sábado, 16 de março de 2013


A nossa Escola comemorou a SEMANA DA LEITURA, com o mote escolhido "Na Onda das Leituras".
O tema principal foi O MAR...



A poesia irrompeu Alunos e professores mergulharam nas Ondas de Poesia. Uma Maré de Poesia.

 Semana da Leitura 2013

Decorreu na nossa Escola, de 11 a 15 de março, a Semana da Leitura, sempre com a missão de promover o livro e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.
Neste sentido, foram dinamizadas, durante toda a semana, inúmeras e interessantes atividades na Biblioteca Escolar. Alunos, professores e restante comunidade educativa puderam ler, declamar e ouvir recitais de poesia. Conhecemos escritores e contadores de histórias, ouvimos poemas e histórias de autores nacionais e estrangeiros, comprámos livros… Foi uma semana esplêndida!

Zita Leal (biografia)

Nascida em Peniche, a 24 de Julho de 1938, Zita Leal sempre teve uma postura inconformada perante a sociedade. Aos cinco anos de idade veio viver para Aveiro, onde frequentou a Escola Primária da Vera Cruz. Prosseguiu os estudos no Liceu José Estêvão, dedicando grande parte do tempo às "teatradas". O Liceu foi a sua "Escola de Amor ao outro": a visita semanal aos mais carenciados, os berços entregues aos bebés nascidos "quase nas palhinhas", visitas de amizade aos presos, foram ações que levou a cabo na sua juventude, constatando, hoje, que este aprender a solidariedade faz falta nas nossas Escolas.
A enorme aptidão para a Literatura levou Zita Leal a seguir o Curso de Português - Francês na Universidade de Aveiro e, mais tarde, obteve a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Aberta. Lecionou nas Escolas Preparatórias de Ílhavo, Vagos, Mira, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Arcos de Valdevez, Escolas Secundárias n.º 1 e José Estêvão (Aveiro) e, em final de carreira, na EB 2.3 da Gafanha da Nazaré.
Aposentada desde 2005, a sua ligação ao Ensino permanece viva: conta histórias, faz poesia com crianças, dramatizações nas Escolas. Nos últimos anos tem visitado semanalmente a EB 1 da Barra e continua a ser frequente vê-la declamar poesia no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Poesia pois pertencia à Associação Rota da Poesia e integra o Grupo Poético de Aveiro, colaborando regularmente nos eventos culturais realizados pelo Grupo. Dona de um espírito aberto e empreendedor e de uma presença altiloquente, ainda hoje é evidente a paixão que nutre pelo ensino e por todas as crianças às quais reconhece ter tido o prazer de ensinar.
 Aos filhos e netos pretende deixar aquele que considera o mais importante legado de todos, manifesto através da seguinte mensagem: “Vale a pena a vida. Espalhem o amor entre todos e serão felizes!"
 
Encontro com as contadoras de histórias
 
 
  
 


          Nos dias 11 e 12 de março, no âmbito da comemoração da Semana da Leitura, todos os alunos do Agrupamento tiveram o prazer e a honra de ouvir contar histórias e deliciosas sessões de poesia, declamadas pela Professoras Zita Leal (convidada) e Isabel Almeida.
          Os alunos, sempre atentos, aderiram com muito entusiasmo, tomando um papel ativo na atividade e, interagindo com as contadoras de histórias, que estimularam a imaginação e a criatividade dos mais pequenos.
          Um bem-haja às ilustres convidadas, que nos proporcionaram, com mestria, momentos de alegria e de muita aprendizagem, evidenciando como se dá vida a uma história.
          Esta iniciativa foi avaliada pelos participantes como muito interessante.

 


segunda-feira, 11 de março de 2013

 
Leitura e divulgação de obras sobre a temática do mar.



 




Mar

 Tu perguntas, e eu não sei,
eu também não sei o que é o mar.

É talvez uma lágrima caída dos meus olhos
ao reler uma carta, quando é de noite.
Os teus dentes, talvez os teus dentes,
miúdos, brancos dentes, sejam o mar,
um mar pequeno e frágil,
afável, diáfano,
no entanto sem música.

