Comemoração do Dia Mundial do Livro e dos direitos de Autor (23 de Abril)
Esta actividade foi realizada com a participação da maior parte dos Professores do Agrupamento.
Nesse dia, 23 de Abril, os professores dinamizaram durante o dia, nas suas aulas, uma actividade de leitura autónoma, durante 30 minutos, com recurso a obras adequadas aos respectivos anos de escolaridade, como demonstram as fotografias anexadas.
Professores e assistentes operacionais, por sua vez viram o Dia Mundial do Livro e do Autor assinalado com uma singela oferta de uma flor, com uma citação sobre livros e leitura.
Exposição de poemas e marcadores de livros destinada aos alunos, aos professores e aos funcionários.
Foram muitos os professores que colaboraram para o sucesso desta iniciativa e que contribuíram para ajudar as nossas crianças e jovens a cultivar o prazer da Leitura.
sábado, 18 de dezembro de 2010
Feira do Livro (23 de Abril a 2 de Maio)
Foi com grande afluência que decorreu, no espaço da biblioteca, a segunda-feira do livro, entre os dias 23 de Abril a 2 de Maio, das 8h:30m às 17h:30m, aberta a toda a comunidade.
Esta feira teve como objectivo a divulgação de autores portugueses e estrangeiros e também sensibilizar a comunidade educativa para a importância da leitura na sua formação cultural. Do diversificado espólio literário disponível constava também uma secção de livros de temática científica, de preparação para as provas de aferição e exame nacional e muitas obras e autores de literatura infantil e juvenil recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Havia igualmente uma variedade de obras para adultos.
Todas as turmas a visitaram e muitos foram os alunos adquiriram livros a preços especiais. Felizmente cada vez há mais crianças a ler e o prazer pela leitura è um contributo inegável para o sucesso escolar.
Pretendemos que os livros que serão sempre um bom presente, em qualquer altura do ano, se tornem um hábito, uma necessidade de espírito, um amigo certo, nas horas incertas.
Apesar da presente crise económica, registou-se uma boa participação, tanto por parte dos alunos integrados nas turmas, como individualmente ou acompanhados por familiares.
Consideramos muito positiva a realização da feira do livro, devido à grande adesão da comunidade educativa.
Foi com grande afluência que decorreu, no espaço da biblioteca, a segunda-feira do livro, entre os dias 23 de Abril a 2 de Maio, das 8h:30m às 17h:30m, aberta a toda a comunidade.
Esta feira teve como objectivo a divulgação de autores portugueses e estrangeiros e também sensibilizar a comunidade educativa para a importância da leitura na sua formação cultural. Do diversificado espólio literário disponível constava também uma secção de livros de temática científica, de preparação para as provas de aferição e exame nacional e muitas obras e autores de literatura infantil e juvenil recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Havia igualmente uma variedade de obras para adultos.
Todas as turmas a visitaram e muitos foram os alunos adquiriram livros a preços especiais. Felizmente cada vez há mais crianças a ler e o prazer pela leitura è um contributo inegável para o sucesso escolar.
Pretendemos que os livros que serão sempre um bom presente, em qualquer altura do ano, se tornem um hábito, uma necessidade de espírito, um amigo certo, nas horas incertas.
Apesar da presente crise económica, registou-se uma boa participação, tanto por parte dos alunos integrados nas turmas, como individualmente ou acompanhados por familiares.
Consideramos muito positiva a realização da feira do livro, devido à grande adesão da comunidade educativa.
Acção “Leitura em ambiente familiar (re) encontre o prazer de ler!”
Inserida nas actividades que se realizaram nesta semana, teve lugar no dia 26 de Março pelas 20horas,na Biblioteca Escolar, uma palestra intitulada: “Leitura em ambiente familiar (re) encontre o prazer de ler!” Esta acção foi dinamizada pela professora Ana Paula Oliveira e teve como objectivo principal a sensibilização de Pais e Encarregados de Educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança.
