domingo, 25 de março de 2012

ENCONTRO COM A PROFESSORA E ESCRITORA MARIA MANUELA CASTRO NEVES

ENCONTRO COM A PROFESSORA E ESCRITORA

MARIA MANUELA CASTRO NEVES

A Biblioteca Escolar, no âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento, levou novamente a cabo a Semana da Leitura, no contexto da qual foi realizado um encontro com a professora e escritora Manuela Castro Neves, destinado a Pais/ Encarregados de Educação e a Docentes de todos os ciclos de ensino. Este evento ocorreu no dia 20 de março, pelas 17h.30m, na biblioteca do Agrupamento de Escolas de Santa cruz da Trapa. Na biblioteca, encontravam-se vários exemplares da obra: Não os desiludas, histórias da escola. Estes foram adquiridos, pelos presentes, a fim de todos tomarem conhecimento da sua escrita vocacionada para o público presente.



.

Este livro é destinado a todas as pessoas que se interessam por questões educativas, mas em especial aos professores que estão a entrar na profissão.

Manuela Castro Neves foi professora do 1º Ciclo do Ensino Público e trabalha atualmente no apoio a crianças que se atrasaram no percurso escolar. Tem desenvolvido muito trabalho na formação de professores, nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. Ao longo da sua carreira participou em diversos projetos centrados nas problemáticas da relação escola/meios populares e promoção do sucesso escolar em zonas de Intervenção Prioritária. Pertence ao Movimento da Escola Moderna.

Na obra, encontramos várias histórias: a rapariga que sonhava com um excelente, a criança que vivia preocupada com o pai, o filho da família mais odiada do bairro, o convencido de que era o melhor aluno da turma, as paixões e assédios entre alunos de 6 anos, a morte de uma avó ou a discussão sobre o sentido da multiplicação, são algumas das muitas dezenas de histórias que começam como um problema e para as quais Manuela Castro Neves, com a ajuda dos seus alunos, sempre encontra uma solução criativa.

Detentora de um raro dom para escutar as crianças, de um imenso respeito e de um ímpar conhecimento acerca do que estas devem aprender, nunca desiste de procurar novas formas de ensinar, atendendo à necessidade de pedagogias diferenciadas para os diversos contextos escolares e pessoais dos seus alunos, no âmbito do modelo de trabalho do Movimento da Escola Moderna, associação de professores a que pertence. Trabalhando quatro temas essenciais da escola: a relação pedagógica, o papel dos pais, a literacia e a avaliação, – este livro ilustra as necessidades e as expetativas das crianças através do relato de pequenas histórias marcadas por um profundo sentido de justiça e humanidade.

Todas as sugestões para controlar uma turma, ajudar a resolver problemas ou combater a indisciplina são sempre bem-vindas.

Por outro lado, pretendeu-se incentivar um reforço da relação entre a biblioteca escolar, a escola e a família.

A escritora surpreendeu e emocionou todos aqueles que assistiram à sessão com o seu talento e sensibilidade.

O evento culminou com uma sessão de autógrafos, nos livros da escritora, adquiridos na feira do livro.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Hora do Conto

                Com vista a dar cumprimento aos objetivos propostos à promoção da leitura, foi dado início à Hora do Conto, no dia 9 de março entre as 13h e as 13h30m.

           O livro escolhido para abrir esta iniciativa foi uma fábula de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, porque tem como pano de fundo a própria biblioteca, a diversidade dos interesses e a utilidade de uma boa leitura. Através desta fábula, a pretensa tartaruga solitária e vagarosa revelou-se num diálogo interessante com a viajada e superficial cegonha, muito melhor preparada para o fazer. Desvendou-lhe o segredo quando ficaram amigas e a cegonha convida-a satisfeita para companheira de futuras viagens.  

           Nos dias seguintes, entre os dias 12 e 16 de março, foi escolhida uma coleção que trata, de forma breve, mas persuasiva os valores do respeito, da obediência, da partilha, do perdão, da necessidade de repouso, da não desistência, da própria educação necessária para se tornar sociável.  

