sábado, 18 de dezembro de 2010

Encontro com o escritor Daniel Marques Ferreira

Esta foi mais uma iniciativa de sucesso da nossa escola, inserida na Semana da Leitura. Esta visita do escritor proporcionou aos alunos do 2º e 3º ciclos a oportunidade de contactarem com alguém que normalmente, não passa de um nome no final de um livro ou de um texto. Desta forma, os alunos puderam constatar que um escritor é, antes de mais, alguém com gostos, problemas, vivências, enfim, uma pessoa igual a tantas outras e a cada um de nós.
No que diz respeito ao escritor Daniel Marques Ferreira e tendo em conta comentários feitos pelos nossos alunos, este superou todas as expectativas, surpreendendo professores e alunos, com a sua postura descontraída e fez com que estes se sentissem mais à vontade para colocar as suas questões.
Se no início os alunos estavam apreensivos e ansiosos, esta atitude foi sendo ultrapassada ao longo da entrevista e à medida que iam descobrindo novas e diferentes facetas do escritor.
Daniel Marques Ferreira publicou cerca de duas dezenas de obras infantis e juvenis, das quais se destaca: “O Leão Comilão: e outras fábulas que aqui estão”, uma obra que faz parte do Plano Nacional de Leitura. Outras obras de referência do escritor são, por exemplo: “Primavera Interrompida” e “Quarto Com Vista Para o Paraíso”, trabalhos que abordam os assuntos mais preocupantes dos jovens dos tempos actuais, como a toxicodependência, a sida e a anorexia. Obras estas abordadas, nas aulas de estudo acompanhado, pelos docentes de Língua Portuguesa.
Foi interessante constatar a participação, o interesse e o trabalho realizado por todos.
O encontro com o escritor permitiu aos alunos soltar a imaginação e em ambiente de alguma euforia, souberam ouvir, com interesse e atenção, tudo o que Daniel Marques Ferreira tinha para lhes dizer sem, no entanto, deixar de o surpreender com um rol de questões relativas à sua vida e ainda aos textos e personagens das obras estudadas.
E foi vê-los no final com brilhozinho nos olhos, rodeando o autor para obterem o tão ansiado autógrafo.
Podemos dizer, com agrado, que foram vendidos cerca de uma centena de livros na mini feira do livro do Autor, que se pode observar nas fotografias do ficheiro em anexo.
Esta actividade insere-se no programa de dinamização da leitura e da escrita, levada a cabo pela equipa da biblioteca escolar.
Foi um bom momento de promoção do livro e da leitura que possibilitou um contacto mais próximo com as diferentes obras expostas.
Todos os livros tiveram um desconto de 20% sobre o preço marcado.
Este evento teve uma forte adesão, sobretudo por parte dos alunos, como demonstram as fotografias anexadas.

Encontro com a jovem escritora Ekaterina Malginova

Nasceu em Tymen, Rússia em Abril de 1991. Foi criada e educada pela avó, a qual sempre tentou motivá-la pela literatura. Ainda pequena lia e decorava poesia de Pushkin e Yessenin.
Acabou a terceira classe na Rússia e em 2000, juntamente com os seus pais, veio para Portugal onde pretende ficar pelo menos até terminar um curso superior. Conseguiu adaptar-se bem à língua e à cultura de um país novo.
Com 16 anos começou a gostar realmente de escrever, especialmente poesia.
Actualmente, encontra-se no último ano da Escola Secundária e quer continuar a desenvolver o gosto pela literatura».

