terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

 
Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.
 
Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.
 
Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.
 
As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio.
 
A RBE associa-se, deste modo, a este evento internacional, convidando todas as bibliotecas a inserirem no portal RBE, durante o mês de outubro, uma atividade que considerem significativa e ilustrativa do modo como comemoraram a data. À medida que forem sendo publicadas, a RBE divulgará nos Destaques algumas destas atividades.

via RBE

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Dia Europeu das Linguas, 26 de setembro de 2012

Para assinalar o Dia Europeu das Línguas, que se comemora no dia 26 de setembro e que este ano celebra o seu 11º aniversário, a Biblioteca Escolar desenvolveu várias atividades que tiveram como objetivo mostrar a crescente importância  da diversidade linguística e da aprendizagem de línguas estrangeiras.
 
Os alunos participaram, com entusiasmo, nas atividades propostas pela Biblioteca, nomeadamente o concurso “O seu a seu dono”, que teve como principal objetivo identificar imagens emblemáticas de Portugal, França, Inglaterra e Espanha, cujos vencedores foram os alunos Jesué Sêco e Francisco Fernandes, da turma B do 8ºano. Os discentes também responderam a um questionário sobre a cultura e civilização europeia, que teve como vencedores os alunos Edgar Almeida e Marco Martins, da turma A do 8ºano. Para além destas atividades, foram ainda pintadas bandeiras de Portugal, França, Inglaterra e Espanha, com grande adesão da parte dos “mais pequeninos”.
 
Através da exposição “Poesia sem Passaporte”, os alunos puderam verificar que a poesia não tem fronteiras, visto que alguns poetas portugueses foram traduzidos em várias línguas.
 
A Europa é considerada um verdadeiro tesouro linguístico: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias são faladas no espaço europeu.
 
A equipa da Biblioteca agradece a participação de todos os alunos.



O Dia Europeu das Línguas foi criado durante o Ano Internacional das Línguas, em 2001.
Todos os anos, o dia 26 de setembro passou a ser uma forma de juntar as pessoas, através da Europa inteira, na celebração da diversidade linguística, riqueza inestimável da Humanidade. É necessário encorajar a realização de iniciativas, lembrando a data e sensibilizar a comunidade educativa para a importância da aprendizagem de línguas.
Sabe quantas línguas convivem na Europa? E tem ideia de quantas línguas existem no mundo?
Pode verificar os seus conhecimentos sobre as Línguas da Europa, no link abaixo.

sábado, 22 de setembro de 2012


Biblioteca Escolar

        O Dia Europeu das Línguas (DEL) é comemorado todos os anos, desde 2001, em 26 de setembro, por iniciativa do Conselho da Europa. A razão de ser deste dia “especial” é celebrar a diversidade das línguas e das culturas existentes no espaço europeu.
        Para comemorar simbolicamente o Dia Europeu das Línguas, no dia 26 de setembro de 2012 (4ª feira), a Biblioteca Escolar propõe a todos os alunos diversas atividades, durante todo o dia.

Objetivos:


ü  Chamar a atenção dos alunos para a importância de aprender línguas;

ü  Promover a tomada de consciência e o respeito por todas as línguas;

ü  Sensibilizar para os aspetos divergentes e coincidentes, das diferentes línguas;

ü  Promover a riqueza da diversidade cultural e linguística da Europa;

ü  Encorajar a aprendizagem ao longo da vida fora do contexto escolar.

Esperamos que não fiquem indiferentes a esta iniciativa, pois as línguas são uma ferramenta fundamental na comunicação e permitem-nos alcançar novos horizontes.

Aprender línguas favorece a comunicação entre as pessoas e afasta muitas barreiras interculturais!

Participa!

 

terça-feira, 11 de setembro de 2012



Ah, como é bom ir à biblioteca!
 




Aqui está o convite para uma viagem - uma viagem com os livros, os filmes, a música, o multimédia e a internet. O cais de embarque está bem pertinho, na biblioteca da escola, na biblioteca pública.

Escolham o que mais vos agradar e partam à aventura. Descubram as maravilhas do mundo real e do mundo da fantasia. Aprendam e sonhem. Divirtam-se, divirtam-se muito!

Ah, como é bom viajar assim, faça sol ou faça chuva, haja ou não haja dinheiro na algibeira para gastar.

Ah, como é bom ir à biblioteca!

Luísa Ducla Soares
 

A Equipa da Biblioteca dá as boas-vindas a todos os alunos, professores e assistentes operacionais.

Esperamos por VÓS ao longo deste ano, com muitos livros e atividades...

A todos desejamos um excelente novo ano escolar.

 

Bem-vindos ao novo ano letivo 2012/2013

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os Livros


Os Livros
"Os livros gostam de ser amados,
de ser lidos e lembrados
e de crescer com os meninos
com que foram embalados.
Os livros têm um sonho:

o de ver outros livros nascer
para que a paixão da leitura
não possa nunca morrer."

José Jorge Letria


Top Leitor 2011/2012

Lista dos leitores do ano da BE/CRE, que mais livros requisitaram e leram no ano letivo2011-2012, relativamente ao empréstimo domiciliário.



1º - Márcia Fernandes Almeida –  6ºB        - 33 livros requisitados

2º - Marco Vicente Rodrigues –    2º ano   - 29 livros requisitados

    - Cristiana Raquel O. Pereira –     5ºB      - 29 livros requisitados

- Jordan Dias - 6º B                                  -29 livros requisitados

3º - Francisco Sol  L. Fernandes – 7ºB       - 28 livros requisitados
Parabéns!


Leiam muito nas férias.