É evidente que minha mãe me chama
quando uma onda e outra onda e outra
desfaz o seu corpo contra o meu corpo.
Então o mar é carícia,
luz molhada onde desperta
meu coração recente.

Às vezes o mar é uma figura branca
cintilando entre os rochedos.
Não sei se fita a água
ou se procura
um beijo entre conchas transparentes.

Não, o mar não é nardo nem açucena.
É um adolescente morto
de lábios abertos aos lábios de espuma.
É sangue,
sangue onde a luz se esconde
para amar outra luz sobre as areias.

Um pedaço de lua insiste,
insiste e sobe lenta arrastando a noite.
Os cabelos de minha mãe desprendem-se,
espalham-se na água,
alisados por uma brisa
que nasce exactamente no meu coração.
O mar volta a ser pequeno e meu,
anémona perfeita, abrindo nos meus dedos.

Eu também não sei o que é o mar.
Aguardo a madrugada, impaciente,
os pés descalços na areia.

Eugénio de Andrade, Poesia toda
 



A Menina do Mar é o primeiro conto de Sophia para a infância e foi editado, pela primeira vez, em 1958.
Tendo a praia como cenário, este conto revela-nos uma história de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar. Cada um vive no seu mundo, o rapaz na terra e a menina no mar, mas a curiosidade de ambos leva-os a querer partilhar essas diferenças: a menina fica a saber o que é o amor, a saudade e a alegria; o rapaz aceita viver com ela no fundo do mar.




sexta-feira, 8 de março de 2013


Feira do livro na escola

A realização de feiras do livro na escola proporciona um contacto vivo e direto com grande número de títulos adequados às diferentes idades, incentivando os alunos ao manuseamento, à apreciação dos livros expostos e à prática de escolhas fundamentadas.
Os professores reconheceram há muito a vantagem de incentivar os alunos e as famílias a adquirirem livros, que iniciem ou enriqueçam a sua biblioteca pessoal.
A realização de feiras do livro na escola, prática comum na biblioteca, tem vários tipos de vantagens:

• Proporciona um contacto vivo e direto, com grande número de títulos adequados às diferentes idades.
• Assegura a presença de novidades, que eventualmente a biblioteca escolar ainda não possua, e a presença de títulos menos recentes, que já não se encontrem disponíveis em livrarias ou supermercados, tornando mais amplo o leque de escolhas.
• Incentiva o manuseamento e a apreciação dos livros expostos, por parte dos alunos, para se habituarem a fazer escolhas fundamentadas.
• Beneficia do aconselhamento dos professores, no caso de serem solicitados.
• Possibilita a compra a preços mais convidativos, graças aos descontos que os fornecedores (editores ou livreiros) sempre oferecem.
• Permite que a escola utilize os lucros da feira, para adquirir livros para a biblioteca.
• Abre a possibilidade de mobilizar os pais para que ofereçam livros aos filhos.

Feira do Livro



quarta-feira, 6 de março de 2013

segunda-feira, 4 de março de 2013


Encontro com o escritor e ilustrador
Pedro Seromenho

No próximo dia 15 de março, pelas 9h30 e 11h00, o Escritor infanto-juvenil e ilustrador, Pedro Seromenho apresentará, para todos os alunos do 1º e 2º ciclos da Escola Sede, as obras “A Estrelinha Pálida,” “A Nascente da Tinta,” “O Reino do Silêncio”, a coleção “Reciclomania”, uma abordagem pedagógica às questões ambientais e à reciclagem e “Porque é que os animais não conduzem?”. Esta obra aborda a segurança e prevenção rodoviária e é aconselhada pelo Plano Nacional de Leitura.
Paralelamente, o autor que é também ilustrador de algumas das suas obras, realizará um pequeno ateliê de ilustração, apelando à participação dos alunos, à medida que vai desenhando, seguindo-se uma sessão de autógrafos.

Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside atualmente.

Embora se tenha formado em Economia, desde muito cedo demonstrou excecionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador.