domingo, 30 de outubro de 2011
sábado, 29 de outubro de 2011
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
No âmbito das atividades do Mês Internacional da Biblioteca Escolar cujo dia se assinalou este ano a 24 de outubro, a Equipa da Biblioteca promoveu visitas guiadas à BE durante toda semana. Realizou-se, de igual forma, um Bibliopaper, intitulado “À Descoberta da Biblioteca”, pondo à prova as capacidades e os conhecimentos de todos enquanto utilizadores da nossa Biblioteca. Esta atividade pretendeu dar a conhecer o fundo documental existente na BE, explicar o modo como está organizado e sensibilizar os alunos para uma correta utilização deste espaço. Foi-lhes distribuído o Guia do Utilizador da BE.
Visando também a promoção do livro e da leitura, a equipa proporcionou a todos os alunos do 1º e 2º ciclos da escola sede, o encontro com a contadora de histórias, Liliana Santos Gonçalves, da Biblioteca do Instituto Politécnico de Leiria.
Os alunos ouviram as histórias, interagiram com a contadora, falaram de outras histórias e dos autores que conheciam.
O Pinto Careca” de Marisa Nuñez e “A Que Sabe A Lua?” de Michael Grejniec foram as histórias escolhidas por Liliana Gonçalves, para animar os nossos alunos, que se mostraram bastante entusiasmados e participativos.
Liliana Gonçalves interagiu com os alunos através de pequenos jogos de expressão dramática, que estimularam a imaginação e a criatividade dos mais pequenos.
Os alunos sempre atentos, aderiram com muito entusiasmo e ficaram encantados com a expressividade da Liliana tomando um papel ativo na atividade e, interagindo com a contadora de histórias.
Um bem-haja à Liliana que nos proporcionou com mestria, momentos de alegria e de muita aprendizagem, evidenciando como se dá vida a uma história.
Esta iniciativa foi avaliada pelos participantes como muito interessante.
No cartaz estão assinaladas as atividades que foram realizadas.
Celebramos, em outubro, o mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Na nossa escola, ao longo de todo o mês, desenvolvemos atividades diversificadas com o propósito de assinalar este evento e demonstrar as várias potencialidades da biblioteca escolar, como recurso pedagógico que contribui para o sucesso educativo dos alunos.
Assim:
5 de outubro – Dia da Implantação da Republica/Dia do Professor;
16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação;
25 de outubro – Dia da Biblioteca Escolar;
31 de outubro – Halloween.
Estes dias foram recheados de atividades e desde já, a equipa da BE/CRE agradece a colaboração e participação de todos os intervenientes.
E foi desta forma saudável e enriquecedora, que assinalámos mais uma vez, o mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com o intuito de aproximar a comunidade escolar deste espaço, indo de encontro às expetativas de todos os que dela usufruem.
Aqui ficam algumas fotos destas atividades.
No âmbito das atividades do Mês Internacional da Biblioteca Escolar cujo dia se assinalou este ano a 24 de outubro, a Equipa da Biblioteca promoveu visitas guiadas à BE durante toda semana. Realizou-se, de igual forma, um Bibliopaper, intitulado “À Descoberta da Biblioteca”, pondo à prova as capacidades e os conhecimentos de todos enquanto utilizadores da nossa Biblioteca. Esta atividade pretendeu dar a conhecer o fundo documental existente na BE, explicar o modo como está organizado e sensibilizar os alunos para uma correta utilização deste espaço. Foi-lhes distribuído o Guia do Utilizador da BE.
Visando também a promoção do livro e da leitura, a equipa proporcionou a todos os alunos do 1º e 2º ciclos da escola sede, o encontro com a contadora de histórias, Liliana Santos Gonçalves, da Biblioteca do Instituto Politécnico de Leiria.
Os alunos ouviram as histórias, interagiram com a contadora, falaram de outras histórias e dos autores que conheciam.
O Pinto Careca” de Marisa Nuñez e “A Que Sabe A Lua?” de Michael Grejniec foram as histórias escolhidas por Liliana Gonçalves, para animar os nossos alunos, que se mostraram bastante entusiasmados e participativos.
Liliana Gonçalves interagiu com os alunos através de pequenos jogos de expressão dramática, que estimularam a imaginação e a criatividade dos mais pequenos.
Os alunos sempre atentos, aderiram com muito entusiasmo e ficaram encantados com a expressividade da Liliana tomando um papel ativo na atividade e, interagindo com a contadora de histórias.
Um bem-haja à Liliana que nos proporcionou com mestria, momentos de alegria e de muita aprendizagem, evidenciando como se dá vida a uma história.
Esta iniciativa foi avaliada pelos participantes como muito interessante.
No cartaz estão assinaladas as atividades que foram realizadas.
Celebramos, em outubro, o mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Na nossa escola, ao longo de todo o mês, desenvolvemos atividades diversificadas com o propósito de assinalar este evento e demonstrar as várias potencialidades da biblioteca escolar, como recurso pedagógico que contribui para o sucesso educativo dos alunos.
Assim:
5 de outubro – Dia da Implantação da Republica/Dia do Professor;
16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação;
25 de outubro – Dia da Biblioteca Escolar;
31 de outubro – Halloween.
Estes dias foram recheados de atividades e desde já, a equipa da BE/CRE agradece a colaboração e participação de todos os intervenientes.
E foi desta forma saudável e enriquecedora, que assinalámos mais uma vez, o mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com o intuito de aproximar a comunidade escolar deste espaço, indo de encontro às expetativas de todos os que dela usufruem.
