terça-feira, 15 de maio de 2018

Dia Internacional da Família


         O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.



         A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU que proclamou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família.
         A celebração do dia Internacional da Família visa entre outros objetivos destacar:
• A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
• Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
• Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
• Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.


         O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.











Sugestões para celebrar o dia da família




Título: A Árvore da Família no Coração
Autor(a): Graça Gonçalves
Editora: Gostar
Sinopse:
A autora valoriza a verdadeira Árvore da Família que vive no Jardim do Coração.
Inclui também um espaço-convite para cada um criar a sua própria Árvore Genealógica e um jogo que pode ajudar a manter viva e viçosa a Árvore da Família.







Título: Ruca - Adoro a Minha Família
Editora: Asa
Sinopse:


O Ruca adora passar tempo com a sua família e neste livro vais descobrir algumas das coisas que o Ruca, a irmã e os Pais fazem quando estão juntos!



 

Título: O Livro da Família
Autor(a): Todd Parr
Editora: Gailivro
Sinopse:


         Algumas famílias são parecidas. Algumas famílias gostam de comer coisas diferentes. Algumas famílias gostam de se abraçar. Abre este livro para leres acerca de todos os tipos de família.






Título: Do Telemóvel para o Mundo
Autor: Daniel Sampaio
Editora: Caminho


Sinopse:
         Este novo livro de Daniel Sampaio, numa linguagem coloquial mas rigorosa, aborda a mais atual problemática com que se confrontam os adolescentes, pais e educadores de hoje: a relação dos jovens com a internet e as redes sociais.

  Partindo duma contextualização sociológica da sociedade atual e da relação dos jovens com as redes sociais e a internet, bem como às mais diversas áreas do conhecimento que proporcionam, aborda também as mais perniciosas questões com que sistematicamente nos confrontamos no relacionamento com as novas tecnologias.

        Sem colocar em causa o benefício no acesso e ao conhecimento que esta tecnologia proporciona revela também os problemas que a sua má utilização pode provocar nos jovens de hoje, nomeadamente a vulgarização da sua intimidade, através das redes sociais: Instagram, Facebook, WhatsApp, Snapchat, You Tube.

    No fim de cada capítulo inclui uma secção Para pensar e Perguntas e Respostas em que esquematiza como um manual de consulta as questões de maior importância.
            Aborda ainda a relação dos adolescentes e dos educadores com a sexualidade as drogas e o álcool, relatando em cada deles casos clínicos específicos.


Rádio Comercial - Feliz Dia da Família



Sem comentários:

Enviar um comentário