segunda-feira, 8 de maio de 2017

Dia da Mãe


Todos os dias são dia da mãe


Mãe, uma palavra pequena
Com um significado imenso.
Vários corações palpitantes
Cheios de amor,
Para dar e receber.
Um pequeno ser no Mundo,
Capaz de fazer mais
Do que vários outros seres juntos.
Dando vida a novos seres
Capazes de amar.
Originando novos sentimentos
Novos corações divinos.
Este mesmo ser
Capaz de fazer tudo
Consegue ouvir o silêncio.
Encontrar a palavra certa,
No momento incerto.
Mãe, é um ser infinito.

                                                                                      Ana Valgode 9ºano


         O Dia da Mãe foi oficialmente criado pela norte-americana Anna Jarvis, que perdeu a sua mãe em 1904. Mas a História deste dia começou muito antes, há mais de 2000 anos! 

Anna Jarvis


         As mais antigas celebrações do Dia da Mãe estão ligadas à comemoração do início da primavera, na Grécia Antiga. Estes festejos eram em honra da Deusa Rhea, mulher de Cronos e mãe de todos os deuses desta cultura.
         Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
         Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) um dia chamado "O Domingo da Mãe", dedicado a todas as mães inglesas. Nesta época, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões.
         Assim, no Domingo da Mãe, os criados tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
         Sabias que a primeira vez que se falou realmente num dia especial só para mães foi nos Estados Unidos em 1872? 

Julia Ward Howe

Julia Ward Howe e algumas colegas uniram-se para lutar contra a guerra e, segundo elas, o Dia da Mãe seria um dia de paz
         Só em 1904 é que a ideia começou a pôr-se em prática.
         Quando a mãe morreu, Anna Jarvis começou a chamar a atenção das pessoas para a importância de um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de maio de 1907, conseguiu celebrar o primeiro Dia da Mãe.
         Nesse dia, Anna Jarvis enviou à igreja onde estavam a ser feitas as comemorações 500 cravos brancos. Estas flores deviam ser usadas por todos e simbolizavam todas as coisas boas da maternidade.
         Ao longo dos anos esta senhora enviou mais de 10 mil cravos para a igreja:
- encarnados para as mães ainda vivas e
- brancos para as já desaparecidas.
         Sabias que ainda hoje os cravos são mundialmente considerados os símbolos da pureza, força e resistência das mães?
         O objetivo deste dia é dar mais atenção à importância das mães, pensar nelas, conversar, oferecer presentes e descobrir novas maneiras de lhes dar felicidade! 

Em 1911, o Dia da Mãe foi celebrado em praticamente todos os Estados Unidos da América e, em 1914, o presidente declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
         Hoje em dia, celebra-se o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis.
         Apesar de cada país escolher datas diferentes ao longo do ano para festejar o Dia da Mãe, o objetivo é sempre o mesmo: homenagear aquela que nos põe no mundo!
         Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de dezembro. Sabias que este é o dia de Nossa Senhora da Conceição, ou seja, o dia de Nossa Senhora como mãe. Por isso foi escolhido este dia. 


          Atualmente, em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no 1º Domingo de maio!
(Inf.via junior.te)






Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.