a indisciplina são sempre bem-vindas.

Por outro lado, pretendeu-se incentivar um reforço da relação entre a biblioteca escolar, a escola e a família.

A escritora surpreendeu e emocionou todos aqueles que assistiram à sessão com o seu talento e sensibilidade.

O evento culminou com uma sessão de autógrafos, nos livros da escritora, adquiridos na feira do livro.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.