sexta-feira, 4 de março de 2016


Contadora de histórias - Ana Pereira
No âmbito das atividades da Semana da Leitura, a Equipa da Biblioteca promoverá duas sessões, dinamizadas pela contadora de histórias Ana Pereira, na Biblioteca da escola sede, no dia 18 de março, para todos os alunos do 3º ciclo.

*****

Ana Pereira é licenciada em Animação Sociocultural.  Ao longo do seu percurso profissional já realizou um vasto conjunto de atividades com crianças, em associações, bibliotecas e principalmente em escolas de todo o distrito. O público alvo de todos os trabalhos realizados vai desde o pré-escolar até ao 3º ciclo. Estas pequenas performances interativas e lúdicas têm como base o livro e o incentivo à leitura, bem como a música e todas as emoções que ela desperta. O seu objetivo principal é a interação com as crianças, despertando assim todos os seus sentidos, estabelecendo uma relação de interesse com a leitura.
A contadora de histórias, Ana Pereira, irá apresentar a obra A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez.



Maria Teresa Maia Gonzalez  uma das mais conhecidas escritoras de livros para crianças e jovens é das autoras mais prolíficas da literatura juvenil portuguesa. Começou a publicar em 1989, tendo ganho um concurso literário organizado pela Verbo, juntamente com Maria do Rosário Pedreira, com quem escreveu O Clube das Chaves Entra em Ação, o primeiro volume de uma série que conta atualmente com mais de vinte volumes. Um dos seus maiores sucessos é A Lua de Joana, com mais de trezentos mil exemplares vendidos e traduzido para vários idiomas, e em que a autora aborda temas sensíveis como a droga, a morte, a falta de apoio dos pais, e de como isso marca um adolescente para o resto da vida. A autora tem também uma coleção chamada  Profissão Adolescente, publicada pela Editorial Presença, contando a esta altura com vinte e seis volumes, e em que se abordam temas desde as típicas borbulhas da puberdade e a preocupação com a imagem, ao alcoolismo, ao desejo de sucesso, a intolerância, entre muitos outros.



Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.


Ao lermos a «Lua de Joana», não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida. Este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena…Foi já há quinze anos que «A Lua de Joana» foi publicada. Com mais de 300 000 exemplares vendidos nas suas inúmeras edições, com traduções em seis países, impôs-se como uma referência incontornável na literatura juvenil portuguesa e mundial.






Mais informação clique no link


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.