segunda-feira, 28 de abril de 2025

PASSAR EM REVISTA - vencedores do 2.º período

 

 

Os vencedores do passatempo mensal “PASSAR EM REVISTA” do segundo período foram:

Constança Silva, 6.ºB - vencedora de janeiro
Pedro Figueiredo, 6.ºB - vencedor de fevereiro
Ana Sofia Soares, 6.ºB  - vencedora de março


Continua a ler e tenta a tua sorte nos próximos meses.

Ler faz bem e pode dar prémios.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Encontro inspirador com Isabel Silvestre

 

Isabel Silvestre honrou-nos com a sua presença no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa para um encontro com os alunos do 2.º ciclo, no dia 2 de abril de 2025. O encontro foi preparado pela professora bibliotecária e por três alunas de Manhouce: Sónia Duarte e Ana Catarina, do 8.ºB, e Leonor Dias, do 7.ºA, desde a realização do convite até à escolha das canções e à sua interpretação. Os colegas poderiam ter-lhes entregue o prémio de revelação, pois muitos não conheciam o seu talento.

O evento que decorreu na Biblioteca Escolar foi um verdadeiro momento de inspiração e partilha da palavra dita e cantada. Isabel Silvestre respondeu a perguntas sobre a sua carreira e sobre a importância do cantar e do aprender através do canto. E, acima de tudo, fez o que melhor sabe: cantou e pôs toda a plateia a cantar (Pronúncia do Norte, Senhor da Pedra, A Gente Não Lê, Ó Zé) com o acompanhamento dos professores de música à viola, partilhando o amor pela sua terra e pela arte. Ela conseguiu transmitir a todos os alunos o seu amor pelas cantigas e a alegria que a música é capaz de proporcionar, deixando uma marca profunda no coração de todos os presentes.






Encerramento da Semana com o Jogral “Luís, o poeta salva a nado o poema”

 

Para encerrar com chave de ouro a Semana da Leitura, os alunos do 2.º e do 4.º ano voltaram a apresentar, com grande entusiasmo, o jogral “Luís, o poeta salva a nado o poema”, um poema de Almada Negreiros.

Caracterizados de Camões, os alunos não pouparam esforços e, com talento e dedicação, cativaram todos os presentes com a sua performance.

O evento contou ainda com um discurso inspirador do diretor da escola, que parabenizou todos os envolvidos na Semana da Leitura e Festa da Primavera e reforçou a importância da literatura e da expressão artística na formação dos alunos.

Este momento de partilha e celebração da leitura foi o culminar de uma semana recheada de atividades literárias e culturais, que valorizou a leitura como uma ferramenta poderosa na formação de cidadãos críticos e criativos.

Apresentação dos trabalhos dos alunos “Vamos fazer um livro?”

 A apresentação dos trabalhos dos alunos no âmbito do projeto “Vamos fazer um livro?” decorreu no último dia da Semana da Leitura, assinalando a conclusão da última fase do projeto.

Os alunos, com grande orgulho, apresentaram os seus trabalhos/livros, tanto em formato papel como em e-books, aos seus colegas do 1.º Ciclo. Os participantes ampliaram o seu conhecimento sobre a vida e obra de Camões, ao mesmo tempo que desenvolveram a sua capacidade de expressão.

“Vamos fazer um livro?” é um projeto de escrita e ilustração da Biblioteca Escolar, desenvolvido em articulação com os alunos do 1.º Ciclo da EBI e as famílias. O projeto é desenvolvido em 4 fases ao longo do ano:

1.ª ETAPA – Escrita do texto e escolha de um título atrativo (alunos e famílias); 2.ª ETAPA – Revisão do texto, escrita da biografia, paginação do livro e impressão (Biblioteca e alunos); 3.ª ETAPA – Conceção da capa e ilustração (alunos e famílias); 4.ª ETAPA – Realização do e-book e divulgação (Biblioteca, turmas, famílias).

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Entrega de prémios - Top Leitor - 2.º período

 

No último dia de aulas, foram entregues os prémios e as lembranças aos alunos que requisitaram mais livros na Biblioteca Escolar ao longo do 2.º período.

Top Leitor – 1.º ano

Matilde Malta (60 requisições)

Kushum Lamianne

Miguel Neves

Iara Silva

Mara Tavares

Lourenço Tavares

Top Leitor – 2.º ano

David Campos (52 requisições)

Gabriel Correia (32 requisições)

Gabriela Oliveira

Raphael Amaral

Top Leitor – 3.º ano

José Diogo

Top Leitor – 4.º ano

Eunice Vasconcelos

Fátima Beatriz

Leituras Partilhadas - Encontros Poéticos entre Turmas

 

Na semana da leitura, a biblioteca foi palco de dois Encontros Poéticos entre turmas de anos letivos diferentes (5.ºB e 6.ºA; 5.ºA e 6.ºB). Durante os encontros, todos os alunos partilharam a leitura de poesias, numa verdadeira celebração da palavra e oportunidade de desenvolvimento da expressão pessoal. Algumas leituras despertaram a reflexão sobre o significado dos textos.

