sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dia Mundial do Ambiente

Dia Mundial do Ambiente


“O Dia Mundial do Ambiente tem por objectivo consciencializar as comunidades das atitudes tomadas para com o universo ambiental, incentivando a defesa do ambiente para um futuro mais seguro e mais próspero.”






Lembremo-nos de S. Francisco,
o que nasceu em Assis
e falava com as águas,
com as árvores e com os bichos,
 
sentindo-se assim feliz
por respeitar todas as coisas
que eram a sua raiz.
E o homem poluidor
do nosso tempo moderno,
destruindo o ambiente,
além de não ser eterno,
acaba sempre por fazer,
mesmo sem o querer,
da nossa vida um inferno.

José Jorge Letria, O Livro dos Dias


Por isso devemos ensinar aos nossos alunos desde pequenos a economizar água, reciclar o lixo, cuidar das plantas; para que efetivamente tenhamos todos os dias dedicados ao Ambiente e não só o dia 5 de Junho de cada ano.
Todos somos poucos para cuidar desta casa comum!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Comemoração do Dia Mundial da Criança-1 de junho

            A equipa da biblioteca escolar promoveu um conjunto de atividades, no Dia Mundial da Criança, que decorreram na biblioteca escolar, no Jardim de Infância de Santa Cruz, e no Pólo de Carvalhais. Algumas turmas animaram este dia especial, com a colagem de flores, contendo mensagens alusivas ao dia, nas portas de cada uma das salas de aula e todas as turmas da escola sede visitaram a biblioteca, onde puderam conhecer os seus direitos e deveres, através de textos, ilustrações e desenhos. E como é costume, neste dia, dar um presente aos mais novos, todos os alunos do agrupamento receberam um lápis com mensagens, onde podiam ser lidos os direitos e pensamentos alusivos ao dia.

Com o objetivo de fomentar o interesse, o gosto pelo livro e adquirir o prazer da leitura, todas as turmas do 1ºciclo da Escola Sede, do Pólo de Carvalhais e do Jardim de Infância de Santa Cruz da Trapa tiveram a hora do conto, com a colaboração das docentes Rosa Silva Almeida, Cristina Santos e da animadora Susana Duarte. 

Um bem-haja às docentes que nos proporcionaram com mestria, momentos de alegria e de aprendizagem, evidenciando como se dá vida a uma história.

Foi visível, pela cara das crianças, que todas queriam que dias como este, se repetissem muitas vezes...

É de louvar, mais uma vez, o firme empenho de todo o pessoal docente e não docente envolvido, nas atividades deste dia.

Desta forma, considerámos que a nossa missão tem sido levada a cabo, graças ao empenho de todos, bem como ao apoio e compreensão da Direção da Escola.

            Esta iniciativa revelou-se muito positiva, uma vez que os alunos aderiram com grande entusiasmo e interesse.

Algumas fotos da atividade!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia Europeu da Solidariedade


DIA EUROPEU DA SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES, 29 DE ABRIL

Incentivar o diálogo entre alunos e idosos

Visando assinalar a celebração do dia 29 de abril, Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações, sua  Exª o Ministro da Educação e Ciência Nuno Crato incentivou todas as escolas de Portugal a abrirem as portas da sala de aula aos mais velhos, criando oportunidades de diálogo que teve como principal objetivo combater estereótipos intergeracionais e, simultaneamente, encorajar diferentes gerações a uma maior partilha de experiências e conhecimentos.
Esta iniciativa coloca a tónica no diálogo em torno do que significa envelhecer e como podem os mais velhos e os jovens colaborar para promover uma vida melhor para todos.
Assim, a animadora, Dra Susana Duarte, em articulação com a equipa da biblioteca, convidaram os idosos da instituição A.R.C.A., para irem à biblioteca e falarem sobre as suas experiências, quer se refiram à escola, ao trabalho, à vida social ou à família.
Com esta iniciativa pretendeu-se levar os nossos alunos, desde o 1º ao 9º anos e os idosos a trocarem pontos de vista sobre o que consideram importante na vida e lançar um debate mais vasto sobre os valores em mutação na sociedade.
Trata-se de um dia de especial relevo, no presente ano, uma vez que se celebra o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.
As gerações mais velhas têm toda uma vida de experiências e aprendizagens que podem ser partilhadas com os nossos alunos, pelo que devem ser encontradas novas formas de aproximação entre os jovens e os “menos jovens”.
O processo de aprendizagem através da partilha conduzirá a uma maior consciencialização da sociedade para o significado e importância do envelhecimento ativo. Este só pode ser bem sucedido, numa sociedade baseada na solidariedade e na cooperação entre gerações.
Quando entram em contacto com idosos, as crianças desenvolvem um sentido de responsabilidade, generosi­dade e solidariedade, tornando-se também mais toleran­tes. Ao aplicar os conceitos de aprendizagem partilhada e de experimentação coletiva, aprendem o significado de entreajuda e respeito mútuo. Além disso, os alunos adquirem competências sociais e cívicas.
Os discentes perceberam a mensagem e por tudo isto, consideramos que o balanço desta atividade foi positivo, pois os alunos ficaram sensibilizados para os assuntos abordados.
A sessão foi encerrada com um agradecimento geral aos idosos pela sua participação e aos professores Isabel Ribau e Saúl Costa na colaboração prestada, na atividade.
Este foi, sem dúvida, um encontro intergeracional, onde a leitura e a música foram ponto de união.

sexta-feira, 18 de maio de 2012


Comemoração do Dia da Europa (9 de Maio)


