2 de abril DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL 2013
Cartaz da
autoria de Maria João Worm
Vencedora do
Prémio Nacional de Ilustração em 2012
O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se a 2 de abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. A Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas assinala esta data com a publicação de um cartaz da autoria de Maria João Worm, vencedora da 16.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração. Para celebrar esta data, o IBBY – International Board on Books for Young People convida anualmente um autor para redigir uma mensagem dirigida a todas as crianças do mundo. Tendo por tema «A alegria dos livros à volta do mundo», coube este ano à escritora americana Pat Mora a redação da mensagem:
Mensagem de incentivo à leitura dirigida a todas as
crianças do mundo:
Alegria
dos livros à volta do mundo
Ano: 2013
País: EUA
Tema: A alegria dos livros à volta do mundo
Design Cartaz: Ashley Bryan
Mensagem: Pat Mora
Visita a biblioteca neste dia especial com os pais,
amigos e familiares.
Requisita livros e vive novas aventuras, emoções e peripécias!
Porque ler é prazer, sonhar e saber!
quinta-feira, 21 de março de 2013
José Jorge Letria
MAR PORTUGUÊS
Ó mar salgado, quanto do
teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas
mães choraram,
Quantos filhos em vão
rezaram!
Quantas noivas ficaram
por casar
Para que fosses nosso, ó
mar!
Valeu a pena? Tudo vale a
pena
Se a alma não é pequena.
Quem quere passar além do
Bojador
Tem que passar além da
dor.
Deus ao mar o perigo e o
abismo deu,
Mas nele é que espelhou o
céu.
Fernando
Pessoa As Lágrimas São Netas Do Mar
Vieram dizer ao Mar
que o Sal
andava a portar-se mal.
Quem veio meter
minhocas na cabeça do velho Mar
foi a Areia e a Espuma.
Tudo porque o Sal
era bonito
e não lhes ligava nenhuma.
De queixinha em queixinha,
disseram ao Mar
que o Sal
tinha uma namoradinha.
Chamava-se Gota de Água.
Era linda,
branca, cristalina
e tinha vindo do Céu Azul.
As duas,
com dores de cotovelo,
contaram ao Mar
as conversas de amor
que tinham ouvido
quando o Sal estava a namorar
muito entretido.
Então,
a Areia disse que a Gota de Água
falou assim para o Sal:
Meu bem amado,
se quiseres casar comigo
deixarás de ser salgado.
E a Espuma disse que o Sal respondeu à Gota de Água:
Minha ternura,
por ti deito o salgado fora
e fico uma doçura.
E neste disse-que-disse,
as duas marotas aproveitaram a maré e
de tal maneira
atazanaram o velho,
que os seus cabelos ficaram em pé.
- O Sal virar doçura? – pensou o Pai Mar.
E, ao pensar nisto,
deixou entrar a tristeza e a amargura
no seu imenso coração.
O Pai Mar nem queria acreditar.
Então,
ele,
pai,
criou o Sal, desde catraio até homem feito,
feito para conservar
a beleza e a saúde dos habitantes do seu reino
- os peixes –
e o rapaz queria tornar-se doçaria?
Não podia!!!
Chamou o filho e disse-lhe:
- Filho, tem paciência,
se continuas com o namoro,
considero desobediência.
O Sal
fez ouvidos de mercador,
encolheu os ombros,
e continuou o seu grande amor…
pela Gotinha de Água.
Ao saber
o que o filho tinha decidido,
o Mar ficou bravo,
enraivecido,
tornou-se turbilhão, e foi grande a aflição:
as Ondas andaram numa fona,
os Mexilhões levaram tapona,
a Baleia veio respirar à tona,
um Cavalo-Marinho
tropeçou num penedo e partiu o focinho.
Até uma Gaivota,
de perna manca,
que era vizinha do Mar,
teve de dar à perna para não se afogar.