Num dos encontros, contamos com a participação do professor de música, Rui Oliveira, que, com a sua viola, proporcionou algumas interpretações coletivas, onde todos cantaram a uma só voz.

As partilhas não só permitiram conhecer novos livros, textos e autores, mas, sobretudo, proporcionaram boas emoções.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Tertúlia/Chá Literário: Reflexões de Camões


Na quarta-feira, 2 de abril, a meio da Semana da Leitura e da Festa da Primavera, realizou-se uma tertúlia na biblioteca, à semelhança dos anos anteriores. A atividade contou com a participação de docentes dos 2.º e 3.º ciclos e da terapeuta da fala do agrupamento de escolas.

A professora bibliotecária convidou a professora Teresa Cidra para moderar a tertúlia, seguindo as orientações do projeto INCLUD-ED. Para assinalar os 500 anos de Luís Vaz de Camões e o mês da liberdade, cada participante recebeu um texto na cadeira onde se sentou, e, a partir da leitura integral ou de um excerto significativo, partilhou os seus pensamentos e reflexões.

Durante o evento, partilharam-se leituras, ideias e até preocupações. O Chá Literário foi acompanhado de chá, bolo e amêndoas, e contou com um momento musical proporcionado pela professora Célia Rocha e pela terapeuta da fala Rita Campos, que cantaram o poema "Verdes são os campos".

Além de celebrar a literatura, a tertúlia contribuiu para fortalecer o sentimento de pertença à comunidade escolar, proporcionando a todos uma dose de motivação extra para enfrentar as exigentes tarefas que marcam o final do período.

Hora do conto bilingue e Tongue Twisters animam a Biblioteca

 

No passado dia 3 de abril, no âmbito da Semana da Leitura e da Festa da Primavera do Agrupamento, a biblioteca da nossa escola encheu-se de entusiasmo e curiosidade com a atividade “Hora do conto bilingue e Tongue Twisters" dinamizada pelas Professoras Lurdes Cardoso e Teresa Albuquerque especialmente dirigida aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Durante esta sessão, os alunos tiveram a oportunidade de revisitar o livro "Não, David" de David Shannon, já conhecido de muitos, mas desta vez com uma novidade: a leitura foi feita em português e em inglês. A professora de Inglês deu voz à versão inglesa da história, proporcionando uma experiência divertida e enriquecedora de contacto com a língua inglesa num contexto literário.

Após a “hora do conto”, os alunos do 3.º ano brilharam ao apresentar os seus trabalhos criativos — ilustrações originais de trava-línguas em inglês, os famosos "tongue twisters". Estes trabalhos, que conjugam criatividade com aprendizagem linguística, encontram-se agora em exposição na parede da entrada da biblioteca, para que toda a comunidade escolar possa apreciá-los.

Esta iniciativa não só promoveu o gosto pela leitura, como também incentivou o desenvolvimento de competências linguísticas de forma lúdica, despertando o interesse dos alunos pelo inglês desde cedo.







Encontro com a professora e autora Matilde Pinto

 

No dia 3 de abril, a nossa Biblioteca Escolar recebeu a professora e autora Matilde Pinto para a apresentação do seu mais recente livro, "Trilogia: Português, História e Cidadania", aos alunos das turmas 5.ºA, 5.ºB e 6.ºA. Durante a sessão, a autora cativou e desafiou os alunos a refletirem sobre a importância dessas três áreas no seu desenvolvimento. A Trilogia é uma forma de conectar diferentes disciplinas e de mostrar aos alunos como essas áreas se interligam na vida quotidiana e no exercício da cidadania.

Durante o encontro, a autora partilhou excertos do livro, promovendo a reflexão, interpretação e compreensão de diferentes temas. A sessão foi muito dinâmica, com os alunos a desempenharem um papel ativo, tanto nas leituras quanto nas perguntas, contribuindo para a construção de conhecimento. Sem dúvida, todos saíram mais motivados e curiosos para ler mais e aprender ainda mais.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Amigos da Biblioteca - 2024/2025 - 2.º período

 

 Divulgamos a lista de alunos que ao longo do segundo período dispensaram parte do seu tempo livre, de forma voluntária, para auxiliar a equipa da biblioteca com atividades diversas como arrumar livros, apoiar os colegas ou ler para alunos mais novos.

Desta lista apenas constam os nomes dos alunos que fizeram 3 ou mais serviços, de acordo com as regras. Iremos atribuir uma merecida lembrança a cada um deles, como consideração do nosso apreço.

