terça-feira, 27 de março de 2018

Encontro com o escritor Pedro Leitão



No passado dia 20 de março, decorreu, uma vez mais, um Encontro com Escritores, destinado a todas as crianças do Pré-escolar e alunos do 1.º ciclo. Desta vez com o escritor e ilustrador Pedro Leitão, que proporcionou, em cada uma das sessões, uma experiência de leitura / conto e de ilustração, muito enriquecedora.
Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade única, para contactar com um autor português, divulgar a sua arte e explorar uma tipologia textual - a Banda Desenhada - que não é habitualmente muito explorada na escola, com o objetivo de promover o gosto pelo livro, pela leitura e escrita.
O autor, através da projeção dos seus livros, interagiu muito com os alunos e conseguiu manter a sua atenção e entusiasmo, convidando-os a participarem.
O escritor ficou encantado com o trabalho realizado e afirmou, que esta atividade não seria possível, sem o apoio dos docentes envolvidos e da animadora, Inês Marques, que apresentou a dramatização da obra: O Herói da Capa Preta, representada pelos alunos do 2º, 3º e 4ºanos.
Depois, foi tempo para apreciar o verdadeiro génio da ilustração em ação, construindo um pequeno mural, em papel de cenário, onde as personagens da coleção ganharam destaque.
Finalmente, as crianças adquiriram exemplares da obra de Pedro Leitão, que prontamente autografou e personalizou os livros, com um desenho sugerido pelos alunos.
Uma nota especial para a presença de diversos encarregados de educação, nas duas sessões, a quem agradecemos.
Este encontro foi promovido pela biblioteca escolar, com o apoio da representante da editora Leya, Dra. Maria Botelho. É sempre bom promover a vinda de escritores à escola, pois são sempre momentos marcantes na vida escolar. Quem lê mais, está mais preparado para a vida.
        Da nossa parte, resta-nos agradecer a sua presença e a simplicidade com que nos brindou, conseguindo proporcionar-nos momentos muito agradáveis.
       Os nossos agradecimentos a todos os professores, alunos e assistentes operacionais, envolvidos na organização desta iniciativa e que se empenharam na realização e sucesso da mesma.

          







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.