sábado, 23 de abril de 2016

Para comemorar o dia da liberdade, sugerimos aqui livros digitais muito interessantes e ainda vários recursos sobre o 25 de Abril.  

Tema/Assunto: 25 de abril 
Tolerância, Diferença, Cidadania
Descrição: O Tesouro - De Manuel António Pina - Livro digital.
Um conto para os mais novos sobre a ditadura e o 25 de Abril de 1974.
Imagem

Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinados a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II. 


O Tesouro foi publicado pela primeira vez em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República de então, Dr. Mário Soares. Em 1999, nos 25 anos do 25 de Abril, O Tesouro deu origem ao premiado filme de João Botelho: Se a Memória Existe.

Esta narrativa breve, publicada, pela primeira vez, em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com suaves ilustrações de Manuela Bacelar, foi reeditada, agora, com uma componente pictórica mais dominante e forte, da autoria de Evelina Oliveira. Trata-se de uma obra que tem como leitmotiv a Memória e um momento crucial da História recente: a Revolução dos Cravos. Num registo vivo e emotivo, pontuado pela metáfora, pelas estruturas enumerativas polissindéticas e pelas notações sensoriais, nomeadamente auditivas e visuais, Manuel António Pina ficcionaliza o antes, o durante e depois do 25 de Abril de 1974, deixando um apelo para que o «Dia da Liberdade» nunca deixe de ser lembrado e para que esse «País das Pessoas Tristes» não regresse. Deteta-se, neste conto, o cruzamento de um conjunto de binómios com importantes valências expressivas e simbólicas, designadamente: o estado de espírito “cinzento” das pessoas vs. o cenário “azul” que as envolve; a sua aparência fechada e silenciosa vs. a sua essência franca, aberta e dialogante; silêncio vs. canção; o passado vs. presente; o país das pessoas tristes vs. as terras dos visitantes; medo vs. coragem; opressão vs. liberdade; ditadura vs. democracia. 

Texto de Sara Reis da Silva Título: O tesouro Autor(es): Manuel António Pina, Evelina Oliveira (Ilustrador) Editora: Campo das Letras

O Tesouro, de Manuel António Pina 


Lê(relê) a história:


DICA:
Podes encontrar este livro na Biblioteca da Escola (Tema do Mês).

Também podes ler o livro online: entra aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.