domingo, 28 de fevereiro de 2016

Nota biográfica das autoras e ilustradora
Presentes na SEMANA DA LEITURA

Ana Rita da Silva Gonçalves nasceu em Coimbra em 1982 e reside em Mancelavisa, concelho de Arganil. É licenciada em Professores do Ensino Básico e mestre em Educação Especial, nos domínios Cognitivo e Motor.








Ana Rita Coimbra Pina de Campos nasceu em 1984, em Viseu. Reside em Molelos, concelho de Tondela. É licenciada em Terapia da Fala e mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança.








Sandra Maria Cabral dos Santos nasceu em 1974 e reside em Coja. É licenciada em Professores do Ensino Básico, mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares e doutoranda em Estudos Portugueses, na área da literatura portuguesa.









Marisa Sofia Ramos Quintino nasceu em Lisboa, em 1990, e reside em Coimbra. É licenciada em Design de Comunicação pela Escola Universitária das Artes de Coimbra, tendo concluído o curso de Mestrado em Design Gráfico, no ano de 2015. 

*****

APRESENTAÇÃO DO LIVRO 
O BINÓCULO MISTERIOSO


No próximo dia 15 de março, no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, vai ser apresentado o livro O Binóculo Misterioso, para todos os alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo. As sessões contarão com a presença das autoras Sandra Santos, Ana Rita Gonçalves e Rita Campos, da ilustradora Marisa Quintino.

Livro de literatura infantil que integra na sua narrativa, de forma implícita, um jogo de palavras que possibilita o desenvolvimento de competências na área consciência fonológica (análise dos sons das palavras), importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita. Foi o primeiro livro a receber o apoio da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, pela pertinência dos conteúdos abordados. 

Como se pode ler na contracapa: “Neste livro, através de um binóculo misterioso, as autoras propõem um percurso complementar em que a criança é direcionada para o treino de competências específicas na área da linguagem, nomeadamente da consciência fonológica, isto é, a capacidade de identificar e manipular unidades sonoras, reconhecendo que a cadeia falada se divide em sons mais pequenos, até à sua unidade mínima, o fonema.”

É pois um livro que interessa à criança, mas também aos pais e professores já que ele se transforma num instrumento de trabalho, no apoio ao desenvolvimento da capacidade de expressão através das palavras.

Para além das palavras o livro tem uma ilustração lindíssima. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.