sábado, 9 de março de 2013
sexta-feira, 8 de março de 2013
Feira do livro
na escola
A realização de feiras do livro
na escola proporciona um contacto vivo e direto com grande número de títulos
adequados às diferentes idades, incentivando os alunos ao manuseamento, à
apreciação dos livros expostos e à prática de escolhas fundamentadas.
Os professores reconheceram há
muito a vantagem de incentivar os alunos e as famílias a adquirirem livros, que
iniciem ou enriqueçam a sua biblioteca pessoal.
A realização de feiras do livro
na escola, prática comum na biblioteca, tem vários tipos de vantagens:
• Proporciona
um contacto vivo e direto, com grande número de títulos adequados às diferentes
idades.
• Assegura a
presença de novidades, que eventualmente a biblioteca escolar ainda não possua,
e a presença de títulos menos recentes, que já não se encontrem disponíveis em
livrarias ou supermercados, tornando mais amplo o leque de escolhas.
• Incentiva o
manuseamento e a apreciação dos livros expostos, por parte dos alunos, para se
habituarem a fazer escolhas fundamentadas.
• Beneficia do
aconselhamento dos professores, no caso de serem solicitados.
• Possibilita
a compra a preços mais convidativos, graças aos descontos que os fornecedores
(editores ou livreiros) sempre oferecem.
• Permite que
a escola utilize os lucros da feira, para adquirir livros para a biblioteca.
• Abre a possibilidade de mobilizar os pais para que ofereçam livros aos
filhos.
quarta-feira, 6 de março de 2013
segunda-feira, 4 de março de 2013
Encontro com o escritor e
ilustrador
Pedro Seromenho
No
próximo dia 15 de março, pelas 9h30 e 11h00, o Escritor infanto-juvenil e
ilustrador, Pedro Seromenho
apresentará, para todos os alunos do 1º e 2º ciclos da Escola Sede, as obras “A
Estrelinha Pálida,” “A Nascente da Tinta,” “O Reino do Silêncio”, a coleção “Reciclomania”,
uma abordagem pedagógica às questões ambientais e à reciclagem e “Porque é que os animais não conduzem?”.
Esta obra aborda a segurança e prevenção rodoviária e é aconselhada pelo Plano
Nacional de Leitura.
Paralelamente,
o autor que é também ilustrador de algumas das suas obras, realizará um pequeno
ateliê de ilustração, apelando à participação dos alunos, à medida que vai
desenhando, seguindo-se uma sessão de autógrafos.
Embora se tenha formado em Economia, desde muito cedo
demonstrou excecionais apetências pelo universo da escrita e da pintura,
colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador.
sábado, 2 de março de 2013
Autora na Escola - Elisabete
Jacinto
Na próxima Segunda-feira, dia 11 de março, a Escola contará com a presença da autora/piloto Elisabete Jacinto, para mais um Encontro com Escritores.
Elisabete Jacinto, conhecida por ser piloto de ralis, é
também autora dos livros de Banda Desenhada “Os Portugas No Dakar 1”, “Os
Portugas No Dakar 2” e “Irina no Master Rali”, que agora vem apresentar junto
dos nossos alunos e com quem irá partilhar algumas das suas experiências e
histórias.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
SEMANA DA LEITURA 2013
Nesta 7ª
edição da Semana da Leitura, centrada na temática do MAR, o Plano Nacional
de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma
Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco
Popular, lança a todas as escolas o desafio de tornarem a leitura e os livros
presentes em toda a parte.
Entre 11 e 15 de março de 2013, esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
A inscrição
faz-se através do preenchimento de um formulário disponível no SIPNL, a partir do dia 3 de Janeiro de 2013.
O envio dos
trabalhos pela escola sede do agrupamento/ escola não agrupada do(s)
trabalhos(s) selecionado(s), por nível/ciclo de educação ou de ensino realiza-se
no período que decorre entre 1 e 31 de março, para o endereço concursos@pnlonline.net.
Subscrever:
Mensagens (Atom)









