Projetos

 

«10 Minutos a Ler» é um projeto financiado pelo Plano Nacional de Leitura que pretende proporcionar momentos para os alunos lerem textos da sua preferência, em suporte papel, procurando instituir no quotidiano dos jovens a atividade diária da leitura por prazer.
No AE de Santa Cruz da Trapa está a ser implementado em todas as turmas de 2.º e 3.º Ciclos e temos como objetivo envolver diferentes disciplinas de forma a implementar os 10 minutos a ler, pelo menos uma vez por semana em cada turma.


Projeto "10 minutos a ler" AESCT 2021/2022

Projeto "10 minutos a ler" AESCT 2022/2023





No AESCT, a professora bibliotecária dinamiza sessões de hora do conto nas turmas da EPE e do 1.º Ciclo. Trata-se  de sessões regulares de conto, leitura e exploração de histórias, livros, imagens e textos de diferentes tipologias. Na EBI são, no mínimo três sessões por período, num total de nove sessões em cada turma e três sessões anuais nas escolas sem biblioteca.




 


O projeto Escola a ler, da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, integra o Plano Escola + 21|23 e visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito destas medidas. 

No AE de Santa Cruz da Trapa estão a ser implementadas as ações 1.1 Leitura orientada; 1.4. Vou levar-te comigo!; e 1.5. Livr’ à mão (inscrição).

A Leitura Orientada em Sala de Aula tem o propósito de criar um espaço e um tempo para progredir na aprendizagem da leitura e da escrita, aprofundando a compreensão e a capacidade leitoras - ler, ler bem, ler melhor, de forma fluente e prazerosa.

Dossiê técnico pedagógico de suporte à ação escola a ler pode ser consultado aqui. 

Tem como objetivo apoiar a implementação do programa Escola a Ler no AESCT, funcionando como um repositório/portefólio agregador dos materiais produzidos e das atividades desenvolvidas - evidências;

Apoiar e implementar o PADDE, nomeadamente no seu objetivo de promoção de estratégias e ações integradoras do digital que permitam melhorar a qualidade do trabalho realizado; selecionar, produzir, disponibilizar e divulgar Recursos Educativos Digitais (RED) para apoiar a leitura orientada em sala de aula (uma ação do PADDE).

De forma a criar condições para a implementação do projeto no AE de Santa Cruz da Trapa foram adotados algumas medidas como: a criação das disciplinas de  Oferta Complementar “Oficina de leitura e escrita” no 1.º C e “Sonhar a Escola” no 3.º C; a divulgação, no ínio do ano letivo, da planificação anual da “Hora do Conto” para a EPE e 1.ºC; a articulação curricular com a biblioteca escolar e nos Domínios da Flexibilidade e Autonomia Curricular.


(re)ler com a Biblioteca - "Semear Aprendizagens, Recolher Conhecimento” é um projeto financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares, com 750€ (fundo documental e visita de estudo à Quinta da Mata Sustentável), em articulação com os docentes do primeiro ciclo e da equipa “Semear a Ciência”, com vista à recuperação das aprendizagens / Plano 21|23 Escola+ (3.1.).

Foi implementado no ano letivo 2021/2022.