Comemoração do 25 de Abril
Exposição na biblioteca, para assinalar os 36 anos em que se deu a revolução dos cravos.
Os alunos do 1ºciclo puderam assistir à história, sobre o 25 de Abril, chamada “O Tesouro”, escrito por Manuel António Pina com as ilustrações de Evelina Oliveira, da biblioteca digital. Esta narrativa breve, publicada, pela primeira vez, em 1993, pela Associação 25 de Abril, com suaves ilustrações de Manuela Bacelar, foi reeditada, agora, com uma componente pictórica mais dominante e forte, da autoria de Evelina Oliveira.
Trata-se de uma obra que tem como tema a Memória de um momento crucial da História recente: a Revolução dos Cravos.
Num registo vivo e emotivo, pontuado pela metáfora, pelas estruturas enumerativas e pelas notações sensoriais, nomeadamente auditivas e visuais, Manuel António Pina ficciona o antes, o durante e o depois do 25 de Abril de 1974, deixando um apelo para que o «Dia da Liberdade» nunca deixe de ser lembrado e para que esse «País das Pessoas Tristes» não regresse.
Os alunos do 2º e 3º ciclos assistiram ao filme “Capitães de Abril” de Maria de Medeiros.
Houve ainda, a audição de músicas de intervenção “Grândola Vila Morena ” entre outras e oferta de cravos, produzidos pela professora Lurdes Cosme em articulação com o Departamento de Expressões.
Em articulação com os docentes do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, a equipa da biblioteca assinalou o dia 25 de Abril com a apresentação de uma selecção bibliográfica de livros, cartazes, jornais, artigos de revistas e material audiovisual relacionado com esta importante data da história nacional, com o objectivo de despertar o gosto e o interesse pelo passado histórico do nosso país.
sábado, 18 de dezembro de 2010
Comemoração do dia da Terra (22 de Abril)
Comemorou-se o dia da Terra, com uma pequena exposição e o visionamento de vídeos alusivos ao tema, para lembrar a toda a comunidade educativa, que todos devemos fazer alguma coisa contra a poluição do nosso planeta.
Os alunos passaram pela biblioteca e viram alguns vídeos que pretenderam demonstrar a importância de não poluirmos.
Comemorou-se o dia da Terra, com uma pequena exposição e o visionamento de vídeos alusivos ao tema, para lembrar a toda a comunidade educativa, que todos devemos fazer alguma coisa contra a poluição do nosso planeta.
Os alunos passaram pela biblioteca e viram alguns vídeos que pretenderam demonstrar a importância de não poluirmos.
A actividade “Quanto mais Livros Melhor” (Ao longo do ano durante a hora de almoço)
A actividade “Quanto mais Livros Melhor” destina-se à leitura a par: o aluno mais velho lê para o mais novo, na biblioteca.
Esta actividade destinou-se a assegurar que os alunos do 2º e 3º ciclo contactassem, regularmente, com livros do Plano Nacional de Leitura, lessem com frequência, consolidassem as competências e promovessem o gosto pela leitura, conduzindo os alunos ao crescente interesse pelo livro e o desejo de aprender a ler rapidamente para lerem para os colegas.
Assim, penso que como aspectos positivos da actividade, conseguimos que os alunos contactassem, de perto, com a biblioteca e com os livros, num espaço diferente da sala de aula.
Promoção dos hábitos de leitura, partindo do despertar pelo saber escutar, contar, recontar, para posteriormente desenvolver a curiosidade de ler e escrever mais e melhor, desenvolvendo mecanismos de leitura a par, entre colegas, treinando a leitura, em voz alta.
Esta actividade foi realizada com alunos a partir do 3ºano do 1º ciclo até ao 9ºano,respeitando as competências de leitura de cada um, bem como os seus interesses. Procurou ainda criar dinâmicas de grupo entre os alunos do 3º e 9º anos de escolaridade, situações, em que os mais velhos leram para os mais novos e vice-versa.
Decorreu semanalmente, com o apoio, mas sem a intervenção directa dos professores.
Como o próprio título veicula, a partilha de textos foi protagonizada por turmas/ anos de escolaridade e facultou outras vozes, outras sonoridades, outros ritmos, outros silêncios. Dar continuidade a estes momentos será um passo em frente, no prazer de ler e ouvir ler.
Parabéns a todos os que quiseram dar sonho e asas à palavra!
A actividade “Quanto mais Livros Melhor” destina-se à leitura a par: o aluno mais velho lê para o mais novo, na biblioteca.