Sendo os livros tão importantes no desenvolvimento intelectual das crianças, aproveitou-se a ocasião para lembrar aos pais/encarregados de educação, o papel crucial que têm no incentivo à leitura. Formar leitores é uma tarefa importantíssima pelo reflexo que tem no próprio sucesso educativo dos alunos. No entanto nunca é demais lembrar que esta é uma tarefa que não cabe apenas aos professores e à escola. A família tem também um papel fundamental e que desde tenra idade deve assumir. O simples facto de todas as noites antes de deitar a criança, o pai ou a mãe lhes lerem ou contarem uma história, é o primeiro passo para a aprendizagem da leitura pois associam desde logo o livro a um momento de prazer. Depois basta, com gestos simples continuar a cultivar esse gosto que todas as crianças têm pelas histórias. Reservar todos os dias um espaço para ler com a criança, para conversar com ela sobre o que leu, pedir-lhe que leia em voz alta um texto que ela goste, oferecer-lhe livros, levá-la Biblioteca e encorajar a criança a requisitar livros (quer na Biblioteca da Escola, quer na BibliotecaPública), levá-la à livraria e deixá-la escolher um livro. Estes são passos simples, ao alcance de todos os pais e que terão certamente reflexos positivos para que os seus filhos se tornem, mais tarde, leitores. Está provado que as crianças que ouvem ler em voz alta e conversam sobre os livros interessam-se mais pela escola, gostam de aprender e aprendem a ler mais depressa e tornam-se geralmente bons alunos.
A Leitura recreativa dá prazer, acalma a criança e estimula a sua inteligência. Os livros são, por isso, muito importantes no desenvolvimento das crianças e jovens.
Por outro lado, pretendeu-se incentivar um reforço da relação entre as Bibliotecas Escolares, a Escola e a Família.
Os Encarregados de Educação revelaram muito interesse pela actividade e aplaudiram a iniciativa.
Inserida nas actividades que se realizaram nesta semana, teve lugar no dia 26 de Março pelas 20horas,na Biblioteca Escolar, uma palestra intitulada: “Leitura em ambiente familiar (re) encontre o prazer de ler!” Esta acção foi dinamizada pela professora Ana Paula Oliveira e teve como objectivo principal a sensibilização de Pais e Encarregados de Educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança.
Sendo os livros tão importantes no desenvolvimento intelectual das crianças, aproveitou-se a ocasião para lembrar aos pais/encarregados de educação, o papel crucial que têm no incentivo à leitura. Formar leitores é uma tarefa importantíssima pelo reflexo que tem no próprio sucesso educativo dos alunos. No entanto nunca é demais lembrar que esta é uma tarefa que não cabe apenas aos professores e à escola. A família tem também um papel fundamental e que desde tenra idade deve assumir. O simples facto de todas as noites antes de deitar a criança, o pai ou a mãe lhes lerem ou contarem uma história, é o primeiro passo para a aprendizagem da leitura pois associam desde logo o livro a um momento de prazer. Depois basta, com gestos simples continuar a cultivar esse gosto que todas as crianças têm pelas histórias. Reservar todos os dias um espaço para ler com a criança, para conversar com ela sobre o que leu, pedir-lhe que leia em voz alta um texto que ela goste, oferecer-lhe livros, levá-la Biblioteca e encorajar a criança a requisitar livros (quer na Biblioteca da Escola, quer na BibliotecaPública), levá-la à livraria e deixá-la escolher um livro. Estes são passos simples, ao alcance de todos os pais e que terão certamente reflexos positivos para que os seus filhos se tornem, mais tarde, leitores. Está provado que as crianças que ouvem ler em voz alta e conversam sobre os livros interessam-se mais pela escola, gostam de aprender e aprendem a ler mais depressa e tornam-se geralmente bons alunos.
