Dia do Autor Português (22 de Maio)
Desde 1982, que se comemora no dia 22 de Maio, o Dia do Autor Português.
Pintores, escritores, poetas, músicos… tantos autores que têm enriquecido a nossa cultura e as nossas vidas com as suas criações! São muitos e das mais diversas áreas os autores portugueses que merecem, nesta datam, a nossa homenagem. A biblioteca celebrou o Dia o Autor Português (22 de Maio), com uma pequena exposição de trabalhos de autores portugueses, realizados pelos alunos.
sábado, 18 de dezembro de 2010
Dia Internacional dos Museus (18 de Maio )
A comemoração do Dia Internacional dos Museus, foi dinamizada pelo professor José Augusto, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em articulação com a biblioteca escolar.
Esta actividade teve como objectivo promover o estudo e a divulgação do património artístico, histórico, no domínio da educação, com uma interessante exposição de postais alusivos ao tema. Os alunos puderam assistir, ainda, a apresentação electrónicas sobre os principais Museus virtuais da Europa tais como: Museu do Prado, Madrid; Museu Calouste Gulenkian, Lisboa; Museu do Louvre, Paris; Museu Victoria e Albert, Londres, entre outros.
A comemoração do Dia Internacional dos Museus, foi dinamizada pelo professor José Augusto, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em articulação com a biblioteca escolar.
Esta actividade teve como objectivo promover o estudo e a divulgação do património artístico, histórico, no domínio da educação, com uma interessante exposição de postais alusivos ao tema. Os alunos puderam assistir, ainda, a apresentação electrónicas sobre os principais Museus virtuais da Europa tais como: Museu do Prado, Madrid; Museu Calouste Gulenkian, Lisboa; Museu do Louvre, Paris; Museu Victoria e Albert, Londres, entre outros.
Comemoração do Dia da Europa (9 de Maio)
Pretendendo dar revelo ao dia da Europa e incidindo particularmente na União Europeia, a BE/CRE, em associação com o Clube Europeu, promoveu um concurso em todas as turmas do 2º e 3º ciclos.
Os alunos puderam visitar uma pequena exposição e um power Point, com informações sobre a União Europeia.
Os alunos do 1º ciclo identificaram e pintaram, em impresso próprio, os países com bandeiras expostas no placard da biblioteca.
Pretendendo dar revelo ao dia da Europa e incidindo particularmente na União Europeia, a BE/CRE, em associação com o Clube Europeu, promoveu um concurso em todas as turmas do 2º e 3º ciclos.
Os alunos puderam visitar uma pequena exposição e um power Point, com informações sobre a União Europeia.
Os alunos do 1º ciclo identificaram e pintaram, em impresso próprio, os países com bandeiras expostas no placard da biblioteca.
Dia da Mãe (2 de Maio)
Para comemorar o Dia da Mãe, fortalecer os laços familiares e consciencializar para o valor da família na sociedade, foram elaborados postais e poemas alusivos à data, pelos alunos.
Os mesmos visionaram um Power Point com poemas, mensagens para o Dia da Mãe.
Assistiram, também à apresentação digital da obra: “Grávida no Coração” de Paula Pinto da Silva como homenagem às Mães.
Para comemorar o Dia da Mãe, fortalecer os laços familiares e consciencializar para o valor da família na sociedade, foram elaborados postais e poemas alusivos à data, pelos alunos.
Os mesmos visionaram um Power Point com poemas, mensagens para o Dia da Mãe.
Assistiram, também à apresentação digital da obra: “Grávida no Coração” de Paula Pinto da Silva como homenagem às Mães.
Comemoração do 25 de Abril
Exposição na biblioteca, para assinalar os 36 anos em que se deu a revolução dos cravos.
Os alunos do 1ºciclo puderam assistir à história, sobre o 25 de Abril, chamada “O Tesouro”, escrito por Manuel António Pina com as ilustrações de Evelina Oliveira, da biblioteca digital. Esta narrativa breve, publicada, pela primeira vez, em 1993, pela Associação 25 de Abril, com suaves ilustrações de Manuela Bacelar, foi reeditada, agora, com uma componente pictórica mais dominante e forte, da autoria de Evelina Oliveira.
Trata-se de uma obra que tem como tema a Memória de um momento crucial da História recente: a Revolução dos Cravos.
Num registo vivo e emotivo, pontuado pela metáfora, pelas estruturas enumerativas e pelas notações sensoriais, nomeadamente auditivas e visuais, Manuel António Pina ficciona o antes, o durante e o depois do 25 de Abril de 1974, deixando um apelo para que o «Dia da Liberdade» nunca deixe de ser lembrado e para que esse «País das Pessoas Tristes» não regresse.
Os alunos do 2º e 3º ciclos assistiram ao filme “Capitães de Abril” de Maria de Medeiros.
Houve ainda, a audição de músicas de intervenção “Grândola Vila Morena ” entre outras e oferta de cravos, produzidos pela professora Lurdes Cosme em articulação com o Departamento de Expressões.
Em articulação com os docentes do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, a equipa da biblioteca assinalou o dia 25 de Abril com a apresentação de uma selecção bibliográfica de livros, cartazes, jornais, artigos de revistas e material audiovisual relacionado com esta importante data da história nacional, com o objectivo de despertar o gosto e o interesse pelo passado histórico do nosso país.
Exposição na biblioteca, para assinalar os 36 anos em que se deu a revolução dos cravos.
Os alunos do 1ºciclo puderam assistir à história, sobre o 25 de Abril, chamada “O Tesouro”, escrito por Manuel António Pina com as ilustrações de Evelina Oliveira, da biblioteca digital. Esta narrativa breve, publicada, pela primeira vez, em 1993, pela Associação 25 de Abril, com suaves ilustrações de Manuela Bacelar, foi reeditada, agora, com uma componente pictórica mais dominante e forte, da autoria de Evelina Oliveira.
