sábado, 12 de maio de 2012

Dia da Mãe ( 6 de Maio)

Para comemorar o Dia da Mãe, fortalecer os laços familiares e consciencializar para o valor da família na sociedade, foram elaborados bonitos poemas, alusivos a data, pelos alunos.
Os mesmos visionaram um power point com poemas, mensagens para o Dia da Mãe.
Assistiram, também à apresentação digital da obra "Grávida no Coração", de Paula Pinto da Silva, como homenagem às Mães.
Em aticulação com o Departamento de Expressões, as professoras Fernanda Pinto e Lurdes Cosme, elaboraram uma pequena lembrança para todas as Mães do Agrupamento.
Com a imaginação e habilidade, com que já nos habituaram, conseguiram fazer com que alunos, professores e assistentes operacionais, levassem um pouco de espírito de Biblioteca Escolar, e o oferecessem às suas Mães, neste dia tão especial.



Mãe,
Para ti pintei o Sol
Com uma cara, a rir

Mãe,
Para ti colhi a rosa
de pétalas de perfume.
Mãe,
Para ti guardei a concha
que traz a voz do mar.

Mãe,
Para ti fiz uma estrela
com a prata do chocolate.

Mãe,
Há uma régua para medir
quanto gosto de ti?

Luísa Ducla Soares, in Livro das datas

 



A mãe
é uma árvore
e eu uma flor.
A mãe
tem olhos altos como estrelas.
Os seus cabelos brilham
como o sol.
A mãe
faz coisas mágicas:
transforma farinha e ovos
em bolos,
linhas em camisolas,
trabalho em dinheiro.
A mãe
tem mais força que o vento:
carrega sacos e sacos
do supermercado
e ainda me carrega a mim.
 A mãe
quando canta
tem um pássaro na garganta.
A mãe
conhece o bem e o mal.
Diz que é bem partir pinhões
e partir copos é mal.
Eu acho tudo igual.
 A mãe
sabe para onde vão
todos os autocarros,
descobre as histórias que contam
as letras dos livros.
A mãe
tem na barriga um ninho.
É lá que guarda
o meu irmãozinho.
A mãe
podia ser só minha.
Mas tenho de a emprestar
a tanta gente…
A mãe
à noite descasca batatas.
Eu desenho caras nelas
e a cara mais linda
é da minha mãe.
Em: Poemas da Mentira e da Verdade, Lisboa, Livros Horizonte, 1983; 2005

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Passatempo “Avô, como era no teu tempo?”.


AVÔ,
COMO ERA NO TEU TEMPO?
No Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012, e aproveitando a comemoração do Dia Mundial do Livro, a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo “Avô, como era no teu tempo?”.
Este passatempo dirige-se a alunos entre os 9 e os 13 anos e pretende estimular o diálogo entre gerações, visando ao mesmo tempo a recolha de memórias dos mais velhos através do olhar dos jovens.
Regulamento
1.    Podem concorrer a este passatempo jovens entre os 9 e os 13 anos, que deverão recolher, junto de um avô, avó ou de outro idoso que com eles conviva, uma história de tempos antigos. O tema é livre, podendo estar relacionado com a escola, a culinária, o amor, os transportes, a casa, etc.
2.    A história recolhida deve ser apresentada em texto, num máximo de uma folha A4, podendo ser enviada uma fotografia ou ilustração, ou ainda um documento vídeo ou áudio.
3.    O texto deve ser acompanhado dos seguintes elementos: tema escolhido, nome do jovem, morada, telefone, escola, biblioteca, nome do idoso e tipo de parentesco com o aluno.
4.    Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail (dsl@dglb.pt) ou pelos CTT (Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade, 1649-010 Lisboa) até 31 de Julho de 2012.
5.    Um júri, constituído por elementos da DGLB e do Plano Nacional de Leitura, selecionará os 5 melhores trabalhos. Os vencedores receberão prémios em Livros.

sexta-feira, 27 de abril de 2012


2012: Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações

    


Quem possui a faculdade de ver a beleza, não envelhece.




O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo.



O que viveu mais não é aquele que viveu até uma idade avançada, mas aquele que mais sentiu na vida.



Os que se amam profundamente, jamais envelhecem;
podem  morrer de velhice, mas morrem jovens.




A idade não nos protege contra o amor. Mas o amor, até certo ponto, protege-nos contra a idade.



Envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo.



Nunca tive outra idade senão a do coração.




Viver é envelhecer, nada mais.




O coração nunca envelhece. Basta um serviço, um nada, um abraço e tudo nele se ilumina e aquece.




 O amor não tem idade; está sempre a nascer.




Não importa se a estação do ano muda...
Se o século vira, se o milênio é outro.
Se a idade aumenta...
Conserva a vontade de viver,
Não se chega a parte alguma sem ela."




