quinta-feira, 12 de maio de 2016

Atividade de articulação da Biblioteca Escolar | PES (Projeto Educação para a Saúde), e Educação para a Cidadania.

Esta iniciativa cruzou-se com o cumprimento das atividades do Projeto SOBE- Saúde Oral Bibliotecas Escolares.
As turmas do 1º ciclo assistiram à leitura e exploração dos livros do projeto.



Saúde Oral na criança
Uma grande parte da população é descurada no que concerne aos cuidados de saúde e higiene oral, sendo que, muitas vezes, os cuidados básicos não são praticados de forma correta e as visitas regulares ao Dentista ou ao Higienista Oral (como forma de prevenir eventuais problemas) são vistas como algo supérfluo.
Com vista a mudar este tipo de comportamentos e de mentalidades, no dia 22 de abril, o PES, em colaboração com a Biblioteca Escolar, promoveu a realização de uma ação de sensibilização intitulada “Saúde Oral na criança”, levada a cabo pela finalista do 5.º ano do Curso de Medicina Dentária do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), Michelle Lourenço. Foi com bastante orgulho que o nosso Agrupamento recebeu uma ex‐aluna. Ao longo das sessões, foram apresentados PowerPoints, bem como foram visualizados vídeos, foram distribuídos panfletos sobre traumatismos dentários e saúde oral na criança (cedidos pela Ordem dos Médicos Dentistas) e foram realizadas atividades lúdicas relacionadas com o referido tema. Os alunos também receberam como oferta uma pasta de dentes.
No auditório da escola sede, os alunos puderam observar um poster intitulado “ Saúde Oral e Alimentação” e consultar vários livros da Biblioteca relacionados com o tema.
Esta atividade envolveu todos os alunos do 1.º ciclo do agrupamento, em sessões de 45 a 50 minutos.
Os objetivos pretendidos com esta ação foram: promover a “Saúde Oral” em contexto escolar e familiar; desenvolver hábitos de higiene pessoais saudáveis; tratar traumatismos dentários; prevenir as doenças orais; consciencializar os alunos para a necessidade de terem uma alimentação saudável.
As crianças, que já tinham abordado esta temática no âmbito dos conteúdos programáticos, ouviram de forma motivada e interagiram com muito interesse.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.