terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Formação de Utilizadores 

Ao longo do mês de janeiro, em articulação com a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica – EMRC, as turmas do 2.º e 3.º ciclos vieram à biblioteca, onde aprenderam a interpretar a tabela CDU - Classificação Decimal Univeral, a conhecer as regras de utilização dos diferentes espaços e os recursos que a biblioteca disponibiliza em vários suportes didáticos. 
Assim, decorreram na BE, sessões de formação de utilizadores no âmbito da Classificação Decimal Universal (CDU) e da Pesquisa no Catálogo, proporcionando o acesso a conteúdos essenciais para o conhecimento, acesso e utilização do fundo documental da Biblioteca Escolar.
Entre as questões trabalhadas, são de salientar a noção de que a CDU organiza o conhecimento em dez classes, sendo que na BE os documentos se encontram divididos pelas várias estantes (devidamente sinalizadas com a classe da correspondente ao assunto / temática, de acordo com a CDU); outra noção trabalhada foi a “cota” (que fornece indicações da localização do documento na biblioteca que depende da CDU). O acesso ao catálogo on-line, a realização de pesquisas que podem ser realizadas por (autor, título, coleção, …), bem como a interpretação dos resultados apresentados por esta aplicação informática, constituem uma outra importante componente desta formação.
Nesta sessão teórico-prática, os alunos realizaram um conjunto de exercícios de aplicação, nomeadamente a localização de obras na Biblioteca, com ou sem apoio do catálogo.
Após a visualização de um PowerPoint, os alunos realizaram um guião de pesquisa orientada, no âmbito da disciplina de EMRC, aplicando os conhecimentos adquiridos no guião de pesquisa “Big6”, no “Guia de Referências Bibliográficas e Citações” e no “ Guia Prático – Como Realizar um Trabalho Escrito?”, desenvolvendo assim competências, no âmbito das literacias de informação e comunicação.



Ao longo do mês de fevereiro, as turmas do 1.º ciclo e algumas do 2.º ciclo continuarão a visitar a biblioteca, em articulação com a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, para conhecerem as várias valências daquele espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.