terça-feira, 31 de maio de 2016

Encontro com Carlos Almeida, 
professor, escritor e artista plástico


CARLOS ALMEIDA nasceu em Lisboa em 1960. Com raízes culturais e familiares sedeadas em Santa Cruz da Trapa, no concelho de S. Pedro do Sul. Vive desde 1987, em Viseu, onde divide a sua atividade profissional entre professor de História do 3º ciclo e dirigente associativo/animador cultural na Associação GICAV (que ajudou a fundar), e onde tem colaborado como Diretor do Festival Internacional de Banda Desenhada de Viseu (desde a década de 80), entre outras funções interventivas e de dirigente. 
Representante do GICAV na Comissão de Honra do Festival de Banda Desenhada da Amadora; colaborador em diversos projetos na área da BD e cartoon; júri dos Prémios Anim´Arte e das Marchas de Santo António de Viseu. Foi em Santa Cruz da Trapa que se iniciou nas lides culturais e nas artes plásticas, fundando a Associação ARCA nos anos oitenta, quando começou, também, a escrever os primeiros textos poéticos, nos intervalos das atividades da Licenciatura em História. A descontinuidade temática e o experimentalismo técnico caracterizam a sua produção artística e literária, saltitando no tempo e nos espaços, como numa encruzilhada de indecisões ao sabor dos instantes e dos sentimentos. Possui obras artísticas em várias coleções particulares, no país (Lisboa, Porto, Coimbra, Algarve, Viseu, Pombal, Tramagal, Peniche, Carregal do Sal, S. Pedro do Sul, Avanca,..).e no estrangeiro (Argentina, França, Grécia, Áustria, Canadá e EUA). 
Paralelamente ao gosto pela escrita, apresentou exposições em Lisboa, Castelo Branco, Tramagal, Óbidos, Termas de S. Pedro do Sul, Nelas, Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Penalva do Castelo, Tondela, para além de variadas mostras individuais e coletivas em Viseu, desde 1987 (III Salão Pintura da Feira de S. Mateus).
No campo das letras, existem editados pela Associação GICAV dois pequenos trabalhos de Poesia, Verso ante Verso e Alma Penada, e duas coletâneas de Contos Atos de Necessidade e Histórias que Chegam a Ser Comoventes…ou a Redundância do Passado; existem ainda os trabalhos poéticos Versos Concêntricos, editado pelas Edições Sagesse, Ode à cidade de Viseu (Quartzo editora-2013) Santa Cruz da Trapa Verso E Reverso (Quartzo editora-2013) 
 Participou nas coletâneas Poesia Contemporânea, e Antologia Poética - Viseu 2011 e Concurso Nacional de Poesia 2014. Colaborou com a Revista Anim´Arte e jornais/revistas locais e nacionais.
 Em 2016, publicou os livros A Osmose do Ser e Histórias do Mar... e outras histórias que um dia hei de inventar...



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.