quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Dia Mundial do Professor



Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
                                                                                                             Augusto Cury

         Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro e  homenageia todos os que contribuem para o ensino e educação da sociedade.
Este dia presta homenagem a todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar crianças, jovens e adultos.
A data foi instituída pela UNESCO em 1994, com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade e na instrução da população.


  MENSAGENS DO DIA MUNDIAL DO PROFESSOR:

“Os professores são tão ou mais importantes do que os psiquiatras, os juízes e os generais.
Os professores lavram os solos da inteligência dos jovens para que eles aprendam a ser pensadores, para que eles não adoeçam e sejam tratados pelos psiquiatras, para que eles não cometam crimes e sejam julgados pelos juízes, para que eles não desencadeiem guerras e sejam comandados por generais.
Obrigado por transformarem a Escola dos pesadelos na escola dos sonhos.
Obrigado por nos levarem a descobrir que os indivíduos frágeis usam a força e os indivíduos fortes, a inteligência, e, principalmente, obrigado por nos ensinarem a apaixonarmo-nos pela vida e pela humanidade e a ver que, mais importante do que sermos negros, brancos, ricos, miseráveis, celebridades, anónimos, religiosos e ateus, somos seres humanos que devemos valorizar a nossa própria essência e respeitar as diferenças.

Vocês mudaram as nossas mentes, e nós transformaremos o mundo.” 



“Os bons professores são mestres temporários, os professores fascinantes são mestres inesquecíveis”
“Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: sabedoria, sensibilidade, afetividade, serenidade, amor pela vida, capacidade de falar ao coração, de influenciar pessoas.”
                                   (Augusto Cury, Pais Brilhantes, Professores Fascinantes p.74)




Homenagem aos professores

     Em nome de todos os alunos do mundo, queremos agradecer todo o amor com que trataram até hoje a educação. Muitos de vocês passaram os melhores anos da vossa vida, alguns até adoeceram, nessa árdua tarefa.
    O sistema social não vos valoriza na proporção da vossa grandeza, mas tenham a certeza de que, sem vocês, a sociedade não tem horizonte, as nossas noites não têm estrelas, a nossa alma não tem saúde, a nossa emoção não tem alegria.
     Agradecemos o vosso amor, sabedoria, lágrimas, criatividade e perspicácia, dentro e fora da sala de aula. O mundo pode não vos aplaudir, mas o conhecimento mais lúcido da ciência tem de reconhecer que vocês são os profissionais mais importantes da sociedade.” 
                         (Augusto Cury, Pais Brilhantes, Professores Fascinantes pp. 168/169).

"NÃO ME CANSO DE DIZER QUE OS PROFESSORES SÃO OS PROFISSIONAIS MAIS IMPORTANTES DA SOCIEDADE"
                                                                                    Augusto Cury



Sem comentários:

Enviar um comentário