sábado, 17 de novembro de 2012
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Dia de São Martinho
No dia 12 de novembro,
teve lugar mais uma comemoração do São Martinho, na biblioteca, como já vem
sendo tradição. O espaço foi decorado a preceito, com uma exposição alusiva a
esta festividade. Durante o dia, os alunos puderam ver diversos “power points”
sobre a lenda de São Martinho e outras histórias. Os “mais pequeninos” pintaram
desenhos alusivos a este tema.
Durante a semana, a
Biblioteca Escolar dinamizou um concurso de quadras populares, que foi dirigido
a toda a comunidade escolar. Este concurso teve a participação dos alunos do
2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 9ºanos, salientando-se as turmas do 2º e 3º anos da
Escola Sede e do 3º ano do Polo de Carvalhais, cuja dedicação e empenho, deram
origem a trabalhos bastante sugestivos e interessantes, como se pode verificar
pelos registos fotográficos.
A equipa da
Biblioteca agradece a participação de todos os alunos.
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Regulamento do Concurso "S. Martinho em Quadras"
Tem o seu dia a
chegar,
Passa pela
Biblioteca,
Para a data
comemorar.
Biblioteca
Escolar / Centro de Recursos Educativos
Regulamento
I. Descrição e âmbito do concurso
O concurso é promovido pela Biblioteca Escolar, no âmbito da comemoração do dia de São Martinho, com o intuito de preservar as tradições populares e estimular o gosto pela escrita / leitura.
II. Destinatários
O concurso destina-se a todos os intervenientes da comunidade
escolar:
Escalão A – Alunos do 1º ciclo;
Escalão B – Alunos do 2º ciclo;
Escalão C – Alunos do 3º ciclo;
Escalão D – Professores, Assistentes Operacionais,
Assistentes Técnicos e Encarregados de Educação.
III. Tema
O concurso subordina-se ao tema: “São Martinho, o Castanheiro e a Castanha”.
O concurso subordina-se ao tema: “São Martinho, o Castanheiro e a Castanha”.
IV. Prazos
O concurso decorrerá entre os dias 5 e 12 de
novembro de 2012.
As quadras deverão ser entregues na biblioteca
até o dia 12 de novembro.
V. Critérios de participação
Os
trabalhos devem ser realizados individualmente.
As
quadras devem ser originais e alusivas à época (não serão aceites quadras
plagiadas e copiadas).
Cada concorrente pode participar, com um
número máximo de 3 quadras.
Os concorrentes devem incluir nas quadras, obrigatoriamente, as seguintes palavras: alegria, castanhas e Martinho.
As quadras a concurso destinam-se a ser expostas.
VI. Receção dos trabalhos
Os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca, dentro de um envelope identificado.
Os concorrentes devem incluir nas quadras, obrigatoriamente, as seguintes palavras: alegria, castanhas e Martinho.
As quadras a concurso destinam-se a ser expostas.
VI. Receção dos trabalhos
Os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca, dentro de um envelope identificado.
VII. Divulgação dos resultados
Os resultados serão divulgados no dia 16 de novembro de 2012, no local onde serão expostas as quadras e no blogue da BE/CRE.
VIII. Prémios
Os prémios serão atribuídos, tendo em consideração a originalidade e qualidade dos trabalhos.
Serão atribuídos prémios ao melhor classificado, em cada escalão.
IX. Júri
O júri é composto pelos professores colaboradores da biblioteca.
Os resultados serão divulgados no dia 16 de novembro de 2012, no local onde serão expostas as quadras e no blogue da BE/CRE.
VIII. Prémios
Os prémios serão atribuídos, tendo em consideração a originalidade e qualidade dos trabalhos.
Serão atribuídos prémios ao melhor classificado, em cada escalão.
IX. Júri
O júri é composto pelos professores colaboradores da biblioteca.
X. Casos omissos
Qualquer situação
omissa ao presente regulamento será resolvida pelo júri.
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Sabes o
que se passa na noite de 31 de outubro para o dia 1 de novembro???
Se reparares no calendário da Igreja, cada dia tem o seu santo. No
entanto, há mais santos do que os 365 dias do ano...
Por isso a Igreja Católica escolheu o dia 1 de novembro
para os honrar a todos. Daí ser "Dia de Todos os Santos".
Ainda por cima é feriado, o que acontecerá só mais este ano...
No início do século VII, o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de
novembro como "O Dia de Todos os Santos". No século X, a Igreja
dedicou o dia 2 de novembro às almas, em memória de todos os falecidos.
Sabes de onde vem a palavra Halloween? É que Dia de Todos
os Santos diz-se em inglês All Hallows Day. E, como vais descobrir, a
noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma
abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!
Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados (dos Mortos)
passaram a fundir-se numa mesma tradição. Tudo isto se relaciona: os santos, a
vida, a morte, a festa..
Acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à
Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se
saíssem de casa nessa noite.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam
máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam
à solta a tentar apanhar almas vivas. E para manter os espíritos longe de casa,
as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir
de entrar.
Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e os
fantasmas não se dão muito bem... Uns são da noite e das trevas (escuridão e
morte) e a luz significa a vida.
"Pão por Deus"
Celebrar o Dia de Todos os Santos
Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as
crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".
Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!
Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!
Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos
Bolinhos".
Antigamente todas as pessoas iam pedir o "Pão por Deus"
porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa
(comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à
saída ainda lhes davam mais alguma coisa.
Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição. E
mesmo assim, só nas terras mais pequenas.
Sabias que aí é costume neste dia as pessoas confeccionarem broas
para comerem e darem?
Halloween - "trick or treat!"
A tradição de dar doces, guloseimas e frutas veio dos duendes (e
da Irlanda), que eram considerados maus pelos antigos celtas.
Nessa noite eles gostavam de pregar partidas ("tricks")
aos humanos.
Para lhes agradar e evitar as suas maldades, as pessoas deixavam
doces e frutas ("treats") à porta das suas casas.
Daí surgiu a famosa frase "trick ou treat" que dizem as
crianças norte-americanas (e canadianas) quando celebram o Halloween, o
Dia das Bruxas, e pode ser traduzida como "presentes ou partidas".
Já reparaste que esta história do «Pão por Deus» das crianças
portuguesas pedirem à porta das casas é parecida com a das crianças
norte-americanas?
Também para se protegerem deles, os miúdos carregam lanternas feitas
com uma abóbora escavada.
Essas lanternas também se põem à porta de casa, para espantar os
espíritos.
Desde há algum tempo, Portugal tem-se deixado influenciar por
muitos aspectos que não fazem parte da nossa cultura e tem celebrado o Halloween
nas escolas, clubes e até em centros comerciais, mas também deviam olhar
para as tradições que são mais nossas.
(Informação recolhida em
junior.te.pt)
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Encontro com
a escritora – Cristina Maya Caetano
O Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, no âmbito da
comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, recebeu a escritora e
ilustradora Cristina Maya Caetano que apresentou, de uma forma dinâmica e
criativa, o seu livro infantil “Fadinha
Lótus, a procura”.
Assim,
os alunos do Jardim de Infância e 1ºciclo do Polo de Carvalhais, do
Jardim de Infância de Santa Cruz da Trapa, do 1º ciclo da Escola Sede e alguns alunos do
2º ciclo foram envolvidos, de uma forma entusiástica, no enredo da história,
que lhes foi contada, de uma forma mágica, pela autora.
Uma experiência que, sem dúvida, foi inesquecível para todos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)