Não quero adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.




Viva pelo prazer! Nada envelhece tão bem quanto a felicidade!



Os prazeres são as únicas coisas que vale a pena serem vividas. Nada envelhece tão depressa como a felicidade.






http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_idosos/4/

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro 2012


Dia Mundial do Livro 2012

A UNESCO escolheu o dia 23 de abril para festejar o livro, por se tratar de um dia emblemático para a literatura mundial. Foi a 23 de abril que, em 1616, morreu Miguel de Cervantes e que, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. Neste mesmo dia, também nasceu e morreu William Shakespeare, entre outros nomes que povoam as nossas estantes.

O dia 23 de Abril é celebrado em todo o Mundo, com a intenção de promover a leitura, os livros e os direitos de autor. A data foi proclamada pela UNESCO em 1996.

Comemorámos este dia – de entre todos os outros – porque sabemos que a vida pode ser mudada por um livro, por um autor;

O dia foi assinalado, com atividades de promoção do livro e da leitura.


 

Visita da Escritora Ana Maria Magalhães
          No dia 23 de abril, numa das atividades inserida na comemoração do dia Mundial do Livro, recebemos a visita da ilustre escritora Ana Maria Magalhães.
          No decorrer do segundo e terceiro períodos, a comunidade educativa envolveu-se na preparação das diversas iniciativas relacionadas com o trabalho desenvolvido, na sequência da leitura e exploração de diversas obras da autora.
          A propósito, foram expostos muitos trabalhos dos alunos, na biblioteca, realizados nas aulas de Língua Portuguesa, Educação Visual e Tecnológica e Clube de Artes, a partir das obras lidas.
          Durante as várias sessões, a escritora conversou com alunos do 4º ano, 2º e 3º Ciclos e os discentes tiveram oportunidade para colocar diversas questões relacionadas com as diferentes obras da escritora em parceria com Isabel Alçada. A escritora relatou algumas das aventuras que viveram durante as viagens que fizeram, para preparação dos livros. A sessão foi animada com perguntas e respostas da escritora, com exemplos de passagens de algumas obras da coleção “Uma Aventura”.
          Os presentes ficaram a saber, que os locais dos livros existem na realidade e que são sempre visitados pela autora presente e por Isabel Alçada, para melhor descreverem os espaços das peripécias das suas obras. As personagens principais são reais e eram discentes da escola onde ambas lecionavam há trinta anos.
          É neste ano 2012, que as escritoras celebram 30 anos de carreira e para comemorar esta data foi editado o livro “Uma Aventura no Sítio Errado”, o qual foi dado a conhecer.
          O contato com a escritora deu a todos a possibilidade de conhecer, em pormenor, a vida e obra de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
          Todos saíram do encontro visivelmente satisfeitos, com mais uma estimulante experiência, promotora de hábitos de leitura.
          Foi com uma enorme satisfação que as professoras organizadoras do encontro ouviram da autora palavras elogiosas acerca do trabalho desenvolvido e da forma como as turmas se comportaram, na biblioteca. Os nossos alunos estão, sem dúvida, de parabéns!
          A comunidade escolar ficou encantada com a simplicidade e a simpatia da escritora, que “abriu o seu baú de memórias” e a todos cativou com os seus relatos e vivências.
          Foram momentos que jamais serão esquecidos por todos os alunos e professores da escola, que participaram intensamente nesta atividade.
          Os nossos agradecimentos a todos os professores, alunos e assistentes operacionais envolvidos na organização desta iniciativa e que se empenharam na realização e sucesso da mesma.
          No final de cada sessão, a escritora foi bastante solicitada para dar autógrafos, nos livros adquiridos na feira da autora, que durante o 2º e 3º período, estiveram expostos, na biblioteca.
Comemoração do Dia Mundial do Livro.

Encontro com a Escritora
Ana Maria Magalhães

(veja os vídeos)


(veja as fotografias)

domingo, 22 de abril de 2012

terça-feira, 17 de abril de 2012

Ler+ para saber + sobre o 25 de Abril


Sinopse:


Explorando a metáfora da mudança no seio familiar com o nascimento de um bebé, este volume agrupa sete pequenas narrativas que, de forma original, dão voz a objectos inanimados, íntima e simbolicamente ligados à Revolução de Abril, ou ao tempo que a antecede. Percepcionados a partir de pontos de vista originais, alguns relativamente exíguos mas todos profundamente simbólicos, os acontecimentos da Revolução de Abril são recriados de forma acessível, com recurso a elementos reconhecíveis do quotidiano e, desta forma, tornados próximos do universo infantil.

Texto de Ana Margarida Ramos
Título: 7 x 25 Histórias da Liberdade


Autor(es):Margarida Fonseca Santos, Inês do Carmo