Pretendendo dar revelo ao dia da Europa e incidindo particularmente na União Europeia, a BE/CRE, em associação com o Clube Europeu, dinamizaram várias atividades assim, os alunos puderam visitar uma pequena exposição e power Points, com informações sobre a União Europeia, cartazes e trabalhos produzidos pelos alunos, orientados pela docente de Geografia, encontravam-se também folhetos, livros, mapas, bandeiras e símbolos que nos levaram a conhecer melhor o continente que habitamos. Os alunos do 1º ciclo identificaram e pintaram, em impresso próprio, os países com bandeiras expostas no placard da biblioteca.

sábado, 12 de maio de 2012

Dia da Mãe ( 6 de Maio)

Para comemorar o Dia da Mãe, fortalecer os laços familiares e consciencializar para o valor da família na sociedade, foram elaborados bonitos poemas, alusivos a data, pelos alunos.
Os mesmos visionaram um power point com poemas, mensagens para o Dia da Mãe.
Assistiram, também à apresentação digital da obra "Grávida no Coração", de Paula Pinto da Silva, como homenagem às Mães.
Em aticulação com o Departamento de Expressões, as professoras Fernanda Pinto e Lurdes Cosme, elaboraram uma pequena lembrança para todas as Mães do Agrupamento.
Com a imaginação e habilidade, com que já nos habituaram, conseguiram fazer com que alunos, professores e assistentes operacionais, levassem um pouco de espírito de Biblioteca Escolar, e o oferecessem às suas Mães, neste dia tão especial.



Mãe,
Para ti pintei o Sol
Com uma cara, a rir

Mãe,
Para ti colhi a rosa
de pétalas de perfume.
Mãe,
Para ti guardei a concha
que traz a voz do mar.

Mãe,
Para ti fiz uma estrela
com a prata do chocolate.

Mãe,
Há uma régua para medir
quanto gosto de ti?

Luísa Ducla Soares, in Livro das datas

 



A mãe
é uma árvore
e eu uma flor.
A mãe
tem olhos altos como estrelas.
Os seus cabelos brilham
como o sol.
A mãe
faz coisas mágicas:
transforma farinha e ovos
em bolos,
linhas em camisolas,
trabalho em dinheiro.
A mãe
tem mais força que o vento:
carrega sacos e sacos
do supermercado
e ainda me carrega a mim.
 A mãe
quando canta
tem um pássaro na garganta.
A mãe
conhece o bem e o mal.
Diz que é bem partir pinhões
e partir copos é mal.
Eu acho tudo igual.
 A mãe
sabe para onde vão
todos os autocarros,
descobre as histórias que contam
as letras dos livros.
A mãe
tem na barriga um ninho.
É lá que guarda
o meu irmãozinho.
A mãe
podia ser só minha.
Mas tenho de a emprestar
a tanta gente…
A mãe
à noite descasca batatas.
Eu desenho caras nelas
e a cara mais linda
é da minha mãe.
Em: Poemas da Mentira e da Verdade, Lisboa, Livros Horizonte, 1983; 2005

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Passatempo “Avô, como era no teu tempo?”.


AVÔ,
COMO ERA NO TEU TEMPO?
No Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012, e aproveitando a comemoração do Dia Mundial do Livro, a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo “Avô, como era no teu tempo?”.
Este passatempo dirige-se a alunos entre os 9 e os 13 anos e pretende estimular o diálogo entre gerações, visando ao mesmo tempo a recolha de memórias dos mais velhos através do olhar dos jovens.
Regulamento
1.    Podem concorrer a este passatempo jovens entre os 9 e os 13 anos, que deverão recolher, junto de um avô, avó ou de outro idoso que com eles conviva, uma história de tempos antigos. O tema é livre, podendo estar relacionado com a escola, a culinária, o amor, os transportes, a casa, etc.
2.    A história recolhida deve ser apresentada em texto, num máximo de uma folha A4, podendo ser enviada uma fotografia ou ilustração, ou ainda um documento vídeo ou áudio.
3.    O texto deve ser acompanhado dos seguintes elementos: tema escolhido, nome do jovem, morada, telefone, escola, biblioteca, nome do idoso e tipo de parentesco com o aluno.
4.    Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail (dsl@dglb.pt) ou pelos CTT (Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade, 1649-010 Lisboa) até 31 de Julho de 2012.
5.    Um júri, constituído por elementos da DGLB e do Plano Nacional de Leitura, selecionará os 5 melhores trabalhos. Os vencedores receberão prémios em Livros.

sexta-feira, 27 de abril de 2012


2012: Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações

    


Quem possui a faculdade de ver a beleza, não envelhece.




O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo.



O que viveu mais não é aquele que viveu até uma idade avançada, mas aquele que mais sentiu na vida.



Os que se amam profundamente, jamais envelhecem;
podem  morrer de velhice, mas morrem jovens.




A idade não nos protege contra o amor. Mas o amor, até certo ponto, protege-nos contra a idade.



Envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo.



Nunca tive outra idade senão a do coração.




Viver é envelhecer, nada mais.




O coração nunca envelhece. Basta um serviço, um nada, um abraço e tudo nele se ilumina e aquece.




 O amor não tem idade; está sempre a nascer.




Não importa se a estação do ano muda...
Se o século vira, se o milênio é outro.
Se a idade aumenta...
Conserva a vontade de viver,
Não se chega a parte alguma sem ela."




Não quero adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.




Viva pelo prazer! Nada envelhece tão bem quanto a felicidade!



Os prazeres são as únicas coisas que vale a pena serem vividas. Nada envelhece tão depressa como a felicidade.






http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_idosos/4/