O velho Mar,
amargurado e furioso,
pôs o filho fora de casa,
em terra.
Mas o sal não se importou.
Casou.
Mas, como não havia casas para alugar,
o Sal e a Gota de Água
foram morar
para os olhos das pessoas.
É por isso
que, quando estamos tristes e amargurados nos nossos corações,
choramos.
E as nossa lágrimas
são salgadas
porque são filhas do Sal e da Gota de Água
e… netas do Mar.
In “Para Sonhar com Borboletas Azuis”
de José Vaz com ilustrações de Luisa Brandão
terça-feira, 19 de março de 2013
Ter um
Pai! É ter na vida
Uma luz
por entre escolhos;
É ter
dois olhos no mundo
Que veem
pelos nossos olhos!
Ter um
Pai ! Um coração
Que
apenas amor encerra,
É ver
Deus, no mundo vil,
É ter os
céus cá na terra!
Ter um Pai ! Nunca se perde
Aquela
santa afeição,
Sempre
a mesma, quer o filho
Seja
um santo ou um ladrão;
Talvez
maior, sendo infame
O
filho que é desprezado
Pelo
mundo ; pois um Pai
Perdoa
ao mais desgraçado!
Ter
um Pai ! Um santo orgulho
Pró
coração que lhe quer
Um
orgulho que não cabe
Num
coração de mulher!
Embora
ele seja imenso
Vogando
pelo ideal,
O
coração que me deste
Ó
Pai bondoso é leal!
Ter
um Pai ! Doce poema
Dum
sonho bendito e santo
Nestas
letras pequeninas,
Astros
dum céu todo encanto!
Ter
um Pai ! Os órfãozinhos
Não
conhecem este amor!
Por
mo fazer conhecer,
Bendito seja o Senhor!
FLORBELA
ESPANCA
José Jorge Letria
Feira do Livro na Biblioteca
A Biblioteca do Agrupamento de Escolas
de Santa Cruz da Trapa promoveu mais uma Feira do Livro, que decorreu de 11 a 15
de março de 2013, destinada a todos os elementos da comunidade escolar.
Durante toda a semana, alunos,
professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e comunidade
puderam visitar a biblioteca e adquirir obras com um desconto de 10% sobre o
preço de capa.
A feira era constituída por livros de
autores portugueses e estrangeiros, de literatura infantil, juvenil e para
adultos.
Esta feira teve como objetivo
sensibilizar a comunidade educativa para a importância da leitura na sua
formação.
A atividade teve uma grande adesão e o
saldo foi bastante positivo.
segunda-feira, 18 de março de 2013
ENCONTRO COM O ESCRITOR E
ILUSTRADOR
PEDRO SEROMENHO
No passado dia 15 de março, os alunos do 1º. e 2º. Ciclos
tiveram a oportunidade de participar num encontro com o escritor Pedro
Seromenho, tendo dinamizado duas sessões de animação da leitura e de
apresentação da sua Obra.
Este
jovem escritor tem um percurso caricato: licenciou-se em economia, mas sentia
que não era feliz na sua profissão. Um dia, decidiu dedicar-se a fazer o que
realmente gostava e tinha paixão: a escrita e a ilustração.
Tem percorrido
muitas escolas, bibliotecas pelo país, criou o seu projeto editorial: A
Paleta de Letras. O seu exemplo de vida mostra-nos, que nem tudo é fácil e
que é preciso persistência para conquistarmos os nossos sonhos.
Foi uma sessão
agradável e descontraída, onde se falou de livros. Estes servem, sobretudo,
para termos prazer e para nos divertirmos. Mas também para sonhar e viajar. E
foi o que aconteceu.