Algumas fotos da atividade!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Semana da Leitura - 19 a 23 de março de 2012

*O Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa e a Equipa da Biblioteca, comemoram a Semana da Leitura e convidam toda a comunidade educativa, pais e encarregados de educação a participarem e assistirem às atividades, que decorrerão, na biblioteca. De acordo com a proposta do Plano Nacional de Leitura, para o ano 2012, centra-se na relação Leitura – Cooperação – Solidariedade.
Ao longo da semana irão decorrer algumas atividades, com destaque para:




A Biblioteca é o lugar
mais fantástico
do mundo…









terça-feira, 13 de março de 2012

Dia da Mulher



Dia Internacional da Mulher





8 de março



Todos os dias...são dias para celebrar grandes mulheres

No Dia Internacional da Mulher, a biblioteca escolar recordou algumas mulheres que, em distintas áreas, tiveram um importante contributo para a história de Portugal e do Mundo. Da política, às artes, da religião, ao desporto, foram muitas as mulheres que lutaram pela igualdade de direitos e pela afirmação do sexo feminino.

Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram greve, reivindicando melhores condições de trabalho, tais como, a redução da carga horária, a equiparação de salários (as mulheres recebiam um terço do salário de um homem pelo mesmo tipo de trabalho) e o tratamento digno no trabalho.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, foi decidido que o dia 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem a estas mulheres. Mas só passados 65 anos, a data foi oficializada pelas Nações Unidas.

O objetivo da data não é apenas comemorar, mas discutir o papel da mulher na sociedade atual, procurando acabar com o preconceito e a sua desvalorização.

Nestas fotos encontrará apenas algumas das grandes mulheres que mudaram o rumo da história e das sociedades, sendo certo que foram muitas mais as que contribuíram.



Indira Gandhi (1917-1984) primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Combateu com grande rigor os problemas económicos e sociais provocados pela explosão demográfica e corrupção. Condenada por fraude eleitoral em 1975.



Sophia de Melo Breyner (1919-2004) uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões, em 1999, o mais importante galardão literário da Língua Portuguesa.


Margaret Thatcher (1925) primeira e única mulher a assumir a chefia do Governo britânico, entre 1979 e 1990.

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) missionária católica albanesa, nascida na República da Macedonia e naturalizada indiana. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003. Por muitos considerada a missionária do século XX.

 
Eva Peron (1919-1952) atriz e líder política. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito. Defensora dos pobres, miseráveis e explorados, por isso muitas Eva Peron (1919-1952) atriz e líder política. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito. Defensora dos pobres, miseráveis e explorados, por isso muitas vezes vista como uma militante de esquerda, embora nunca o tenha sido vezes vista como uma militante de esquerda, embora nunca o tenha sido.

Amália Rodrigues (1920-1999) fadista, cantora e atriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do Fado e aclamada como a “Voz de Portugal”. Amália Rodrigues está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses mais ilustres.
Marie Curie (1867-1934) cientista polonesa. Primeira pessoa laureada com o Prémio Nobel de Física, pelas suas descobertas no campo da radioatividade. Primeira a quem foi atribuído o Nobel da Química, e Joana d'Arc (1412-1431) francesa, descendente de camponeses, heroína da Guerra dos Cem anos. Foi canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva. (Direitos Reservados)m 1911.
Eunice Muñoz (1928) atriz de referência do teatro, televisão e cinema. Considerada uma das melhores actrizes nacionais de todos os tempos. Tem sido alvo das mais diversas homenagens, entre as quais a atribuição do seu nome ao Auditório Municipal de Oeiras.




Maria de Lurdes Pintassilgo (1930-2004) engenheira química, dirigente eclesial e política. Única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal (V Governo Constitucional). Segunda primeira-ministra em toda a Europa, depois da tomada de posse de Thatcher.

Elizabeth Taylor (1932-2011) premiada atriz, nascida em Inglaterra, pioneira em acções filantrópicas. Em 2001 recebeu a Presidential Citizens Medal. Na foto a sua escultura de cera no museu Madame Tussauds, lembrando um dos pontos altos da carreira: o filme Cleópatra.
Sophia Loren (1934) uma das mais conhecidas e prestigiadas actrizes italianas. Ganhou fama mundial em 1962, quando recebeu o Óscar de Melhor Atriz pelo filme "Duas Mulheres", que também lhe rendeu o prémio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
Dilma Rousseff (1947) economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores. Atual presidente da República Federativa do Brasil. Durante o governo do ex-presidente, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil.

