quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

S. Valentim e o Dia dos Namorados
 
Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.
Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...
Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?
Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.
Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.
A cerimónia era um ato perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.
Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.
Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.
Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.
Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.
Inf. recolhida em http://www.junior.te.pt

 
 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014



1.ªFase do Concurso Nacional de Leitura

O objetivo central deste concurso é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. 
Vencedores do Concurso Nacional de Leitura (1ª fase) 
Alunos apurados na 1ª Eliminatória do Concurso Nacional de Leitura do Ensino Básico 

No passado dia 15 de janeiro, pelas 12.00h, no auditório da escola, realizaram-se as provas da 1ª Eliminatória do Concurso Nacional de Leitura do 3º Ciclo, que contou com a participação de trinta alunos. 
As alunas vencedoras da primeira fase do Concurso Nacional de Leitura no nosso Agrupamento são:

Alexandra Monteiro - turma 7ºB
Ana Filipa Rodrigues - turma 7ºB
Diana Pereira - turma 8ºB

Estas alunas representarão o Agrupamento na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, a realizar durante o 3.º período.
Parabéns às vencedoras e a todos os participantes!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Encontro com o escritor António Mota

Encontro com o escritor António Mota

Nos dias 4 e 5 de dezembro, o escritor António Mota esteve na Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa e no Polo Pedagógico de Carvalhais, a convite da Biblioteca Escolar.              
Durante dois dias, todos os alunos do Agrupamento tiveram o privilégio de conhecer este autor. Previamente, os alunos leram várias obras do escritor e fizeram trabalhos sobre as mesmas. Havia vários tipos de trabalhos: poemas, ilustrações, resumos, recontos, entre outros, que decoraram a sala onde decorreu o encontro com o escritor.
As sessões iniciaram-se com declamações feitas pelos alunos, de poemas do autor e outros feitos por eles, a que se seguiu uma agradável conversa, onde o escritor falou acerca dos seus livros, das suas vivências e leu alguns dos seus textos
António Mota revisitou a sua infância e deu-nos a conhecer como surgiram algumas das suas mais conhecidas obras. Falou-nos também do seu próximo livro que aguardamos com alguma ansiedade.
As quatro sessões foram muito participadas pelos alunos e o escritor António Mota conseguiu, através do seu entusiasmo e da sua capacidade de comunicação, envolver os presentes e motivá-los para o prazer da leitura, da escrita e desenvolver a criatividade.
No final de cada uma das sessões, o nosso convidado autografou alguns dos seus livros e os trabalhos realizados pelos alunos.
            A autenticidade do autor, a simplicidade afetiva no contacto com o público escolar e os momentos de leitura proporcionados, permitiram aos alunos momentos intensos e enriquecedores, que ficarão certamente na memória dos pequenos leitores. O escritor conquistou as nossas crianças e jovens com a magia das palavras, proporcionando momentos culturalmente enriquecedores para todos os que assistiram a esta atividade.
Aos discentes foi dada a oportunidade de obterem respostas para as várias curiosidades em torno das obras publicadas e da forma como as escreve.
António Mota é atualmente um dos escritores mais lidos e premiados da literatura infantojuvenil, com mais de oito dezenas de livros publicados.
A sua vasta obra foi em grande parte selecionada pelo Plano Nacional de Leitura.
O evento contou com a presença da Vereadora da Cultura do Município de S. Pedro do Sul, Dra. Teresa Sobrinho, promotora também desta iniciativa e da direção do Agrupamento.
O nosso agradecimento especial ao representante da editora Gailivro, Paulo Neto, pelo trabalho de aproximação das nossas escolas aos escritores de literatura infantojuvenil.
A equipa da BE/CRE agradece a participação e empenho de todos os que contribuíram para que estes dias fossem um sucesso.
      Estas são as imagens que vão permanecer na nossa memória.