sábado, 29 de outubro de 2011

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



No âmbito das atividades do Mês Internacional da Biblioteca Escolar cujo dia se assinalou este ano a 24 de outubro, a Equipa da Biblioteca promoveu visitas guiadas à BE durante toda semana. Realizou-se, de igual forma, um Bibliopaper, intitulado “À Descoberta da Biblioteca”, pondo à prova as capacidades e os conhecimentos de todos enquanto utilizadores da nossa Biblioteca. Esta atividade pretendeu dar a conhecer o fundo documental existente na BE, explicar o modo como está organizado e sensibilizar os alunos para uma correta utilização deste espaço. Foi-lhes distribuído o Guia do Utilizador da BE.
Visando também a promoção do livro e da leitura, a equipa proporcionou a todos os alunos do 1º e 2º ciclos da escola sede, o encontro com a contadora de histórias, Liliana Santos Gonçalves, da Biblioteca do Instituto Politécnico de Leiria.
Os alunos ouviram as histórias, interagiram com a contadora, falaram de outras histórias e dos autores que conheciam.
O Pinto Careca” de Marisa Nuñez e “A Que Sabe A Lua?” de Michael Grejniec foram as histórias escolhidas por Liliana Gonçalves, para animar os nossos alunos, que se mostraram bastante entusiasmados e participativos.
Liliana Gonçalves interagiu com os alunos através de pequenos jogos de expressão dramática, que estimularam a imaginação e a criatividade dos mais pequenos.
Os alunos sempre atentos, aderiram com muito entusiasmo e ficaram encantados com a expressividade da Liliana tomando um papel ativo na atividade e, interagindo com a contadora de histórias.
Um bem-haja à Liliana que nos proporcionou com mestria, momentos de alegria e de muita aprendizagem, evidenciando como se dá vida a uma história.

Esta iniciativa foi avaliada pelos participantes como muito interessante.

No cartaz estão assinaladas as atividades que foram realizadas.





Celebramos, em outubro, o mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Na nossa escola, ao longo de todo o mês, desenvolvemos atividades diversificadas com o propósito de assinalar este evento e demonstrar as várias potencialidades da biblioteca escolar, como recurso pedagógico que contribui para o sucesso educativo dos alunos.
Assim:
5 de outubro – Dia da Implantação da Republica/Dia do Professor;
16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação;
25 de outubro – Dia da Biblioteca Escolar;
31 de outubro – Halloween.
Estes dias foram recheados de atividades e desde já, a equipa da BE/CRE agradece a colaboração e participação de todos os intervenientes.
E foi desta forma saudável e enriquecedora, que assinalámos mais uma vez, o mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com o intuito de aproximar a comunidade escolar deste espaço, indo de encontro às expetativas de todos os que dela usufruem.
Aqui ficam algumas fotos destas atividades.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

No passado dia 17 de outubro, assinalou-se, uma vez mais, O Dia Mundial da Alimentação.
Reconhecendo a enorme importância da promoção de hábitos alimentares mais saudáveis junto da população jovem, não só no dia comemorativo da alimentação, mas nos 365 dias do ano. Foi nesse sentido que a iniciativa organizada no Dia Mundial da Alimentação, veio reforçar ainda mais essa aposta na saúde. É de extrema importância, porque permite que os alunos melhorem as suas competências e também que possam ser veículos transmissores para a família, de bons comportamentos a nível alimentar, de forma a permitir um estilo de vida cada vez mais saudável.
Foi também objetivo da equipa organizadora que a comemoração do Dia Mundial da Alimentação fosse reconhecida como a mais importante data para alertar e consciencializar a comunidade educativa em relação a questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação dos mais desfavorecidos.
Neste sentido, não deixando passar a oportunidade de nos associarmos a estas causas, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
- Foi promovido um banco alimentar para recolha de alimentos, com o objetivo de colmatar possíveis dificuldades de alguns alunos do Agrupamento;
- Foram expostos trabalhos elaborados pelos alunos, nas aulas de Ciências da Natureza, alusivos ao tema;
- Foram elaborados frutos em cartolina com frases alusivas à prática de uma alimentação correta e distribuição dos mesmos a toda a comunidade escolar;
- Foi confecionada uma sobremesa saudável, doce de abóbora com nozes e servido durante o lanche da tarde;
- Na biblioteca foram projetados filmes e PowerPoint alusivos ao tema alimentação;
- Foram elaborados panfletos, para serem explorados na biblioteca, nas aulas de Ciências ou Formação Cívica;
- Sensibilização dos alunos do primeiro ciclo para a prática de uma alimentação correta, através de um conto, na biblioteca;
Globalmente, os alunos manifestaram bastante interesse pelo desempenho demonstrado, nas atividades propostas.
A dinamização das atividades envolveu os docentes da equipa PES, os docentes das disciplinas de Ciências da Natureza/Naturais e a equipa da BE/CRE.