sexta-feira, 29 de abril de 2016

A mãe 

é uma árvore 
e eu uma flor. 
A mãe 
tem olhos altos como estrelas. 
Os seus cabelos brilham 
como o sol. 
A mãe 
faz coisas mágicas: 
transforma farinha e ovos 
em bolos, 
linhas em camisolas, 
trabalho em dinheiro. 
A mãe 
tem mais força que o vento: 
carrega sacos e sacos 
do supermercado 
e ainda me carrega a mim. 
A mãe 
quando canta 
tem um pássaro na garganta. 
A mãe 
conhece o bem e o mal. 
Diz que é bem partir pinhões 
e partir copos é mal. 
Eu acho tudo igual. 
A mãe 
sabe para onde vão 
todos os autocarros, 
descobre as histórias que contam 
as letras dos livros. 
A mãe 
tem na barriga um ninho. 
É lá que guarda 
o meu irmãozinho. 
A mãe 
podia ser só minha. 
Mas tenho de a emprestar 
a tanta gente… 
A mãe 
à noite descasca batatas. 
Eu desenho caras nelas 
e a cara mais linda 
é da minha mãe.
Luísa Ducla Soares

Fonte: SOARES, Luísa Ducla, "Livro das datas", Porto, Civilização Editora,2009, 68 pág.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.