quarta-feira, 6 de junho de 2018

Ler + para proteger + o ambiente. Várias opções de leitura

Título: Cuida do Teu Planeta

Autor: Lauren Child
Editor: Oficina do Livro

Sinopse:
         Aprende a reciclar e a cuidar do teu planeta com os teus amiguinhos Charlie e Lola! O Charlie tem uma irmã mais nova, a Lola.
         A Lola anda a deitar tudo fora, pois não quer que o seu quarto pareça uma pocilga. Mas o Charlie sugere-lhe que ela recicle as coisas que quer deitar fora.
         A Lola nunca tinha ouvido falar em reciclar e é aí que começa toda a aventura desta história. Uma aventura muito séria, uma vez que não é mais do que cuidar do nosso planeta, que tanto precisa!
         (Inclui um poster com a tua árvore da reciclagem)


Título: O Planeta Azul

Autor: Luísa Ducla Soares
Editor: Civilização
Sinopse:
         Diversos poemas da autoria de Luísa Ducla Soares testemunham o quanto a Terra é bela e original, diversa e cheia de magia. Mas a par desses poemas outros aparecem em que se chama a atenção para os perigos que a Terra atravessa hoje em dia (poluição, incêndios, falta de água e outros tantos). A responsabilidade de salvar o nosso Planeta é de todos: crianças e adultos.



Título: Vou Morar no Arco-Íris

Autor: Alexandre Parafita
Editora: Gailivro
Sinopse:
         Vou morar no arco-íris é um livro de histórias em verso, histórias de sabor ecológico, onde a Natureza é um bem supremo. Foi concebido para todas as crianças, mesmo para aquelas que ainda não aprenderam a ler. E porquê? Primeiro, porque é preciso gostar de brincar para aprender a gostar de brincar com as palavras. Depois, porque é neste jogo divertido, brincalhão, que, aos poucos, vai nascendo o prazer da leitura e da escrita.          Não admira, por isso, que este livro, que este livro esteja cheio de histórias que rimam. Histórias para ler, reler, recitar...e até cantar!




Título: O Dia em que o Mar Desapareceu


Autor: José Fanha
Editora: Gailivro

Sinopse

         Livro de apoio a projetos relacionados com Natureza/Defesa do Ambiente nos 1º, 2º, 3º e 4º anos.
         Esta história começou por ser um pequeno espectáculo de grande sucesso apresentado às crianças de várias Vilas da nossa Costa. Trata-se de uma história com preocupações de educação ecológica e ambiental que conta o mau comportamento de uma horrorosa família de pássaros bisnaus que sujam a praia e o mar e fazem com que o mar fique triste e desapareça. Como é óbvio, no final, o mar salva-se da poluição e volta a ser o maravilhoso mar que todos conhecemos.


Título: O Dia em que o Mata Ardeu


Autor: José Fanha
Editora: Gailivro
Sinopse
         A narrativa, perspetivada no âmbito da formação cívica, aborda a temática dos incêndios, procurando sensibilizar os mais novos para este verdadeiro e preocupante flagelo nacional.
         Conjugando o rigor de um pedagogo no terreno há já vários anos e a subtileza da escrita de um grande autor que é também actor, José Fanha veicula a mensagem implícita no slogan: Portugal sem fogos depende de todos.


Título: Vic e o Ambiente
Autor: Carlos Letra
Editora: Gailivro
Sinopse:
         A escrita de Carlos Letra, clara e concisa, alerta-nos para um tema que nos preocupa a todos - a poluição. A personagem desta história, Vic, é uma menina que vivia num planeta muito distante, destruído pela poluição! Para se salvar, tem de partir numa nave. Ela não sabe, mas o seu destino é a Terra...


Título: Planeta Azul?
Autor: Isabel Magalhães
Editora: Calendário de Letras
Sinopse
         Plano Nacional de Leitura
         Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a natureza/defesa do ambiente nos 3º, 4º, 5º e 6 anos de escolaridade.
         Um livro que desperta os mais novos para a necessidade de se integrarem, como cidadãos de pleno direito, no mundo de hoje e, como tal, para o dever de preservarem o planeta Terra das incomensuráveis agressões às quais o Homem o sujeita.


Título: O Ambiente, Alerta Total!
Autor: Nicola Barber
Editora: Gradiva
Sinopse
         Plano Nacional de Leitura
         Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a natureza/defesa do ambiente nos 3º, 4º, 5º e 6 anos de escolaridade.



Sem comentários:

Enviar um comentário