O
Escritor e Ilustrador deliciou todos quantos o ouviram com as suas histórias e
com as suas ilustrações, que nos levaram numa maravilhosa viagem pelo mundo
encantado dos sonhos e da imaginação. Os seus livros mais mágicos nascem
de ideias simples. “Porque é que os
animais não conduzem?” Segundo nos explicou o escritor, a ideia base
para esta história foi fazer uma lista com animais que o autor conhecia e, do
outro, uma lista com os defeitos das pessoas a conduzir. Mas porque é que os
animais não conduzem? Se calhar é porque não têm carta de condução… Aqui fica o
conselho: Não faças como os animais, aprende as regras e os sinais!!!
Os alunos
viajaram ainda por outros mundos fantásticos e
muito divertidos. E que dizer de “Maria
Botelha, a garrafa aventureira”; “O
Palhaço Avaria e o Planeta Bateria”; “Felismina Cartolina e João Papelão” e “Chico Fantástico, Super Herói de Plástico? ” São os quatro
livros que compõem a coleção Reciclomania.
Um livro azul, um verde, um amarelo e outro vermelho são afinal as cores dos
ecopontos. Afinal, é bom termos a mania de reciclar! A magia desta aventura por
quatro mundos de reciclagem é ilustrada por quatro ilustradores, que contam a
viagem à sua maneira. O livro azul é uma história de paixão entre a Felismina
Cartolina e o João Papelão. É uma paródia ao Romeu e Julieta, mas com um final
feliz. A história do livro amarelo passa-se na Poliméria onde vivem os
Polímeros, os plásticos. Neste reino fantástico, as árvores dão frutos em sacos
de plástico, as vacas dão leite em pacotes e até as galinhas põem ovos de
plástico. O livro verde conta a história de uma garrafa, que de tão aventureira
que é, decide mergulhar no rio e viajar até ao mar, mas tinha um problema… é
que não sabia nadar! Mas alguém vai salvar esta garrafa, pois ela vai entrar no
mundo da reciclagem. O último livro que é o vermelho, o das pilhas, leva-nos
até ao espaço onde encontramos as coisas mais estranhas: elefantes com trombas
que são aspiradores.
Depois o autor
falou-nos do seu romance juvenil “900,
História de um Rei ” que ele queria que fosse uma aventura que pudesse
transportar o leitor até há 900 anos atrás, aos tempos medievais. Neste livro,
vamos cavalgando de batalha em batalha e reconstruindo a História de Portugal.
A grande
oportunidade de escrita surgiu, há sete anos atrás, com “ A Nascente de Tinta”.
É o livro que tem mais simbolismo, é o mais mágico e também o mais
autobiográfico. O Gonçalo, protagonista desta história é o Pedro, o escritor,
quando era pequeno, com os seus medos e os seus sonhos. A história começa com
um rapaz que tem umavô que é pescador e, um dia, lhe traz um
búzio. Este búzio transforma-se num mundo secreto. Depois do sucesso do livro “A Nascente de Tinta”, o autor referiu o mundo do sonho e da
imaginação com “O Reino do Silêncio”.
Pedro
Seromenho apresentou-nos o seu mais recente projeto: “A
Grande Fábrica de Palavras”, publicado pela editora do autor, a Paleta de
Letras. Os alunos viajaram por um país onde as pessoas apenas falavam
após engolirem as palavras que queriam dizer. Onde um menino pobre estava
apaixonado, mas por não poder comprar essas palavras, era ultrapassado pelo seu
rival que, com todo o seu dinheiro enchia a sua amada de lindas palavras. Mas,
tal como acontece em todas as histórias, no final os dois ficaram apaixonados e
felizes.
Ao longo da
sessão, o autor falou-nos também da sua outra grande paixão que é ilustrar. Era
um sonho de criança “ Quando for grande, quero ser pinteiro!”-dizia, mas que
não se concretizou de imediato. Lembrou que nada se faz só com inspiração e que
é preciso muito esforço e dedicação para alcançarmos os nossos sonhos.
O diálogo
fácil que naturalmente se estabeleceu com os alunos foi muito animado e
esclarecedor. O mais surpreendente, porém, foi ver nascer, ao vivo, a
ilustração de "A Nascente de Tinta".