Trata-se de uma obra que tem como tema a Memória de um momento crucial da História recente: a Revolução dos Cravos.
Num registo vivo e emotivo, pontuado pela metáfora, pelas estruturas enumerativas e pelas notações sensoriais, nomeadamente auditivas e visuais, Manuel António Pina ficciona o antes, o durante e o depois do 25 de Abril de 1974, deixando um apelo para que o «Dia da Liberdade» nunca deixe de ser lembrado e para que esse «País das Pessoas Tristes» não regresse.
Os alunos do 2º e 3º ciclos assistiram ao filme “Capitães de Abril” de Maria de Medeiros.
Houve ainda, a audição de músicas de intervenção “Grândola Vila Morena ” entre outras e oferta de cravos, produzidos pela professora Lurdes Cosme em articulação com o Departamento de Expressões.
Em articulação com os docentes do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, a equipa da biblioteca assinalou o dia 25 de Abril com a apresentação de uma selecção bibliográfica de livros, cartazes, jornais, artigos de revistas e material audiovisual relacionado com esta importante data da história nacional, com o objectivo de despertar o gosto e o interesse pelo passado histórico do nosso país.
Comemoração do dia da Terra (22 de Abril)
Comemorou-se o dia da Terra, com uma pequena exposição e o visionamento de vídeos alusivos ao tema, para lembrar a toda a comunidade educativa, que todos devemos fazer alguma coisa contra a poluição do nosso planeta.
Os alunos passaram pela biblioteca e viram alguns vídeos que pretenderam demonstrar a importância de não poluirmos.
Comemorou-se o dia da Terra, com uma pequena exposição e o visionamento de vídeos alusivos ao tema, para lembrar a toda a comunidade educativa, que todos devemos fazer alguma coisa contra a poluição do nosso planeta.
Os alunos passaram pela biblioteca e viram alguns vídeos que pretenderam demonstrar a importância de não poluirmos.
A actividade “Quanto mais Livros Melhor” (Ao longo do ano durante a hora de almoço)
A actividade “Quanto mais Livros Melhor” destina-se à leitura a par: o aluno mais velho lê para o mais novo, na biblioteca.
Esta actividade destinou-se a assegurar que os alunos do 2º e 3º ciclo contactassem, regularmente, com livros do Plano Nacional de Leitura, lessem com frequência, consolidassem as competências e promovessem o gosto pela leitura, conduzindo os alunos ao crescente interesse pelo livro e o desejo de aprender a ler rapidamente para lerem para os colegas.
Assim, penso que como aspectos positivos da actividade, conseguimos que os alunos contactassem, de perto, com a biblioteca e com os livros, num espaço diferente da sala de aula.
Promoção dos hábitos de leitura, partindo do despertar pelo saber escutar, contar, recontar, para posteriormente desenvolver a curiosidade de ler e escrever mais e melhor, desenvolvendo mecanismos de leitura a par, entre colegas, treinando a leitura, em voz alta.
Esta actividade foi realizada com alunos a partir do 3ºano do 1º ciclo até ao 9ºano,respeitando as competências de leitura de cada um, bem como os seus interesses. Procurou ainda criar dinâmicas de grupo entre os alunos do 3º e 9º anos de escolaridade, situações, em que os mais velhos leram para os mais novos e vice-versa.
Decorreu semanalmente, com o apoio, mas sem a intervenção directa dos professores.
Como o próprio título veicula, a partilha de textos foi protagonizada por turmas/ anos de escolaridade e facultou outras vozes, outras sonoridades, outros ritmos, outros silêncios. Dar continuidade a estes momentos será um passo em frente, no prazer de ler e ouvir ler.
Parabéns a todos os que quiseram dar sonho e asas à palavra!
A actividade “Quanto mais Livros Melhor” destina-se à leitura a par: o aluno mais velho lê para o mais novo, na biblioteca.
Esta actividade destinou-se a assegurar que os alunos do 2º e 3º ciclo contactassem, regularmente, com livros do Plano Nacional de Leitura, lessem com frequência, consolidassem as competências e promovessem o gosto pela leitura, conduzindo os alunos ao crescente interesse pelo livro e o desejo de aprender a ler rapidamente para lerem para os colegas.
Assim, penso que como aspectos positivos da actividade, conseguimos que os alunos contactassem, de perto, com a biblioteca e com os livros, num espaço diferente da sala de aula.
Promoção dos hábitos de leitura, partindo do despertar pelo saber escutar, contar, recontar, para posteriormente desenvolver a curiosidade de ler e escrever mais e melhor, desenvolvendo mecanismos de leitura a par, entre colegas, treinando a leitura, em voz alta.
Esta actividade foi realizada com alunos a partir do 3ºano do 1º ciclo até ao 9ºano,respeitando as competências de leitura de cada um, bem como os seus interesses. Procurou ainda criar dinâmicas de grupo entre os alunos do 3º e 9º anos de escolaridade, situações, em que os mais velhos leram para os mais novos e vice-versa.
Decorreu semanalmente, com o apoio, mas sem a intervenção directa dos professores.
Como o próprio título veicula, a partilha de textos foi protagonizada por turmas/ anos de escolaridade e facultou outras vozes, outras sonoridades, outros ritmos, outros silêncios. Dar continuidade a estes momentos será um passo em frente, no prazer de ler e ouvir ler.
Parabéns a todos os que quiseram dar sonho e asas à palavra!
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