Esta actividade destinou-se a assegurar que os alunos do 2º e 3º ciclo contactassem, regularmente, com livros do Plano Nacional de Leitura, lessem com frequência, consolidassem as competências e promovessem o gosto pela leitura, conduzindo os alunos ao crescente interesse pelo livro e o desejo de aprender a ler rapidamente para lerem para os colegas.
Assim, penso que como aspectos positivos da actividade, conseguimos que os alunos contactassem, de perto, com a biblioteca e com os livros, num espaço diferente da sala de aula.
Promoção dos hábitos de leitura, partindo do despertar pelo saber escutar, contar, recontar, para posteriormente desenvolver a curiosidade de ler e escrever mais e melhor, desenvolvendo mecanismos de leitura a par, entre colegas, treinando a leitura, em voz alta.
Esta actividade foi realizada com alunos a partir do 3ºano do 1º ciclo até ao 9ºano,respeitando as competências de leitura de cada um, bem como os seus interesses. Procurou ainda criar dinâmicas de grupo entre os alunos do 3º e 9º anos de escolaridade, situações, em que os mais velhos leram para os mais novos e vice-versa.
Decorreu semanalmente, com o apoio, mas sem a intervenção directa dos professores.
Como o próprio título veicula, a partilha de textos foi protagonizada por turmas/ anos de escolaridade e facultou outras vozes, outras sonoridades, outros ritmos, outros silêncios. Dar continuidade a estes momentos será um passo em frente, no prazer de ler e ouvir ler.
Parabéns a todos os que quiseram dar sonho e asas à palavra!
Comemoração do Dia Mundial do Livro e dos direitos de Autor (23 de Abril)
Esta actividade foi realizada com a participação da maior parte dos Professores do Agrupamento.
Nesse dia, 23 de Abril, os professores dinamizaram durante o dia, nas suas aulas, uma actividade de leitura autónoma, durante 30 minutos, com recurso a obras adequadas aos respectivos anos de escolaridade, como demonstram as fotografias anexadas.
Professores e assistentes operacionais, por sua vez viram o Dia Mundial do Livro e do Autor assinalado com uma singela oferta de uma flor, com uma citação sobre livros e leitura.
Exposição de poemas e marcadores de livros destinada aos alunos, aos professores e aos funcionários.
Foram muitos os professores que colaboraram para o sucesso desta iniciativa e que contribuíram para ajudar as nossas crianças e jovens a cultivar o prazer da Leitura.
Esta actividade foi realizada com a participação da maior parte dos Professores do Agrupamento.
Nesse dia, 23 de Abril, os professores dinamizaram durante o dia, nas suas aulas, uma actividade de leitura autónoma, durante 30 minutos, com recurso a obras adequadas aos respectivos anos de escolaridade, como demonstram as fotografias anexadas.
Professores e assistentes operacionais, por sua vez viram o Dia Mundial do Livro e do Autor assinalado com uma singela oferta de uma flor, com uma citação sobre livros e leitura.
Exposição de poemas e marcadores de livros destinada aos alunos, aos professores e aos funcionários.
Foram muitos os professores que colaboraram para o sucesso desta iniciativa e que contribuíram para ajudar as nossas crianças e jovens a cultivar o prazer da Leitura.
Feira do Livro (23 de Abril a 2 de Maio)
Foi com grande afluência que decorreu, no espaço da biblioteca, a segunda-feira do livro, entre os dias 23 de Abril a 2 de Maio, das 8h:30m às 17h:30m, aberta a toda a comunidade.
Esta feira teve como objectivo a divulgação de autores portugueses e estrangeiros e também sensibilizar a comunidade educativa para a importância da leitura na sua formação cultural. Do diversificado espólio literário disponível constava também uma secção de livros de temática científica, de preparação para as provas de aferição e exame nacional e muitas obras e autores de literatura infantil e juvenil recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Havia igualmente uma variedade de obras para adultos.
Todas as turmas a visitaram e muitos foram os alunos adquiriram livros a preços especiais. Felizmente cada vez há mais crianças a ler e o prazer pela leitura è um contributo inegável para o sucesso escolar.
Pretendemos que os livros que serão sempre um bom presente, em qualquer altura do ano, se tornem um hábito, uma necessidade de espírito, um amigo certo, nas horas incertas.
Apesar da presente crise económica, registou-se uma boa participação, tanto por parte dos alunos integrados nas turmas, como individualmente ou acompanhados por familiares.
Consideramos muito positiva a realização da feira do livro, devido à grande adesão da comunidade educativa.
Foi com grande afluência que decorreu, no espaço da biblioteca, a segunda-feira do livro, entre os dias 23 de Abril a 2 de Maio, das 8h:30m às 17h:30m, aberta a toda a comunidade.