A Leitura recreativa dá prazer, acalma a criança e estimula a sua inteligência. Os livros são, por isso, muito importantes no desenvolvimento das crianças e jovens.
Por outro lado, pretendeu-se incentivar um reforço da relação entre as Bibliotecas Escolares, a Escola e a Família.
Os Encarregados de Educação revelaram muito interesse pela actividade e aplaudiram a iniciativa.
Encontro com o escritor Tiago Salgueiro
Os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa receberam, no âmbito da Semana da Leitura e integrado no Plano de Actividades da Biblioteca, Centro de Recursos Educativos, o escritor Tiago Salgueiro, que reuniu cerca de 328 alunos das EB1 e Jardins-de-infância, em quatro sessões.
Este evento teve a colaboração da Câmara Municipal, que assegurou o transporte dos alunos participantes e ainda da Editora Leya, para a realização de uma mini feira dos livros do autor.
Esta actividade proporcionou aos alunos e a toda a comunidade escolar, uma oportunidade única, de contacto com os livros, permitindo a sua aquisição a bons preços.
Os alunos foram motivados para a realização de uma série de actividades a partir de livros do escritor e ilustrador convidado, entre as quais a produção de histórias, criadas a partir do livro “Um Dragão na Banheira” e de outros livros do autor, que estiveram juntamente com os outros trabalhos expostos na sala, onde esta actividade ocorreu.
O evento culminou com uma sessão de autógrafos nos livros do escritor, adquiridos na mini feira do livro.
Todos os participantes saíram deste evento mais ricos e com maior capacidade para desenvolver hábitos de leitura e criatividade, tanto ao nível da escrita, como da ilustração. Registou-se aquisição de uma centena de livros, pelos alunos do Pré-Escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa. A estes juntou-se de uma forma geral a restante comunidade educativa, pais e encarregados de educação, pessoal docente e não docente, que contribuíram para a realização e sucesso da actividade.
Todos os livros tiveram um desconto de 20% sobre o preço marcado.
Este evento teve uma forte adesão, sobretudo por parte dos alunos, como demonstram as fotografias anexadas.
Os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa receberam, no âmbito da Semana da Leitura e integrado no Plano de Actividades da Biblioteca, Centro de Recursos Educativos, o escritor Tiago Salgueiro, que reuniu cerca de 328 alunos das EB1 e Jardins-de-infância, em quatro sessões.
Este evento teve a colaboração da Câmara Municipal, que assegurou o transporte dos alunos participantes e ainda da Editora Leya, para a realização de uma mini feira dos livros do autor.
Esta actividade proporcionou aos alunos e a toda a comunidade escolar, uma oportunidade única, de contacto com os livros, permitindo a sua aquisição a bons preços.
Os alunos foram motivados para a realização de uma série de actividades a partir de livros do escritor e ilustrador convidado, entre as quais a produção de histórias, criadas a partir do livro “Um Dragão na Banheira” e de outros livros do autor, que estiveram juntamente com os outros trabalhos expostos na sala, onde esta actividade ocorreu.
O evento culminou com uma sessão de autógrafos nos livros do escritor, adquiridos na mini feira do livro.
Todos os participantes saíram deste evento mais ricos e com maior capacidade para desenvolver hábitos de leitura e criatividade, tanto ao nível da escrita, como da ilustração. Registou-se aquisição de uma centena de livros, pelos alunos do Pré-Escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa. A estes juntou-se de uma forma geral a restante comunidade educativa, pais e encarregados de educação, pessoal docente e não docente, que contribuíram para a realização e sucesso da actividade.
Todos os livros tiveram um desconto de 20% sobre o preço marcado.
Este evento teve uma forte adesão, sobretudo por parte dos alunos, como demonstram as fotografias anexadas.
