sexta-feira, 25 de março de 2011

Ana Saldanha sensibiliza para a leitura

   No passado dia 18 de Março, no âmbito da Semana da Leitura, a escritora Ana Saldanha esteve na escola sede do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, numa iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar. A sessão foi dirigida a uma plateia composta por alunos do 8º ano, turmas A, B e C. Esta actividade pretendeu promover o contacto com a escritora e a sua obra, incentivando os alunos à leitura e à escrita.
   Ana Saldanha nasceu no Porto, em 1959, onde viveu a sua infância, adolescência e parte da sua vida adulta. Licenciou-se em 1981 na Universidade do Porto, no curso de Línguas e Literaturas Modernas. Em 1992, foi para a Inglaterra fazer o seu mestrado em Literatura Inglesa e, posteriormente, realizou o seu doutoramento na Universidade de Glasgow.
   O encontro na biblioteca começou com a apresentação da biobibliografia da escritora, sendo conhecida como uma das melhores escritoras para jovens e autora de uma vasta obra de Literatura Juvenil. Ana Saldanha foi distinguida com vários prémios, dos quais se salienta o atribuído a uma das suas obras mais conhecidas “Uma questão de cor”, que foi recomendada pela IBBY, seleccionada para as Olimpíadas da Leitura, em 1996 e foi finalista do prémio UNESCO de Literatura Infantil e Juvenil, em prol da tolerância, em 1997.
   A propósito desta obra, que foi trabalhada pelos alunos nas aulas de Língua Portuguesa, foram lidos poemas por parte de alguns alunos. Ana Saldanha referiu que se inspirou na autobiografia de Nelson Mandela para abordar a problemática do racismo, facto que sensibilizou os alunos para a abordagem desta temática.
   Num ambiente de grande empatia e dinamismo, a escritora interagiu com os presentes, respondeu às questões colocadas pelos discentes e complementou estas respostas com a leitura expressiva de extractos de algumas obras que, pelos temas abordados e pela expressividade da autora, cativou os alunos e professores e espalhou na assistência uma forte motivação para ler mais.
   Os livros da escritora estiveram à venda na biblioteca da escola durante algumas semanas. No final do encontro, Ana Saldanha autografou-os e trocou ideias com os alunos.
   A equipa da BE agradeceu à escritora, a sua presença, simpatia e poder de comunicação, que cativaram todos os que se deslocaram à biblioteca da escola. Parabéns também a todos os que contribuíram para a preparação e realização deste encontro, nomeadamente as professoras da disciplina de Língua Portuguesa.
   A todos o nosso bem-haja!


sábado, 18 de dezembro de 2010

Hora do conto  

Promoção da leitura
Objectivos específicos
ü  Promover o contacto precoce com o livro e com  leitura;
ü  Estimular o gosto pela leitura;
ü  Diversififcar interesses e práticas de leitura;
ü  Promover o livro como forma de prazer e de lazer;
ü  Promover o gosto pela partilha da leitura e do livro;
ü  Promover e divulgar as colecçoes existentes na biblioteca, assim como os autores.

Encontro com a escritora Maria João Lopo de Carvalho

No passado dia sete de Junho, os alunos do 2º ciclo acompanhados pelos seus professores, tiveram a oportunidade de conhecer melhor esta escritora e a sua obra, numa iniciativa da Biblioteca Municipal, inserida no Plano de Actividades Concelhio.
Este encontro teve como objectivo aproximar os alunos da leitura e da obra, bem como contactarem de perto com a autora
Assim, os alunos puderam contactar pessoalmente e directamente com a autora e fazer as suas perguntas referentes, neste caso, à colecção “Os Sete Irmãos”.
Iniciada a sessão/entrevista, Maria João Lopo de Carvalho revelou, de imediato, a sua afabilidade, falando com entusiasmo da sua paixão pela escrita. O tempo pareceu voar diante de tão carismática personalidade. A sua boa disposição, simpatia e paixão pela comunicação contagiou os nossos alunos, que logo se fez sentir uma grande empatia entre a escritora e os alunos.
A actividade revelou-se um sucesso, houve uma empatia imediata e uma interacção do público – alvo com a escritora, que já tem mais de trinta livros publicados, sobretudo na área da literatura infanto – juvenil.
A visita da escritora foi esperada desde meados do 3º período.
Neste espaço de tempo, os alunos do 2º ciclo de escolaridade tiveram a possibilidade de contactar com a obra da escritora, já que na Biblioteca Escolar esteve a decorrer uma mini – feira com exemplares da sua obra e da colecção “Os Sete Irmãos ”.
O entusiasmo em torno desta colecção foi notório, havendo alunos que já leram os quatro números publicados. Os livros adquiridos foram autografados no dia do encontro.
O objectivo da escritora foi precisamente incentivar o público mais jovem para a leitura, realçando que ler é o caminho para escrever bem.