Rainha Isabel II (1926) é a mais velha monarca britânica de todos os tempos. Só no Reino Unido o seu reinado passou pelo governo de doze primeiros-ministros diferentes.




Rosa Mota (1958) atleta portuguesa já fora de atividade, mas considerada uma das melhores maratonistas do século XX. Campeã Olímpica, campeã do Mundo e três vezes campeã europeia. Rosa Mota foi também distinguida, quatro vezes, com Ordens honoríficas de Portugal.

Fotos da atividade da Biblioteca Escolar :








sábado, 25 de fevereiro de 2012

Comemoração do Dia dos Namorados na Biblioteca Escolar


 No passado dia 14 de fevereiro, teve lugar mais uma comemoração do S.Valentim, na biblioteca escolar da Escola Básica de Santa Cruz da Trapa, dinamizada pela equipa da BE/CRE.

    A biblioteca foi decorada a preceito para a ocasião, não faltando os tradicionais corações vermelhos, poemas e mensagens de S Valentim.

    Durante todo o dia, os alunos visitaram a biblioteca, onde puderam ver uma exposição alusiva ao tema. O átrio da escola também foi decorado para esta festividade e, neste espaço, os alunos poderiam escrever as suas mensagens num painel preparado para o efeito. De facto, o cupido andou pela escola, pois foram muitas as mensagens de amor e amizade registadas.

    Neste dia a biblioteca foi “invadida” pelo romantismo e o amor andou no ar.

Poema dia dos Namorados

Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

Luís de Camões





























sábado, 21 de janeiro de 2012

Concurso Postais de Natal e Presépios Reciclados 2011

      No âmbito da comemoração da quadra natalícia, a Biblioteca Escolar, promoveu um concurso de postais de natal e presépios elaborados com materiais naturais e reciclados. Esta atividade objetivava estimular a imaginação e criatividade artística, o gosto pela escrita/ leitura, promover o espírito natalício e a sã convivência entre todos os membros da comunidade escolar.
      Os alunos do Pré-Escolar, do 1.º Ciclo e do Clube de Artes, concorreram com bonitos presépios e postais, obras que estiveram expostas na Biblioteca da Escola. De salientar a árvore de Natal elaborada pelo Professor Filipe Marques e pelos seus alunos, na disciplina de EMRC, onde os temas principais eram mensagens de amor, esperança, amizade, partilha e solidariedade.


     Parabéns aos alunos, professores e assistentes operacionais, que participaram neste concurso, de uma forma muito criativa.

Encontro com a psicóloga Renata Ribeiro

      No passado dia 15 de dezembro, teve lugar um encontro com a psicóloga Renata Ribeiro, para uma sessão de Afetos e Sentires, destinada a todos os alunos do pré-escolar e do 1ºciclo do agrupamento.
      A Biblioteca Escolar promoveu o desenvolvimento de valores de cidadania, respeito, partilha, convivência e de aprendizagem ao longo da vida.
      A Drª Renata Ribeiro é monitora do “Lugar dos Afetos”, que é um parque temático na área das emoções e dos sentimentos.
      No mesmo dia, pelas 17h.30m, ocorreu uma sessão de esclarecimento sobre a utilização dos jogos de afetos, dinamizada pela Psicóloga Renata Ribeiro, destinada a todos os docentes do agrupamento, uma mini feira do livro alusiva à temática apresentada e outros recursos sobre Afetos e Sentires.
      Após a apresentação de uma breve contextualização teórica sobre o tema pela psicóloga, passou-se a um momento mais interativo onde todos puderam intervir e participar.
      O encontro terminou com a apresentação de vários livros e recursos sobre a temática em causa.
      O balanço desta atividade foi extremamente positivo e a biblioteca escolar vai promover um encontro sobre os Afetos para os alunos do 2º e 3º ciclos, na Semana da Leitura, a realizar durante o próximo mês de março.