Encontro com o escritor Daniel Marques Ferreira
Esta foi mais uma iniciativa de sucesso da nossa escola, inserida na Semana da Leitura. Esta visita do escritor proporcionou aos alunos do 2º e 3º ciclos a oportunidade de contactarem com alguém que normalmente, não passa de um nome no final de um livro ou de um texto. Desta forma, os alunos puderam constatar que um escritor é, antes de mais, alguém com gostos, problemas, vivências, enfim, uma pessoa igual a tantas outras e a cada um de nós.
No que diz respeito ao escritor Daniel Marques Ferreira e tendo em conta comentários feitos pelos nossos alunos, este superou todas as expectativas, surpreendendo professores e alunos, com a sua postura descontraída e fez com que estes se sentissem mais à vontade para colocar as suas questões.
Se no início os alunos estavam apreensivos e ansiosos, esta atitude foi sendo ultrapassada ao longo da entrevista e à medida que iam descobrindo novas e diferentes facetas do escritor.
Daniel Marques Ferreira publicou cerca de duas dezenas de obras infantis e juvenis, das quais se destaca: “O Leão Comilão: e outras fábulas que aqui estão”, uma obra que faz parte do Plano Nacional de Leitura. Outras obras de referência do escritor são, por exemplo: “Primavera Interrompida” e “Quarto Com Vista Para o Paraíso”, trabalhos que abordam os assuntos mais preocupantes dos jovens dos tempos actuais, como a toxicodependência, a sida e a anorexia. Obras estas abordadas, nas aulas de estudo acompanhado, pelos docentes de Língua Portuguesa.
Foi interessante constatar a participação, o interesse e o trabalho realizado por todos.
O encontro com o escritor permitiu aos alunos soltar a imaginação e em ambiente de alguma euforia, souberam ouvir, com interesse e atenção, tudo o que Daniel Marques Ferreira tinha para lhes dizer sem, no entanto, deixar de o surpreender com um rol de questões relativas à sua vida e ainda aos textos e personagens das obras estudadas.
E foi vê-los no final com brilhozinho nos olhos, rodeando o autor para obterem o tão ansiado autógrafo.
Podemos dizer, com agrado, que foram vendidos cerca de uma centena de livros na mini feira do livro do Autor, que se pode observar nas fotografias do ficheiro em anexo.
Esta actividade insere-se no programa de dinamização da leitura e da escrita, levada a cabo pela equipa da biblioteca escolar.
Foi um bom momento de promoção do livro e da leitura que possibilitou um contacto mais próximo com as diferentes obras expostas.
Todos os livros tiveram um desconto de 20% sobre o preço marcado.
Este evento teve uma forte adesão, sobretudo por parte dos alunos, como demonstram as fotografias anexadas.
Esta foi mais uma iniciativa de sucesso da nossa escola, inserida na Semana da Leitura. Esta visita do escritor proporcionou aos alunos do 2º e 3º ciclos a oportunidade de contactarem com alguém que normalmente, não passa de um nome no final de um livro ou de um texto. Desta forma, os alunos puderam constatar que um escritor é, antes de mais, alguém com gostos, problemas, vivências, enfim, uma pessoa igual a tantas outras e a cada um de nós.
No que diz respeito ao escritor Daniel Marques Ferreira e tendo em conta comentários feitos pelos nossos alunos, este superou todas as expectativas, surpreendendo professores e alunos, com a sua postura descontraída e fez com que estes se sentissem mais à vontade para colocar as suas questões.
Se no início os alunos estavam apreensivos e ansiosos, esta atitude foi sendo ultrapassada ao longo da entrevista e à medida que iam descobrindo novas e diferentes facetas do escritor.
Daniel Marques Ferreira publicou cerca de duas dezenas de obras infantis e juvenis, das quais se destaca: “O Leão Comilão: e outras fábulas que aqui estão”, uma obra que faz parte do Plano Nacional de Leitura. Outras obras de referência do escritor são, por exemplo: “Primavera Interrompida” e “Quarto Com Vista Para o Paraíso”, trabalhos que abordam os assuntos mais preocupantes dos jovens dos tempos actuais, como a toxicodependência, a sida e a anorexia. Obras estas abordadas, nas aulas de estudo acompanhado, pelos docentes de Língua Portuguesa.