Encontro com a escritora Deana Barroqueiro

No dia 11 de Junho, pelas onze horas, acompanhados pelos seus professores, os alunos do 7º e 8º anos de escolaridade, tiveram oportunidade de conhecer melhor esta escritora e a sua obra, numa iniciativa da Biblioteca Municipal, inserida no Plano de Actividades Concelhio.
Este encontro teve como objectivos fundamentais estimular o interesse pela leitura, conhecer a biografia e a bibliografia da autora e promover o contacto da mesma com os alunos.
Deana Barroqueiro manteve um diálogo muito vivo com os alunos, estabelecendo uma empatia natural, com muitas perguntas, por parte dos alunos, acerca do acto de criação literária, o prazer e as dificuldades da escrita, as aventuras e as personagens/figuras históricas, …
A autora, em conversa com os alunos salientou o seu gosto pela temática dos Descobrimentos Portugueses, referindo que esta preferência está intimamente ligada à sua produção literária, tendo-se imposto no romance histórico.
Neste género, produziu o romance sobre os contactos de Portugal com o Brasil no seu livro “Uraçá o Índio Branco”. A escritora cativou o auditório que , com uma atenção sem quebras, viajou com a escritora pelos séculos XV e XVI.
Exemplificou, descrevendo pormenorizadamente, a viagem de Pêro da Covilhã, recheada de aventuras e perigos. Socorrendo-se de um mapa mundo da época referida, entusiasmou os alunos com um relato cheio de vivacidade e emoções sentidas.
A acompanhar as suas histórias, Deana Barroqueiro mostrou instrumentos de orientação característicos da época como o astrolábio, objectos de adorno feitos pelas mãos dos Índios do Brasil, caoris ( búzios que constituíam a moeda de troca africana), não tendo faltado as especiarias da Índia, pau – de - Brasil, minerais, pedras preciosas entre outros objectos da época dos descobrimentos, reforçaram esta viagem ao passado.
Este foi o tema principal da sua intervenção, que trata muito bem nas suas obras para jovens. A escritora identificou-se como uma estudiosa de fontes históricas, para que as suas obras tenham referências históricas fundamentadas, apesar de se tratar de livros de ficção.
A autora soube, com mestria e alegria, manter aceso o interesse dos alunos pelo que dizia, fazendo passar bem as suas mensagens de gosto pela escrita, pelo processo do saber e da criatividade, encorajando à leitura fosse sua ou de outrem.

Dia Mundial da Criança (1 de Junho)

Marcámos o dia mundial da criança com uma exposição na biblioteca, cujo objectivo foi desenvolver nas crianças o interesse pelos seus direitos e pelos dos outros, através de textos, ilustrações e desenhos.
E como neste dia, as crianças ganham presentes, a equipa da biblioteca e a direcção ofereceram a todos os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do agrupamento, livros com o objectivo de fomentar o interesse e o gosto pelo livro, adquirir o prazer da leitura, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e do enriquecimento do vocabulário. Pretendeu-se ainda, que cada vez mais a leitura seja uma prática na vida das famílias e o contacto com o livro se torne natural, desde muito cedo, na vida de todas as crianças.

Dia do Autor Português (22 de Maio)

Desde 1982, que se comemora no dia 22 de Maio, o Dia do Autor Português.
Pintores, escritores, poetas, músicos… tantos autores que têm enriquecido a nossa cultura e as nossas vidas com as suas criações! São muitos e das mais diversas áreas os autores portugueses que merecem, nesta datam, a nossa homenagem. A biblioteca celebrou o Dia o Autor Português (22 de Maio), com uma pequena exposição de trabalhos de autores portugueses, realizados pelos alunos.

Dia Internacional dos Museus (18 de Maio )

A comemoração do Dia Internacional dos Museus, foi dinamizada pelo professor José Augusto, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em articulação com a biblioteca escolar.
Esta actividade teve como objectivo promover o estudo e a divulgação do património artístico, histórico, no domínio da educação, com uma interessante exposição de postais alusivos ao tema. Os alunos puderam assistir, ainda, a apresentação electrónicas sobre os principais Museus virtuais da Europa tais como: Museu do Prado, Madrid; Museu Calouste Gulenkian, Lisboa; Museu do Louvre, Paris; Museu Victoria e Albert, Londres, entre outros.