quarta-feira, 17 de março de 2010

Notícias da Biblioteca Escolar

Notícias da Biblioteca Escolar

Iniciou-se mais um ano lectivo e, como esperado, a biblioteca escolar não tardou em apresentar actividades sugestivas e dinâmicas a toda a comunidade escolar.






No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, comemorado no passado dia 16 de Outubro, foi feita uma exposição sobre a importância de uma alimentação saudável, assim como a apresentação de um powerpoint. Também se divulgaram vários provérbios alusivos ao tema.



Neste dia comemorativo, a BE promoveu ainda um concurso de rimas/quadras inventadas pelos alunos, dentro do tema sugerido, as quais foram igualmente expostas num cartaz. A este nível, destacou-se a participação das turmas do 5ºC, 7º PCA e 8ºB.
Os alunos demonstraram interesse e curiosidade pelos trabalhos apresentados, tendo colaborado activamente.
As actividades desenvolvidas foram articuladas com os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e com os docentes da Equipa do PES.



Dia Internacional das Bibliotecas

Neste mês as bibliotecas escolares têm por norma organizar um conjunto de actividades, envolvendo toda a comunidade escolar, de modo a torná-las mais conhecidas e a motivar todos os envolvidos para a sua utilização.
Foi ainda instituído como o dia em que as actividades a realizar encontrariam a sua principal expressão, o dia 26 de Outubro, considerado, por excelência, o dia das bibliotecas escolares em Portugal.
O tema para o ano de 2009/2010 é School Libraries: The Big Picture, que poderemos traduzir por "Bibliotecas escolares: um panorama".








Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

A preocupação de fomentar o prazer de ler e promover a interacção da Biblioteca Escolar com a sua comunidade levou-nos a promover um conjunto de actividades na nossa Biblioteca.
Nos dias 26 e 27 de Outubro foi comemorado o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, onde tiveram lugar diversas actividades, envolvendo os alunos do agrupamento, as assistentes operacionais, os professores e também os encarregados de educação.
Assim, salientamos a participação das turmas do 7ºA, 7ºC e 8ºA na elaboração de marcadores de livros personalizados e alusivos ao dia comemorativo.
No âmbito do desafio lançado pela BE " Uma Aventura Misteriosa", recebemos alguns trabalhos realizados pelos alunos do 1º ciclo e pré-escolar, nomeadamente a história intitulada "O Roubo do Tesouro Real" (E.B.1 da Gralheira, prof. Paulo Fernandes); a história "A Princesa e o Lobo" (Jardim de Infância de Serrazes) e o livro "As nossas preocupações" (Jardim de Infância de Santa Cruz da Trapa). A aluna Anabela Guimarães, do 9ºA, apresentou também uma história arrepiante intitulada "Os teus olhos sangrentos".
A dona Sílvia Castanheira, assistente operacional, contribuiu com um excerto de frases, com o título "Alimentos do Amor e da Amizade", retirado da Colecção Afectos - Arte de Graça Gonçalves, e a dona Rosa Campos, assistente operacional, apresentou uma análise crítica da obra "Diário de Anne Frank".
Todos estes trabalhos mereceram a nossa atenção e desta forma foram divulgados na nossa BE.






Ainda há mais para contar...

No próprio espaço da BE esteve patente uma pequena exposição de imagens de algumas bibliotecas famosas de todo o mundo e também foi criado um espaço onde todos os utilizadores da biblioteca puderam manisfestar as suas opiniões sobre a mesma.












Para os alunos dos 5º anos foi proporcionada uma visita guiada à nossa biblioteca, ficando desta forma a conhecer melhor este espaço e para isso foi-lhes distribuído o manual de utilizador da BE. Posteriormente, os alunos realizaram um pequeno jogo "Explorando a Nossa Biblioteca" e cujo grupo vencedor foi Cíntia da Silva Gomes, Francisco Lopes Fernandes, Miguel Ângelo Ribeiro e Gonçalo de Almeida, do 5ºB. Pela sua boa prestação, o grupo teve direito ao merecido prémio: o livro "Guidinha no pinhal de Leiria". A equipa decidiu oferecer o livro referido à nossa Biblioteca Escolar.




Todos os alunos das referidas turmas participaram também numa palestra dirigida pela Presidente da Associação de Pais, D.ra Elisabete Cristina Amaral F. L. Fernandes, com o objectivo de incentivar e sensibilizar os jovens para a prática da leitura e para a importância dos livros.





Também os alunos do 1º ciclo vieram até à nossa biblioteca para ouvir a história "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas", apresentada em powerpoint. Desta forma, ficaram também a conhecer um pouco da vida e obra da autora da história, Luísa Ducla Soares, exposta na bilbioteca.












No rosto das crianças notou-se entusiasmo e agrado pela história.







De seguida, e ainda no meio de todo esse entusiasmo, o professor Carlos Manuel Palhares Alves contou a história " Ó pescador" aos alunos do 1º e 2º anos.


"Ó Pescador"


"Esta história é feita com o auxílio de um barco de papel"


Certo dia, um pescador partiu para o mar, em busca do mais precioso alimento que este dá, o Peixe.
Era de noite escura como breu e o mar estava calmo. Devia-se ter um pouco de cuidado, pois o mar é muito traiçoeiro. De repente, começa-se a levantar vento e a chover. O barco cada vez balançava mais e com as fortes rajadas de vento que já faziam sentir-se, a vela do barco partiu-se (rasga-se o papel). O pescador atrapalhado, começa a pedir socorro... E vem mais uma rajada de vento e a proa do barco foi-se (rasgar uma das partes do papel).
Cada vez mais o pescador sentia muito medo... continuava a tentar safar-se desta... só que o vento soprava muito e o mar estava mau e bravo... Às tantas o barco foi ao fundo (rasgar o barco de papel)...pescador e tudo.

Conclusão da história: o que restou desta tempestade?

Solução: "Abre-se o barco de papel" e sai de lá a T-Shirt do Pescador...


Professor Carlos Manuel Palhares Alves






Os alunos do 1º Ciclo fizeram uma visita guiada pela biblioteca, por forma a conhecê-la melhor e a conhecer as regras de comportamento na BE.







Estes dias foram recheados de actividades e desde já a equipa da BE/CRE agradece a colaboração e participação de todos os intervenientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.