Foi interessante constatar a participação, o interesse e o trabalho realizado por todos.
O encontro com o escritor permitiu aos alunos soltar a imaginação e em ambiente de alguma euforia, souberam ouvir, com interesse e atenção, tudo o que Daniel Marques Ferreira tinha para lhes dizer sem, no entanto, deixar de o surpreender com um rol de questões relativas à sua vida e ainda aos textos e personagens das obras estudadas.
E foi vê-los no final com brilhozinho nos olhos, rodeando o autor para obterem o tão ansiado autógrafo.
Podemos dizer, com agrado, que foram vendidos cerca de uma centena de livros na mini feira do livro do Autor, que se pode observar nas fotografias do ficheiro em anexo.
Esta actividade insere-se no programa de dinamização da leitura e da escrita, levada a cabo pela equipa da biblioteca escolar.
Foi um bom momento de promoção do livro e da leitura que possibilitou um contacto mais próximo com as diferentes obras expostas.
Todos os livros tiveram um desconto de 20% sobre o preço marcado.
Este evento teve uma forte adesão, sobretudo por parte dos alunos, como demonstram as fotografias anexadas.
Encontro com a jovem escritora Ekaterina Malginova
Nasceu em Tymen, Rússia em Abril de 1991. Foi criada e educada pela avó, a qual sempre tentou motivá-la pela literatura. Ainda pequena lia e decorava poesia de Pushkin e Yessenin.
Acabou a terceira classe na Rússia e em 2000, juntamente com os seus pais, veio para Portugal onde pretende ficar pelo menos até terminar um curso superior. Conseguiu adaptar-se bem à língua e à cultura de um país novo.
Com 16 anos começou a gostar realmente de escrever, especialmente poesia.
Actualmente, encontra-se no último ano da Escola Secundária e quer continuar a desenvolver o gosto pela literatura».
in, Espelhos de Alma, Ekaterina Malginova
A jovem poetisa Ekaterina Malginova esteve no passado dia 22 de Março, na biblioteca para apresentar o seu primeiro livro de poesia “Espelhos de Alma”, numa iniciativa que visou comemorar o Dia Mundial da Poesia (21 de Março) e integrada na Semana da Leitura.
A finalista da Escola Secundária de São Pedro do Sul, regressou assim, à sua antiga Escola de Santa Cruz da Trapa. A jovem russa frequentou este estabelecimento de ensino desde que veio para Portugal até ao oitavo ano.
A escritora esteve durante toda a tarde, na nossa biblioteca, para promover a poesia, onde interagiu com vários grupos de alunos, que a ouviram atentamente e a questionaram sobre a sua vida de escritora.
“Espelhos de Alma” – lançado no início deste ano, `é uma compilação de 41 poemas reveladores do universo “intimista e sentimentalista” - "Sou figura nos teus braços/Fita de cetim que voa/entre todos os outros./Sou a água que bebes quando tens sede de amor (...). A poética de Malginova presta também homenagem a Lisboa. "Passo.../vejo rua nova/caminho novo/estátua bonita no meio/de quatro pontas (...)". E não esquece as terras frias dos czares, que lhe serviram de berço: "...Minha terra/Minhas lágrimas e minha alegria/Que saudades", em que se movem todas as certezas e incertezas de uma adolescente de 18 anos, amante das obras de Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade e principalmente de Florbela Espanca.
A escritora leu alguns dos seus poemas e conseguiu captar a atenção dos alunos e motivá-los para o estudo da poesia, para o prazer da leitura e também o gosto pelo livro. Assim, os alunos leram alguns poemas previamente seleccionados para o encontro com a escritora e muitos alunos e professores compraram o livro “Espelhos de Alma”.