Esta feira teve como objectivo a divulgação de autores portugueses e estrangeiros e também sensibilizar a comunidade educativa para a importância da leitura na sua formação cultural. Do diversificado espólio literário disponível constava também uma secção de livros de temática científica, de preparação para as provas de aferição e exame nacional e muitas obras e autores de literatura infantil e juvenil recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Havia igualmente uma variedade de obras para adultos.
Todas as turmas a visitaram e muitos foram os alunos adquiriram livros a preços especiais. Felizmente cada vez há mais crianças a ler e o prazer pela leitura è um contributo inegável para o sucesso escolar.
Pretendemos que os livros que serão sempre um bom presente, em qualquer altura do ano, se tornem um hábito, uma necessidade de espírito, um amigo certo, nas horas incertas.
Apesar da presente crise económica, registou-se uma boa participação, tanto por parte dos alunos integrados nas turmas, como individualmente ou acompanhados por familiares.
Consideramos muito positiva a realização da feira do livro, devido à grande adesão da comunidade educativa.
Acção “Leitura em ambiente familiar (re) encontre o prazer de ler!”
Inserida nas actividades que se realizaram nesta semana, teve lugar no dia 26 de Março pelas 20horas,na Biblioteca Escolar, uma palestra intitulada: “Leitura em ambiente familiar (re) encontre o prazer de ler!” Esta acção foi dinamizada pela professora Ana Paula Oliveira e teve como objectivo principal a sensibilização de Pais e Encarregados de Educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança.
Sendo os livros tão importantes no desenvolvimento intelectual das crianças, aproveitou-se a ocasião para lembrar aos pais/encarregados de educação, o papel crucial que têm no incentivo à leitura. Formar leitores é uma tarefa importantíssima pelo reflexo que tem no próprio sucesso educativo dos alunos. No entanto nunca é demais lembrar que esta é uma tarefa que não cabe apenas aos professores e à escola. A família tem também um papel fundamental e que desde tenra idade deve assumir. O simples facto de todas as noites antes de deitar a criança, o pai ou a mãe lhes lerem ou contarem uma história, é o primeiro passo para a aprendizagem da leitura pois associam desde logo o livro a um momento de prazer. Depois basta, com gestos simples continuar a cultivar esse gosto que todas as crianças têm pelas histórias. Reservar todos os dias um espaço para ler com a criança, para conversar com ela sobre o que leu, pedir-lhe que leia em voz alta um texto que ela goste, oferecer-lhe livros, levá-la Biblioteca e encorajar a criança a requisitar livros (quer na Biblioteca da Escola, quer na BibliotecaPública), levá-la à livraria e deixá-la escolher um livro. Estes são passos simples, ao alcance de todos os pais e que terão certamente reflexos positivos para que os seus filhos se tornem, mais tarde, leitores. Está provado que as crianças que ouvem ler em voz alta e conversam sobre os livros interessam-se mais pela escola, gostam de aprender e aprendem a ler mais depressa e tornam-se geralmente bons alunos.
A Leitura recreativa dá prazer, acalma a criança e estimula a sua inteligência. Os livros são, por isso, muito importantes no desenvolvimento das crianças e jovens.
Por outro lado, pretendeu-se incentivar um reforço da relação entre as Bibliotecas Escolares, a Escola e a Família.
Os Encarregados de Educação revelaram muito interesse pela actividade e aplaudiram a iniciativa.
Inserida nas actividades que se realizaram nesta semana, teve lugar no dia 26 de Março pelas 20horas,na Biblioteca Escolar, uma palestra intitulada: “Leitura em ambiente familiar (re) encontre o prazer de ler!” Esta acção foi dinamizada pela professora Ana Paula Oliveira e teve como objectivo principal a sensibilização de Pais e Encarregados de Educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança.
