11 alunos e famílias participaram na atividade “Vamos fazer um livro?” - 2024/2025. Este ano, o desafio consistiu em escrever um texto original baseado na vida ou na obra de Luís Vaz de Camões, uma forma de celebrar os 500 anos do nascimento deste poeta épico. Ultrapassadas as várias fases, poderão consultar os ebooks realizados no blogue da biblioteca.
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Avaliação da Biblioteca Escolar - envio de questionários
É neste contexto que se apela ao preenchimento do questionário que poderá receber no seu correio eletrónico, proveniente da Rede de Bibliotecas Escolares (de avaliacao@rbe.mec.pt com o assunto: Avaliação da biblioteca escolar).
Agradecemos a sua
colaboração.
Santa Cruz da Trapa, 3 de abril
de 2025
A biblioteca escolar
terça-feira, 1 de abril de 2025
Encontro intergeracional: “Declamar e (en)cantar na Biblioteca Escolar” + Boccia
No dia 31 de março, segunda-feira, recebemos os utentes da Associação ARCA no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa para mais um enriquecedor encontro intergeracional, no âmbito da Semana da Leitura e da Festa da Primavera.
Principiou-se com a atividade “Declamar e (en)cantar na Biblioteca Escolar”, onde os mais velhos assistiram à apresentação do jogral “Luís, o poeta salva a nado o poema”, de Almada Negreiros. Os alunos do 2.º e do 4.º ano, caracterizados de Camões, não pouparam esforços para arrancar os aplausos do estimado público. Os mais velhos também trouxeram as suas poesias e sábios conselhos.
Seguindo a máxima "Mente sã em corpo são", os utentes receberam um doce miminho e seguiram para o Ginásio, para disputar uma partida de Boccia com alunos dos 1.º e 3.º ano. Aí contámos com a preciosa colaboração do professor Mário, que dinamizou a atividade.
O encontro terminou com um momento musical oferecido pelo clube de música: o Tiago e o Rodrigo do 8.ºB, o Dinis, o António e o João do 9.ºA. Ficaram os elogios e a alegria partilhada, e a promessa de novos encontros.
Poesia à mesa 2025
No primeiro dia da Semana da Leitura, os alunos de 9.º
ano, com a orientação da animadora Inês Marques, prepararam um almoço especial,
em que o acompanhamento principal foi a poesia. Selecionaram um conjunto de
poemas de Luís Vaz de Camões que transcreveram para os individuais que cobriam
os tabuleiros da cantina e leram-nos enquanto os colegas almoçavam.
A energia contagiou muitos dos alunos
mais novos, que também quiseram declamar ao microfone outros poemas. Foi assim
a segunda edição do Poesia à mesa, que merece ser repetida!
Subscrever:
Mensagens (Atom)