Aqui ficam algumas fotos destas atividades.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
O Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação
No passado dia 17 de outubro, assinalou-se, uma vez mais, O Dia Mundial da Alimentação.
Reconhecendo a enorme importância da promoção de hábitos alimentares mais saudáveis junto da população jovem, não só no dia comemorativo da alimentação, mas nos 365 dias do ano. Foi nesse sentido que a iniciativa organizada no Dia Mundial da Alimentação, veio reforçar ainda mais essa aposta na saúde. É de extrema importância, porque permite que os alunos melhorem as suas competências e também que possam ser veículos transmissores para a família, de bons comportamentos a nível alimentar, de forma a permitir um estilo de vida cada vez mais saudável.
Foi também objetivo da equipa organizadora que a comemoração do Dia Mundial da Alimentação fosse reconhecida como a mais importante data para alertar e consciencializar a comunidade educativa em relação a questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação dos mais desfavorecidos.
Neste sentido, não deixando passar a oportunidade de nos associarmos a estas causas, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
- Foi promovido um banco alimentar para recolha de alimentos, com o objetivo de colmatar possíveis dificuldades de alguns alunos do Agrupamento;
- Foram expostos trabalhos elaborados pelos alunos, nas aulas de Ciências da Natureza, alusivos ao tema;
- Foram elaborados frutos em cartolina com frases alusivas à prática de uma alimentação correta e distribuição dos mesmos a toda a comunidade escolar;
- Foi confecionada uma sobremesa saudável, doce de abóbora com nozes e servido durante o lanche da tarde;
- Na biblioteca foram projetados filmes e PowerPoint alusivos ao tema alimentação;
- Foram elaborados panfletos, para serem explorados na biblioteca, nas aulas de Ciências ou Formação Cívica;
- Sensibilização dos alunos do primeiro ciclo para a prática de uma alimentação correta, através de um conto, na biblioteca;
Globalmente, os alunos manifestaram bastante interesse pelo desempenho demonstrado, nas atividades propostas.
A dinamização das atividades envolveu os docentes da equipa PES, os docentes das disciplinas de Ciências da Natureza/Naturais e a equipa da BE/CRE.
No passado dia 17 de outubro, assinalou-se, uma vez mais, O Dia Mundial da Alimentação.
Reconhecendo a enorme importância da promoção de hábitos alimentares mais saudáveis junto da população jovem, não só no dia comemorativo da alimentação, mas nos 365 dias do ano. Foi nesse sentido que a iniciativa organizada no Dia Mundial da Alimentação, veio reforçar ainda mais essa aposta na saúde. É de extrema importância, porque permite que os alunos melhorem as suas competências e também que possam ser veículos transmissores para a família, de bons comportamentos a nível alimentar, de forma a permitir um estilo de vida cada vez mais saudável.
Foi também objetivo da equipa organizadora que a comemoração do Dia Mundial da Alimentação fosse reconhecida como a mais importante data para alertar e consciencializar a comunidade educativa em relação a questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação dos mais desfavorecidos.
Neste sentido, não deixando passar a oportunidade de nos associarmos a estas causas, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
- Foi promovido um banco alimentar para recolha de alimentos, com o objetivo de colmatar possíveis dificuldades de alguns alunos do Agrupamento;
- Foram expostos trabalhos elaborados pelos alunos, nas aulas de Ciências da Natureza, alusivos ao tema;
- Foram elaborados frutos em cartolina com frases alusivas à prática de uma alimentação correta e distribuição dos mesmos a toda a comunidade escolar;
- Foi confecionada uma sobremesa saudável, doce de abóbora com nozes e servido durante o lanche da tarde;
- Na biblioteca foram projetados filmes e PowerPoint alusivos ao tema alimentação;
- Foram elaborados panfletos, para serem explorados na biblioteca, nas aulas de Ciências ou Formação Cívica;
- Sensibilização dos alunos do primeiro ciclo para a prática de uma alimentação correta, através de um conto, na biblioteca;
Globalmente, os alunos manifestaram bastante interesse pelo desempenho demonstrado, nas atividades propostas.
A dinamização das atividades envolveu os docentes da equipa PES, os docentes das disciplinas de Ciências da Natureza/Naturais e a equipa da BE/CRE.
sábado, 8 de outubro de 2011
Implantação da República
A atividade comemorativa da Implantação da República, promovida pela BE/CRE, constou de uma exposição temática alusiva ao dia e da passagem de filmes/documentários.
Esta decorreu com empenho, interesse e participação ativa dos intervenientes.
Pretendeu-se, mais uma vez, que houvesse unidade em torno dos valores democráticos promovidos pela 1ª República, nomeadamente a preocupação dos governantes, a nível das reformas no ensino, principalmente a alfabetização da população e nos direitos dos trabalhadores.
A equipa da BE/CRE incentivou assim os alunos à formação de uma cidadania responsável, com o objectivo de os tornar homens e mulheres cada vez mais úteis à sociedade atual.
Esta decorreu com empenho, interesse e participação ativa dos intervenientes.
Pretendeu-se, mais uma vez, que houvesse unidade em torno dos valores democráticos promovidos pela 1ª República, nomeadamente a preocupação dos governantes, a nível das reformas no ensino, principalmente a alfabetização da população e nos direitos dos trabalhadores.
A equipa da BE/CRE incentivou assim os alunos à formação de uma cidadania responsável, com o objectivo de os tornar homens e mulheres cada vez mais úteis à sociedade atual.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


