sábado, 18 de dezembro de 2010

Escritora do mês Stephnie Meyer

Dia Mundial da Poesia (21 de Março)

O Dia Mundial da poesia foi comemorado com a leitura de poemas, na biblioteca escolar, bem como de uma exposição de poemas originais dos alunos e recolha de poemas de autores portugueses. Momentos mágicos de poesia acompanhados por música proporcionados pelos professores Isabel Almeida, Zita Leal e Saúl Costa.
Foram muitos os alunos que durante a semana da leitura recitaram poemas em português espanhol, francês e inglês e os partilharam com os colegas de outras turmas. Com muita alegria e entusiasmo, os alunos do 2º e 3º ciclos realizaram um bonito momento de poesia!
Foi também uma oportunidade para divulgar poemas de poetas portugueses e estrangeiros escolhidos pelos alunos.
Esta actividade foi organizada em directa colaboração com os professores do Departamento de Línguas, a quem agradecemos.
A equipa da biblioteca agradece ainda a presença dos professores José Augusto, Carlos Palhares e da professora, convidada Zita Leal e da jovem Dulce Figueiral, que muito honraram a comunidade escolar, com a sua mestria e talento.
Pela biblioteca, passaram grandes poetas como Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Luís de Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen, Luísa Ducla Soares entre outros …
Os alunos revelaram muito interesse pela actividade e aplaudiram os colegas e professores que lhes revelaram o gosto pela poesia.
Os alunos também declamaram os seus próprios poemas e que lindos poemas.
Agora só temos que repetir a proeza!
Do momento, ficam as fotos.

Dia Mundial da Árvore e da Poesia (21 de Março)

Para comemorar esta data e sensibilizar os alunos para a preservação da natureza, os mesmos foram convidados a escrever poemas, sendo estes os “frutos” da árvore …


Exemplos:
“A Fonte”
Sophia de Mello Breyner

“O Sonho”
Sebastião da Gama

“Ser Poeta é”
Florbela Espanca

“Glória”
Miguel Torga

“Flores”
Sophia de Mello Breyner

“Segredo”
Miguel Torga

“Verdes são os Campos”
Luís de Camões


A adesão por parte dos alunos foi enorme.

Dia do Pai (19 de Março)

Com o objectivo de fortalecer os laços familiares e sensibilizar os alunos para as efemérides e desenvolver a capacidade criativa, foram elaborados postais, poemas e cartas, alusivos ao dia do pai.
Em articulação com departamento de expressões a professora Fernanda Pinto elaborou uma pequena lembrança para os professores da escola sede.

Dia Internacional da Mulher (8 de Março)

A comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, foi assinalada com uma exposição de Mulheres Famosas de diferentes áreas, como as artes e a literatura.
Assim, pretendemos homenagear, bem como dar a conhecer aos nossos alunos e à comunidade escolar algumas mulheres que mais se destacaram ao longo dos tempos e da história da criação do Dia Internacional da Mulher.
A equipa da biblioteca formou grupos de trabalho com alunos, na área da expressão plástica, a fim de oferecer uma flor de papel, com mensagens alusivas ao dia, a todas as mulheres do agrupamento.


2º Período

Dia de S. Valentim/Dia dos Namorados (14 de Fevereiro)

Para assinalar o dia de S. Valentim, também conhecido por dia dos namorados realizámos uma exposição com trabalhos de pesquisa sobre o cupido e a personagem de são Valentim. Os alunos elaboraram quadras, desenhos, postais e a equipa decorou assim um placard na biblioteca.
Os alunos, professores e assistentes operacionais escreveram bonitas cartas de amor e amizade aos seus amigos e amigas especiais, que colocaram na caixinha do “Correio do Amor”, que posteriormente foram distribuídas pelas turmas. O cupido andou atarefado!
Os discentes pesquisaram poemas de amor de Luís de Camões, Florbela Espanca e Eugénio de Andrade que também integraram a exposição, e muitos dos nossos alunos foram neles “buscar inspiração” para escrever um postal/carta. Foram ainda elaborados cartões .
Os alunos foram também convidados a dedicar um poema de amor, de sua inspiração, ou inspirando-se entre os vários, que estiveram disponíveis na biblioteca.
Foram ainda elaborados cartões em forma de coração, que os alunos entregaram aos professores e a outros membros da comunidade educativa.
Podemos assim aplicar, de forma lúdica, o vocabulário sobre o tema e o fortalecimento das relações interpessoais, promover a expressão livre de sentimentos, desenvolver a expressão escrita, estimular a criatividade e educar para os afectos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Poesia de Ano Novo - Miguel Torga

Um belo poema para começar 2010
“Recomeça”, de Miguel Torga…


Recomeça….
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…

Miguel Torga