Sendo os livros tão importantes no desenvolvimento intelectual das crianças, aproveitou-se a ocasião para lembrar aos pais/encarregados de educação, o papel crucial que têm no incentivo à leitura. Formar leitores é uma tarefa importantíssima pelo reflexo que tem no próprio sucesso educativo dos alunos. No entanto nunca é demais lembrar que esta é uma tarefa que não cabe apenas aos professores e à escola. A família tem também um papel fundamental e que desde tenra idade deve assumir. O simples facto de todas as noites antes de deitar a criança, o pai ou a mãe lhes lerem ou contarem uma história, é o primeiro passo para a aprendizagem da leitura pois associam desde logo o livro a um momento de prazer. Depois basta, com gestos simples continuar a cultivar esse gosto que todas as crianças têm pelas histórias. Reservar todos os dias um espaço para ler com a criança, para conversar com ela sobre o que leu, pedir-lhe que leia em voz alta um texto que ela goste, oferecer-lhe livros, levá-la Biblioteca e encorajar a criança a requisitar livros (quer na Biblioteca da Escola, quer na BibliotecaPública), levá-la à livraria e deixá-la escolher um livro. Estes são passos simples, ao alcance de todos os pais e que terão certamente reflexos positivos para que os seus filhos se tornem, mais tarde, leitores. Está provado que as crianças que ouvem ler em voz alta e conversam sobre os livros interessam-se mais pela escola, gostam de aprender e aprendem a ler mais depressa e tornam-se geralmente bons alunos.
A Leitura recreativa dá prazer, acalma a criança e estimula a sua inteligência. Os livros são, por isso, muito importantes no desenvolvimento das crianças e jovens.
Por outro lado, pretendeu-se incentivar um reforço da relação entre as Bibliotecas Escolares, a Escola e a Família.
Os Encarregados de Educação revelaram muito interesse pela actividade e aplaudiram a iniciativa.
Encontro com o escritor Tiago Salgueiro
Os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa receberam, no âmbito da Semana da Leitura e integrado no Plano de Actividades da Biblioteca, Centro de Recursos Educativos, o escritor Tiago Salgueiro, que reuniu cerca de 328 alunos das EB1 e Jardins-de-infância, em quatro sessões.
Este evento teve a colaboração da Câmara Municipal, que assegurou o transporte dos alunos participantes e ainda da Editora Leya, para a realização de uma mini feira dos livros do autor.
Esta actividade proporcionou aos alunos e a toda a comunidade escolar, uma oportunidade única, de contacto com os livros, permitindo a sua aquisição a bons preços.
Os alunos foram motivados para a realização de uma série de actividades a partir de livros do escritor e ilustrador convidado, entre as quais a produção de histórias, criadas a partir do livro “Um Dragão na Banheira” e de outros livros do autor, que estiveram juntamente com os outros trabalhos expostos na sala, onde esta actividade ocorreu.
O evento culminou com uma sessão de autógrafos nos livros do escritor, adquiridos na mini feira do livro.
Todos os participantes saíram deste evento mais ricos e com maior capacidade para desenvolver hábitos de leitura e criatividade, tanto ao nível da escrita, como da ilustração. Registou-se aquisição de uma centena de livros, pelos alunos do Pré-Escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa. A estes juntou-se de uma forma geral a restante comunidade educativa, pais e encarregados de educação, pessoal docente e não docente, que contribuíram para a realização e sucesso da actividade.
Todos os livros tiveram um desconto de 20% sobre o preço marcado.
Este evento teve uma forte adesão, sobretudo por parte dos alunos, como demonstram as fotografias anexadas.
Os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa receberam, no âmbito da Semana da Leitura e integrado no Plano de Actividades da Biblioteca, Centro de Recursos Educativos, o escritor Tiago Salgueiro, que reuniu cerca de 328 alunos das EB1 e Jardins-de-infância, em quatro sessões.
Este evento teve a colaboração da Câmara Municipal, que assegurou o transporte dos alunos participantes e ainda da Editora Leya, para a realização de uma mini feira dos livros do autor.
Esta actividade proporcionou aos alunos e a toda a comunidade escolar, uma oportunidade única, de contacto com os livros, permitindo a sua aquisição a bons preços.
Os alunos foram motivados para a realização de uma série de actividades a partir de livros do escritor e ilustrador convidado, entre as quais a produção de histórias, criadas a partir do livro “Um Dragão na Banheira” e de outros livros do autor, que estiveram juntamente com os outros trabalhos expostos na sala, onde esta actividade ocorreu.
O evento culminou com uma sessão de autógrafos nos livros do escritor, adquiridos na mini feira do livro.
Todos os participantes saíram deste evento mais ricos e com maior capacidade para desenvolver hábitos de leitura e criatividade, tanto ao nível da escrita, como da ilustração. Registou-se aquisição de uma centena de livros, pelos alunos do Pré-Escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa. A estes juntou-se de uma forma geral a restante comunidade educativa, pais e encarregados de educação, pessoal docente e não docente, que contribuíram para a realização e sucesso da actividade.
Todos os livros tiveram um desconto de 20% sobre o preço marcado.
Este evento teve uma forte adesão, sobretudo por parte dos alunos, como demonstram as fotografias anexadas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)