5.ºA

Mellanye Volaco

5.ºB

Miguel Casais

6.ºB

Pedro Silva

Ana Sofia

7.ºB

Leonor Dias

8.ºB

Ana Catarina

Rodrigo Francisco

Sónia Duarte

Tiago Bastos

9.ºA

António Fernandes

Dinis Rodrigues

João Martim

Vamos fazer 1 livro? - trabalhos dos alunos - e-books 2024/2025

11 alunos e famílias participaram na atividade “Vamos fazer um livro?” - 2024/2025. Este ano, o desafio consistiu em escrever um texto original baseado na vida ou na obra de Luís Vaz de Camões, uma forma de celebrar os 500 anos do nascimento deste poeta épico. Ultrapassadas as várias fases, poderão consultar os ebooks realizados no blogue da biblioteca.

Avaliação da Biblioteca Escolar - envio de questionários

 



A biblioteca escolar está a proceder à avaliação dos seus serviços, o que implica a recolha de opinião dos seus utilizadores: alunos, professores, órgãos de gestão e pais e encarregados de educação.

É neste contexto que se apela ao preenchimento do questionário que poderá receber no seu correio eletrónico, proveniente da Rede de Bibliotecas Escolares (de avaliacao@rbe.mec.pt com o assunto: Avaliação da biblioteca escolar).

Agradecemos a sua colaboração.

Santa Cruz da Trapa, 3 de abril de 2025

 

A biblioteca escolar



quarta-feira, 2 de abril de 2025

Encontro com a autora Paula Jorge

 

No dia 1 de abril, os alunos do 3.º ciclo participaram num encontro com Paula Jorge, autora do livro "Palavras e Sentires de um Povo - Viseu Dão Lafões". Este evento proporcionou aos alunos uma reflexão sobre a comunicação dos nossos antepassados, comparando-a com os tempos atuais.

Paula Jorge, estudiosa da região de Viseu Dão Lafões, conduziu os alunos numa viagem no tempo, explorando como as lendas e as histórias passadas de geração em geração foram uma das principais formas de comunicação das comunidades antigas. As lendas, muitas vezes contadas à volta de uma fogueira ou transmitidas pela oralidade, eram usadas não só para entreter, mas também para preservar a cultura, as tradições e a sabedoria popular. As lendas davam voz ao povo, ligando-os à sua história e ao seu território.

Os alunos refletirem sobre as mudanças nos meios de comunicação e a autora traçou um paralelismo entre as lendas do passado e a comunicação atual, que está cada vez mais marcada pela presença das redes sociais, que têm alterado a forma como nos relacionamos, partilhamos histórias e preservamos as nossas tradições. Muitos destacaram a rapidez e a facilidade da comunicação atual, mas também levantaram questões sobre a autenticidade e a durabilidade das mensagens transmitidas nas plataformas digitais.

A atividade foi uma excelente forma de celebrar a Semana da Leitura, promovendo o pensamento crítico e o interesse pelos livros, pela oralidade e pela preservação da nossa história e identidade cultural.

terça-feira, 1 de abril de 2025

Encontro intergeracional: “Declamar e (en)cantar na Biblioteca Escolar” + Boccia

 

No dia 31 de março, segunda-feira, recebemos os utentes da Associação ARCA no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa para mais um enriquecedor encontro intergeracional, no âmbito da Semana da Leitura e da Festa da Primavera.

Principiou-se com a atividade “Declamar e (en)cantar na Biblioteca Escolar”, onde os mais velhos assistiram à apresentação do jogral “Luís, o poeta salva a nado o poema”, de Almada Negreiros. Os alunos do 2.º e do 4.º ano, caracterizados de Camões, não pouparam esforços para arrancar os aplausos do estimado público. Os mais velhos também trouxeram as suas poesias e sábios conselhos. 

Seguindo a máxima "Mente sã em corpo são", os utentes receberam um doce miminho e seguiram para o Ginásio, para disputar uma partida de Boccia com alunos dos 1.º e 3.º ano. Aí contámos com a preciosa colaboração do professor Mário, que dinamizou a atividade. 

 O encontro terminou com um momento musical oferecido pelo clube de música: o Tiago e o Rodrigo do 8.ºB, o Dinis, o António e o João do 9.ºA. Ficaram os elogios e a alegria partilhada, e a promessa de novos encontros.



Poesia à mesa 2025

No primeiro dia da Semana da Leitura, os alunos de 9.º ano, com a orientação da animadora Inês Marques, prepararam um almoço especial, em que o acompanhamento principal foi a poesia. Selecionaram um conjunto de poemas de Luís Vaz de Camões que transcreveram para os individuais que cobriam os tabuleiros da cantina e leram-nos enquanto os colegas almoçavam. 

A energia contagiou muitos dos alunos mais novos, que também quiseram declamar ao microfone outros poemas. Foi assim a segunda edição do Poesia à mesa, que merece ser repetida!