quarta-feira, 28 de maio de 2025

Tertúlia Dialógica Literária “O Príncipe Feliz” 4.ºD

 

“O Príncipe Feliz” de Oscar Wilde foi o texto escolhido, por meio de uma votação, pelos alunos do 4.º D para uma leitura orientada no âmbito do projeto Escola a Ler. Com a professora bibliotecária, Lurdes Figueiredo, os alunos fizeram a leitura integral da obra. Trabalho que teve continuidade na sala de aula com a professora titular, Carla Miroto, aprofundando os vários assuntos da obra. Este trabalho sustentou a sua participação numa tertúlia dialógica literária no dia 23 de maio. A tertúlia realizada no âmbito do projeto INCLUD-ED foi moderada pela professora bibliotecária e contou com o contributo de todos os participantes. Foi, certamente, uma oportunidade de aprendizagem da reflexão, da escuta e da argumentação.




terça-feira, 27 de maio de 2025

“O Tesouro das Montanhas Mágicas” de Marisa Araújo

 

No passado dia 23 de maio, foi apresentado o livro “O Tesouro das Montanhas Mágicas”, da autoria de Marisa Araújo, com ilustrações de Joana Pinto, no nosso agrupamento.

A obra foi editada pela ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira, e tem como principal objetivo promover o conhecimento das crianças sobre o território dos concelhos que integram a região designada por Montanhas Mágicas.

O livro, juntamente com um suplemento educativo, está a ser distribuído aos alunos do 4.º ano dos sete municípios que fazem parte deste território.

Nesta sessão estiveram presentes, além da autora, Marisa Araújo, o diretor do Agrupamento, António Martins, a vereadora da educação, Teresa Sobrinho, a diretora do projeto, Fátima e outros representantes da ADRIMAG. Contou com uma dramatização e a sessão foi conduzida por duas apresentadoras da casa: a Eunice e a Constança.









quinta-feira, 22 de maio de 2025

Aquisição de uma cisalha para a biblioteca

O lucro da feira do livro usado - Alfarrabistas 2025 permitiu a aquisição de uma cisalha q-connect metalica de rolo de 44 cm com base de alumínio, uma ferramenta perfeita para obter cortes precisos e limpos em papel e cartão.

Está disponível para ser usada pela equipa da biblioteca, professores, alunos e restantes elementos da comunidade escolar.


 

terça-feira, 20 de maio de 2025

Alunos do 3.º ciclo participam em sessão sobre direitos, deveres e segurança na internet

 No passado dia 16 de maio, os alunos do 3.º ciclo da nossa escola participaram numa sessão de sensibilização promovida pela Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Viseu da GNR. A iniciativa teve como principal objetivo alertar os estudantes para os direitos e deveres dos cidadãos, bem como para os cuidados a ter na utilização da internet.

Durante a sessão, os militares da GNR abordaram temas como o respeito pelas regras de convivência em sociedade, a importância do cumprimento da lei e os riscos associados ao uso inadequado das redes sociais e outras plataformas digitais. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de colocar dúvidas e partilhar experiências, o que tornou a atividade bastante interativa e enriquecedora.

A ação insere-se no âmbito do trabalho de prevenção e educação para a cidadania, reforçando a importância de uma utilização consciente e responsável da internet, especialmente entre os mais jovens.



segunda-feira, 19 de maio de 2025

Encontro com o autor Francisco Cantanhede - 14 de maio de 2025

 

Em articulação com a Biblioteca Escolar, o departamento de Ciências Sociais e Humanas promoveu, no dia 14 de maio, uma aula aberta sobre “Estado Novo/25 de Abril”, que contou com a presença do ilustre professor autor, Francisco Cantanhede, direcionada ao 6º e 9º anos de escolaridade. Uma aula cujo testemunho ofereceu aos alunos uma perspetiva pessoal das dificuldades vividas, bem como do impacto que a ditadura teve na vida quotidiana da população, desde o trabalho à educação, à saúde e ao papel da mulher na sociedade.

Os discentes tiveram a oportunidade de interagir com o professor, colocando questões sobre o período ditatorial e os mecanismos repressivos (censura, PIDE…) face à oposição e às conquistas de Abril.

A aula foi precedida por um momento musical, dinamizado pela docente Matilde Pinto, em que os alunos do 2º ciclo e os professores interpretaram canções de intervenção.

Estas iniciativas procuraram reforçar a importância de preservar a memória histórica e promover o conhecimento sobre os valores democráticos, contribuindo para a formação cívica dos estudantes.

A atividade encerrou com os “Cantares de Manhouce”, expressão autêntica da identidade cultural da região.

sábado, 3 de maio de 2025

Dia da mãe 2025

 


O dia da mãe está a chegar. No próximo domingo, 4 de maio,  o dia é dedicado às mães. Os que puderem não devem deixar de mimar a sua, com um desenho, uma flor, uma leitura ou da forma que entenderem.
Sejam criativos!