terça-feira, 8 de abril de 2014

Inácio Nuno Pignatelli no
Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa

Feira do livro/Encontro com o escritor  

No dia 3 de abril, o escritor Inácio Nuno Pignatelli esteve na Escola Sede de Santa Cruz da Trapa, para apresentar os livros: Lembranças da Chuva, O pastor de nuvens /O fotógrafo do passarinho e Era uma vez o abade de Priscos, atividade inserida na Semana da Leitura, com o objetivo de promover o livro e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.          
Nos dias que antecederam a visita, todos os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento realizaram diversos trabalhos relacionados com o escritor e com a sua obra. Estes começaram com pesquisas na Internet, para que todos ficassem a conhecer o escritor que iam receber, seguindo-se a leitura e exploração dos seus livros.
Depois de ficarem a conhecer as histórias, realizaram-se trabalhos de ilustração e reconto. A receita do Pudim do Abade de Priscos foi também explorada.
No dia da visita, os alunos puderam ouvir as histórias contadas pelo próprio Inácio Pignatelli, a quem colocaram diversas perguntas, procurando completar as informações que já possuíam acerca da sua vida e obra.
O escritor conquistou os nossos alunos com a magia das palavras, proporcionando momentos culturalmente enriquecedores, para todos os que assistiram a esta atividade.
No final de cada uma das sessões, o nosso convidado autografou alguns dos seus livros e os trabalhos realizados pelos alunos.
A equipa da BE/CRE agradece a participação e o empenho de todos.


Registamos alguns momentos desta visita.


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Semana da Leitura 2014

Decorreu na nossa Escola, de 31 a 4 de abril, a Semana da Leitura, sempre com a missão de promover o livro e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.
Neste sentido, foram dinamizadas, durante toda a semana, inúmeras e interessantes atividades na Biblioteca Escolar, para Alunos, Professores e restante Comunidade Educativa.
Conhecemos escritores, ouvimos histórias de autores nacionais, comprámos livros… Foi uma semana esplêndida!
A toda a comunidade escolar, aos professores, que disponibilizaram as suas aulas e acompanharam os discentes das diferentes turmas convidadas a participar, agradecemos a colaboração e o interesse manifestado.
É de louvar, mais uma vez, o firme empenho de todo o pessoal docente e não docente envolvido, nas atividades desta semana
Desta forma, considerámos que a nossa missão tem sido levada a cabo, graças ao empenho de todos, bem como ao apoio e compreensão da Direção da Escola.
Estas iniciativas revelaram-se muito positivas, uma vez que os alunos aderiram com grande entusiasmo e interesse.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Encontro com a Professora
Filomena Pires



terça-feira, 1 de abril de 2014

Encontro com a contadora de histórias 
Ana Pereira


Comemoração do dia da Mulher

Exposição dos 40 anos de vida do MDM

    O Movimento Democrático de Mulheres celebra 40 anos “40 anos de vida, uma história com futuro” é o título da exposição, da responsabilidade do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), que esteve patente na Biblioteca Escolar, durante o mês de março. 
    Nesta exposição foram apresentados 22 cartazes acerca do Movimento Democrático de Mulheres que procuraram dar testemunho do passado da organização de mulheres mais antiga de Portugal, do seu percurso histórico, da sua capacidade interventiva e transformadora na defesa dos direitos das mulheres e da sua emancipação. 
    Acompanhava esta exposição um conjunto de Mantas de Retalhos da responsabilidade do MDM – Viseu, o resultado de um projeto que visa criar um espaço de reivindicação e tomada de consciência de direitos. 
    Esta exposição foi visitada por todos os alunos do segundo e terceiro ciclos. 
    Estes alunos tiveram ainda oportunidade de participar numa ação de sensibilização para a “Igualdade de Género”, dinamizada pela Professora Filomena Pires, na semana da leitura.








segunda-feira, 31 de março de 2014

“Comemoração dos
40 anos do 25 de abril”


quarta-feira, 26 de março de 2014


Através destes encontros, o Professor Jorge Rio Cardoso procurará elucidar:
- Os alunos sobre os principais problemas do insucesso escolar, que residem na falta de metodologias eficazes, revelando-lhes métodos simples de como organizar o estudo, comportar-se na escola, evitar os erros frequentes e preparar as avaliações, conciliando a vida escolar com a componente familiar e social da adolescência.
- Os professores sobre as metodologias mais inovadoras para cativar o aluno, as formas de envolver a sua família e a própria comunidade, fazendo-os ainda perceber como podem cooperar com os seus pares e, em simultâneo, integrar-se da melhor forma, no grande projeto de escola;
- Os pais para entenderem que a educação e a formação dos alunos têm também a sua base na família, cujo papel é fundamental, para o acompanhamento dos alunos.
Desde 2008, que o Escritor Jorge Rio Cardoso, com o seu inovador livro O Método Ser Bom Aluno – ‘Bora Lá?, abraçou a causa de combate ao insucesso e abandono escolar.
Tem percorrido centenas de escolas portuguesas conseguindo, com sucesso assinalável, cativar muitos alunos para o desafio do conhecimento.
O Escritor Jorge Rio Cardoso, com o seu inovador livro O Método Ser Bom Aluno – ‘Bora Lá?, abraçou a causa de combate ao insucesso e abandono escolar.
Desde 2008, tem percorrido centenas de escolas portuguesas, conseguindo, com sucesso assinalável, cativar muitos alunos para o desafio do conhecimento.
Em 2013, lançou o livro O Professor do Futuro. A figura do professor é um elemento chave na transmissão do conhecimento. Jorge Rio Cardoso, o autor de O Professor do Futuro, coloca a figura do professor no centro do processo de aprendizagem.