Ficámos com a recordação das suas ilustrações, para
podermos navegar em mais uma aventura, porque através da imaginação podemos
chegar onde nós quisermos...
Houve ainda
lugar para as perguntas e curiosidades que, entre admiração e sorrisos,
pareciam não ter fim.
No final, a
sessão de autógrafos e dedicatórias não poderia deixar de ser, como o resto,
única e original.
No final do encontro, deixou-nos de recordação pequenas
ilustrações nas capas dos seus livros, que guardaremos com carinho nas nossas
estantes, ansiando pelo dia em que teremos a oportunidade de o reencontrar.
Ficaram com vontade de espreitar os seus livros? A Biblioteca
Escolar dispõe, no seu fundo documental, de todas as obras do escritor!
Passem por lá e BOAS LEITURAS!
Foi um dia especial porque ficamos a conhecer o autor dos
livros, que nas últimas semanas nos acompanharam em maravilhosas aventuras.
Foi um encontro inesquecível e cheio
de magia!
No fim
todos ficaram com vontade de mais...
Aqui ficam as fotos de uma manhã muito bem passada com o
escritor Pedro Seromenho.
domingo, 17 de março de 2013
Encontro com a escritora Elisabete Jacinto
No âmbito da semana da leitura 2013, a Direção da Escola e a Equipa da Biblioteca
Escolar, em parceria com a Plátano Editora promoveram, no dia onze de março, um
encontro com a escritora Elisabete Jacinto.
A autora do
livro juvenil "Irina no Master Rali" e coautora da Banda Desenhada "Os
Portugas no Dakar I "e os "Os Portugas no Dakar II", conversou
com os alunos das turmas do 7.º, 8.º e 9.º anos.
Graças à já
longa experiência de participação em ralis, a escritora editou até agora três
livros, que se encontraram à venda na Biblioteca Escolar, a preços bem
convidativos. Elisabete Jacinto, geógrafa de formação, é também autora de
vários manuais escolares.
Os relatos da vivência do verdadeiro Dakar entusiasmaram todos aqueles que
assistiram a este encontro.
Com um discurso fluente, imagens apelativas e uma constante solicitação
dos presentes, fez-nos viajar através de África, partilhando as dificuldades e
os triunfos da já longa experiência de participação em ralis.
A sua
simpatia, a clareza do discurso, foram essenciais para prender a atenção dos
alunos e dos professores.
No final da sua apresentação, foram inúmeras e variadas as perguntas, a
que se seguiu uma sessão de autógrafos.
sábado, 16 de março de 2013
ENCONTRO DE LEITURAS
COM OS
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Partilha
de leituras
Pais
e Encarregados de Educação a partilharem leituras na Biblioteca Escolar
A
realização da mais uma Semana da Leitura não ficaria completa sem a colaboração
dos Pais e Encarregados de Educação.
Assim, a
Equipa da Biblioteca Escolar, através da ação dos Diretores de Turma/Professores
titulares do 1º CEB/ Educadoras de Infância, solicitou a colaboração dos Encarregados
de Educação, que quisessem deslocar-se à Biblioteca da Escola (à turma do seu
educando) ler um conto/texto da sua preferência.
O convite
foi aceite, por um elevado número de EE, que assim, trouxeram de casa o livro,
transformando a biblioteca, a sala de aula, num espaço motivador e de incentivo
ao prazer da leitura.
Destacamos,
positivamente, a partilha da leitura entre pais e filhos, a vinda à escola da
família, a cumplicidade entre pares, a promoção do saber ouvir e a troca de
saberes. Ao longo destes dias, a alegria, proximidade e gosto pela leitura
foram fomentados.
A todos os que
participaram e que adoram ler, agradecemos, pois apenas assim, teremos bons
leitores, no futuro.
A Escola promove a
leitura, mas os bons leitores apenas se conseguem, com a participação de todos.