quarta-feira, 8 de março de 2017

Os Direitos das Mulheres - um livro


A propósito da comemoração do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, aqui fica a sugestão de um livro :  Os Direitos das Mulheres  de Victoria Parker, da Gradiva.
         Publicado em 2000,  é uma obra que, como é referido na contracapa, nos ajuda a refletir criticamente sobre a questão da (des) igualdade dos géneros.
         Na contracapa: «Este livro reflete criticamente sobre um assunto que, quer gostes, quer não, afeta a TUA vida – o facto de seres homem ou mulher.
         Não há nada que um homem faça que uma mulher não possa fazer (melhor!). Mas as mulheres têm que trabalhar o dobro do que os homens trabalham para atingirem os mesmos objetivos.
         PORQUÊ? Não te parece injusto que as mulheres continuem, em muitos casos e em muitas sociedades, a ser discriminadas no emprego, que tenham de conciliar todo o trabalho doméstico com a carreira profissional, que o acesso a cargos de poder lhes seja dificultado ou que ocupem uma percentagem ínfima dos cargos governamentais? Por que razão distingue a nossa sociedade os indivíduos de acordo com o sexo e não de acordo com a competência?
         Todas estas questões têm sido levantadas no percurso da luta pelos direitos das mulheres, pelo que o mundo de hoje é muito menos um mundo dos homens. É bem melhor ser mulher hoje em dia do que o foi durante muitos e muitos anos. Lê este livro e descobre PORQUÊ.»

         Para saber mais em: Europa - Dia Internacional da Mulher 2017




Sem comentários:

Enviar um comentário