in, Espelhos de Alma, Ekaterina Malginova

A jovem poetisa Ekaterina Malginova esteve no passado dia 22 de Março, na biblioteca para apresentar o seu primeiro livro de poesia “Espelhos de Alma”, numa iniciativa que visou comemorar o Dia Mundial da Poesia (21 de Março) e integrada na Semana da Leitura.
A finalista da Escola Secundária de São Pedro do Sul, regressou assim, à sua antiga Escola de Santa Cruz da Trapa. A jovem russa frequentou este estabelecimento de ensino desde que veio para Portugal até ao oitavo ano.
A escritora esteve durante toda a tarde, na nossa biblioteca, para promover a poesia, onde interagiu com vários grupos de alunos, que a ouviram atentamente e a questionaram sobre a sua vida de escritora.
“Espelhos de Alma” – lançado no início deste ano, `é uma compilação de 41 poemas reveladores do universo “intimista e sentimentalista” - "Sou figura nos teus braços/Fita de cetim que voa/entre todos os outros./Sou a água que bebes quando tens sede de amor (...). A poética de Malginova presta também homenagem a Lisboa. "Passo.../vejo rua nova/caminho novo/estátua bonita no meio/de quatro pontas (...)". E não esquece as terras frias dos czares, que lhe serviram de berço: "...Minha terra/Minhas lágrimas e minha alegria/Que saudades", em que se movem todas as certezas e incertezas de uma adolescente de 18 anos, amante das obras de Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade e principalmente de Florbela Espanca.
A escritora leu alguns dos seus poemas e conseguiu captar a atenção dos alunos e motivá-los para o estudo da poesia, para o prazer da leitura e também o gosto pelo livro. Assim, os alunos leram alguns poemas previamente seleccionados para o encontro com a escritora e muitos alunos e professores compraram o livro “Espelhos de Alma”.
No final, teve lugar uma sessão de autógrafos.
Actividades desta natureza vão, com certeza, realizar-se mais vezes na biblioteca.
Estamos plenamente cientes que a biblioteca cumpre o seu papel quando contribui para a aprendizagem e conhecimento dos alunos.

Semana da leitura (de 22 a 26 de Março)

“Ler é sonhar pela mão de outrem” (Fernando Pessoa)
O plano nacional de leitura criou a “Semana da Leitura”, a actividade que pretende dar visibilidade e destaque às acções de promoção do livro e da leitura, desenvolvidas um pouco por todo o país, em Escolas, Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Públicas.
Semana intensamente vivida na nossa escola, com uma variedade de actividades para toda a comunidade.

Escritora do mês Stephnie Meyer

Dia Mundial da Poesia (21 de Março)

O Dia Mundial da poesia foi comemorado com a leitura de poemas, na biblioteca escolar, bem como de uma exposição de poemas originais dos alunos e recolha de poemas de autores portugueses. Momentos mágicos de poesia acompanhados por música proporcionados pelos professores Isabel Almeida, Zita Leal e Saúl Costa.
Foram muitos os alunos que durante a semana da leitura recitaram poemas em português espanhol, francês e inglês e os partilharam com os colegas de outras turmas. Com muita alegria e entusiasmo, os alunos do 2º e 3º ciclos realizaram um bonito momento de poesia!
Foi também uma oportunidade para divulgar poemas de poetas portugueses e estrangeiros escolhidos pelos alunos.
Esta actividade foi organizada em directa colaboração com os professores do Departamento de Línguas, a quem agradecemos.
A equipa da biblioteca agradece ainda a presença dos professores José Augusto, Carlos Palhares e da professora, convidada Zita Leal e da jovem Dulce Figueiral, que muito honraram a comunidade escolar, com a sua mestria e talento.
Pela biblioteca, passaram grandes poetas como Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Luís de Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen, Luísa Ducla Soares entre outros …
Os alunos revelaram muito interesse pela actividade e aplaudiram os colegas e professores que lhes revelaram o gosto pela poesia.
Os alunos também declamaram os seus próprios poemas e que lindos poemas.
Agora só temos que repetir a proeza!
Do momento, ficam as fotos.

Dia Mundial da Árvore e da Poesia (21 de Março)

Para comemorar esta data e sensibilizar os alunos para a preservação da natureza, os mesmos foram convidados a escrever poemas, sendo estes os “frutos” da árvore …


Exemplos:
“A Fonte”
Sophia de Mello Breyner

“O Sonho”
Sebastião da Gama

“Ser Poeta é”
Florbela Espanca

“Glória”
Miguel Torga

“Flores”
Sophia de Mello Breyner

“Segredo”
Miguel Torga

“Verdes são os Campos”
Luís de Camões


A adesão por parte dos alunos foi enorme.

Dia do Pai (19 de Março)

Com o objectivo de fortalecer os laços familiares e sensibilizar os alunos para as efemérides e desenvolver a capacidade criativa, foram elaborados postais, poemas e cartas, alusivos ao dia do pai.
Em articulação com departamento de expressões a professora Fernanda Pinto elaborou uma pequena lembrança para os professores da escola sede.