quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Novidades

Novidades na Biblioteca



Sinopse
 
 
O Livro dos Corações visa constituir-se como um (singelo, mas sentido) contributo para a exploração, junto dos primeiros leitores, da temática da afetividade entre as crianças e os respetivos pais, avós e irmãos. Temática esta ainda pouco explorada na literatura para a infância que se publica em Portugal. E, de facto, num período em que cada vez mais se reclama uma maior presença da família na vida e na própria educação das crianças, é urgente incentivar os mais novos a olhar, com olhos de ver, para os mais velhos como uma peça-chave de qualquer núcleo familiar.
 
 
Sinopse
 
O amor faz bem a tudo e torna a nossa vida mais bela. Mas será possível definir o amor nas várias maneiras de o sentir e de o partilhar, tentando chegar aos mais pequenos e também aos mais crescidos? É o que José Jorge Letria faz neste livro que é bom para ler e dar às pessoas de quem gostamos e que nos enchem o coração de ternura, num tempo tão cheio de egoísmo, incerteza e medo. Vamos todos pensar e dizer que o amor é a melhor maneira de salvarmos este mundo e de o fazermos viver em paz.
 
 
 
 
Sinopse
 
«Com mil mozarelas, esta manhã o meu despertador não funcionou… magoei a cauda, um dedo, o ombro, a pata… o meu jornal não foi distribuído… a minha casa ficou alagada! Enfim, correu-me mesmo tudo mal, enquanto não encontrei uma certa roedora, verdadeiramente especial!»








 
 
 
Sinopse
 
Com texto de Virginie Hanna e encantadoras ilustrações de Véronique Hermouet, Bilhetinhos de Namorados junta-se aos dois anteriores livros da mesma série - Beijinhos, Beijinhos e Gosto de Ti.
«O que é um namorado? - Não sabes? Um namorado é...» e assim se inicia a história entre uma rapariga e um rapaz que partilham um com o outro a ideia que têm sobre os seus respetivos namorados. Um livro concebido com ternura para crianças na idade em que os primeiros anos de escola são palco de empolgantes descobertas.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014


 
Eugénio de Andrade

Portugal
 1923 // 2005

Poeta


Urgentemente


 

É urgente o amor
É urgente um barco no mar
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos, muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.
Eugénio de Andrade, in “Até Amanhã”




Luís Vaz de Camões 

Portugal 
1524 // 1580 
Poeta

 
Amor é um Fogo que Arde sem se Ver
 
 

 
 
Amor é um fogo que arde sem se ver;
 É ferida que dói, e não se sente;
 É um contentamento descontente;
 É dor que desatina sem doer.
 É um não querer mais que bem querer;
 É um andar solitário entre a gente;
 É nunca contentar-se e contente;
 É um cuidar que ganha em se perder;
 É querer estar preso por vontade;
 É servir a quem vence, o vencedor;
 É ter com quem nos mata, lealdade.
 Mas como causar pode seu favor
 Nos corações humanos amizade,
 Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"
 




Florbela Espanca
Portugal
1894 // 1930
Poetisa


Amar!
 
 
 
 
Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente...
Amar! Amar! E não amar ninguém!
Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!
Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!
E se um dia hei de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...
Florbela Espanca, in "Charneca em Flor"





quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

S. Valentim e o Dia dos Namorados
 
Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.
Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...
Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?
Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.
Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.
A cerimónia era um ato perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.
Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.
Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.
Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.
Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.
Inf. recolhida em http://www.junior.te.pt

 
 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014



1.ªFase do Concurso Nacional de Leitura

O objetivo central deste concurso é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. 
Vencedores do Concurso Nacional de Leitura (1ª fase) 
Alunos apurados na 1ª Eliminatória do Concurso Nacional de Leitura do Ensino Básico 

No passado dia 15 de janeiro, pelas 12.00h, no auditório da escola, realizaram-se as provas da 1ª Eliminatória do Concurso Nacional de Leitura do 3º Ciclo, que contou com a participação de trinta alunos. 
As alunas vencedoras da primeira fase do Concurso Nacional de Leitura no nosso Agrupamento são:

Alexandra Monteiro - turma 7ºB
Ana Filipa Rodrigues - turma 7ºB
Diana Pereira - turma 8ºB

Estas alunas representarão o Agrupamento na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, a realizar durante o 3.º período.
Parabéns às vencedoras e a todos os participantes!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Encontro com o escritor António Mota

Encontro com o escritor António Mota

Nos dias 4 e 5 de dezembro, o escritor António Mota esteve na Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa e no Polo Pedagógico de Carvalhais, a convite da Biblioteca Escolar.              
Durante dois dias, todos os alunos do Agrupamento tiveram o privilégio de conhecer este autor. Previamente, os alunos leram várias obras do escritor e fizeram trabalhos sobre as mesmas. Havia vários tipos de trabalhos: poemas, ilustrações, resumos, recontos, entre outros, que decoraram a sala onde decorreu o encontro com o escritor.
As sessões iniciaram-se com declamações feitas pelos alunos, de poemas do autor e outros feitos por eles, a que se seguiu uma agradável conversa, onde o escritor falou acerca dos seus livros, das suas vivências e leu alguns dos seus textos
António Mota revisitou a sua infância e deu-nos a conhecer como surgiram algumas das suas mais conhecidas obras. Falou-nos também do seu próximo livro que aguardamos com alguma ansiedade.
As quatro sessões foram muito participadas pelos alunos e o escritor António Mota conseguiu, através do seu entusiasmo e da sua capacidade de comunicação, envolver os presentes e motivá-los para o prazer da leitura, da escrita e desenvolver a criatividade.
No final de cada uma das sessões, o nosso convidado autografou alguns dos seus livros e os trabalhos realizados pelos alunos.
            A autenticidade do autor, a simplicidade afetiva no contacto com o público escolar e os momentos de leitura proporcionados, permitiram aos alunos momentos intensos e enriquecedores, que ficarão certamente na memória dos pequenos leitores. O escritor conquistou as nossas crianças e jovens com a magia das palavras, proporcionando momentos culturalmente enriquecedores para todos os que assistiram a esta atividade.
Aos discentes foi dada a oportunidade de obterem respostas para as várias curiosidades em torno das obras publicadas e da forma como as escreve.
António Mota é atualmente um dos escritores mais lidos e premiados da literatura infantojuvenil, com mais de oito dezenas de livros publicados.
A sua vasta obra foi em grande parte selecionada pelo Plano Nacional de Leitura.
O evento contou com a presença da Vereadora da Cultura do Município de S. Pedro do Sul, Dra. Teresa Sobrinho, promotora também desta iniciativa e da direção do Agrupamento.
O nosso agradecimento especial ao representante da editora Gailivro, Paulo Neto, pelo trabalho de aproximação das nossas escolas aos escritores de literatura infantojuvenil.
A equipa da BE/CRE agradece a participação e empenho de todos os que contribuíram para que estes dias fossem um sucesso.
      Estas são as imagens que vão permanecer na nossa memória.