No final, teve lugar uma sessão de autógrafos.
Actividades desta natureza vão, com certeza, realizar-se mais vezes na biblioteca.
Estamos plenamente cientes que a biblioteca cumpre o seu papel quando contribui para a aprendizagem e conhecimento dos alunos.
Nasceu em Tymen, Rússia em Abril de 1991. Foi criada e educada pela avó, a qual sempre tentou motivá-la pela literatura. Ainda pequena lia e decorava poesia de Pushkin e Yessenin.
Acabou a terceira classe na Rússia e em 2000, juntamente com os seus pais, veio para Portugal onde pretende ficar pelo menos até terminar um curso superior. Conseguiu adaptar-se bem à língua e à cultura de um país novo.
Com 16 anos começou a gostar realmente de escrever, especialmente poesia.
Actualmente, encontra-se no último ano da Escola Secundária e quer continuar a desenvolver o gosto pela literatura».
in, Espelhos de Alma, Ekaterina Malginova
A jovem poetisa Ekaterina Malginova esteve no passado dia 22 de Março, na biblioteca para apresentar o seu primeiro livro de poesia “Espelhos de Alma”, numa iniciativa que visou comemorar o Dia Mundial da Poesia (21 de Março) e integrada na Semana da Leitura.
A finalista da Escola Secundária de São Pedro do Sul, regressou assim, à sua antiga Escola de Santa Cruz da Trapa. A jovem russa frequentou este estabelecimento de ensino desde que veio para Portugal até ao oitavo ano.
A escritora esteve durante toda a tarde, na nossa biblioteca, para promover a poesia, onde interagiu com vários grupos de alunos, que a ouviram atentamente e a questionaram sobre a sua vida de escritora.
“Espelhos de Alma” – lançado no início deste ano, `é uma compilação de 41 poemas reveladores do universo “intimista e sentimentalista” - "Sou figura nos teus braços/Fita de cetim que voa/entre todos os outros./Sou a água que bebes quando tens sede de amor (...). A poética de Malginova presta também homenagem a Lisboa. "Passo.../vejo rua nova/caminho novo/estátua bonita no meio/de quatro pontas (...)". E não esquece as terras frias dos czares, que lhe serviram de berço: "...Minha terra/Minhas lágrimas e minha alegria/Que saudades", em que se movem todas as certezas e incertezas de uma adolescente de 18 anos, amante das obras de Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade e principalmente de Florbela Espanca.
A escritora leu alguns dos seus poemas e conseguiu captar a atenção dos alunos e motivá-los para o estudo da poesia, para o prazer da leitura e também o gosto pelo livro. Assim, os alunos leram alguns poemas previamente seleccionados para o encontro com a escritora e muitos alunos e professores compraram o livro “Espelhos de Alma”.
No final, teve lugar uma sessão de autógrafos.
Actividades desta natureza vão, com certeza, realizar-se mais vezes na biblioteca.
Estamos plenamente cientes que a biblioteca cumpre o seu papel quando contribui para a aprendizagem e conhecimento dos alunos.
Semana da leitura (de 22 a 26 de Março)
“Ler é sonhar pela mão de outrem” (Fernando Pessoa)
O plano nacional de leitura criou a “Semana da Leitura”, a actividade que pretende dar visibilidade e destaque às acções de promoção do livro e da leitura, desenvolvidas um pouco por todo o país, em Escolas, Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Públicas.
Semana intensamente vivida na nossa escola, com uma variedade de actividades para toda a comunidade.
“Ler é sonhar pela mão de outrem” (Fernando Pessoa)
O plano nacional de leitura criou a “Semana da Leitura”, a actividade que pretende dar visibilidade e destaque às acções de promoção do livro e da leitura, desenvolvidas um pouco por todo o país, em Escolas, Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Públicas.
Semana intensamente vivida na nossa escola, com uma variedade de actividades para toda a comunidade.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















