sexta-feira, 25 de março de 2011

Ana Saldanha sensibiliza para a leitura

   No passado dia 18 de Março, no âmbito da Semana da Leitura, a escritora Ana Saldanha esteve na escola sede do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, numa iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar. A sessão foi dirigida a uma plateia composta por alunos do 8º ano, turmas A, B e C. Esta actividade pretendeu promover o contacto com a escritora e a sua obra, incentivando os alunos à leitura e à escrita.
   Ana Saldanha nasceu no Porto, em 1959, onde viveu a sua infância, adolescência e parte da sua vida adulta. Licenciou-se em 1981 na Universidade do Porto, no curso de Línguas e Literaturas Modernas. Em 1992, foi para a Inglaterra fazer o seu mestrado em Literatura Inglesa e, posteriormente, realizou o seu doutoramento na Universidade de Glasgow.
   O encontro na biblioteca começou com a apresentação da biobibliografia da escritora, sendo conhecida como uma das melhores escritoras para jovens e autora de uma vasta obra de Literatura Juvenil. Ana Saldanha foi distinguida com vários prémios, dos quais se salienta o atribuído a uma das suas obras mais conhecidas “Uma questão de cor”, que foi recomendada pela IBBY, seleccionada para as Olimpíadas da Leitura, em 1996 e foi finalista do prémio UNESCO de Literatura Infantil e Juvenil, em prol da tolerância, em 1997.
   A propósito desta obra, que foi trabalhada pelos alunos nas aulas de Língua Portuguesa, foram lidos poemas por parte de alguns alunos. Ana Saldanha referiu que se inspirou na autobiografia de Nelson Mandela para abordar a problemática do racismo, facto que sensibilizou os alunos para a abordagem desta temática.
   Num ambiente de grande empatia e dinamismo, a escritora interagiu com os presentes, respondeu às questões colocadas pelos discentes e complementou estas respostas com a leitura expressiva de extractos de algumas obras que, pelos temas abordados e pela expressividade da autora, cativou os alunos e professores e espalhou na assistência uma forte motivação para ler mais.
   Os livros da escritora estiveram à venda na biblioteca da escola durante algumas semanas. No final do encontro, Ana Saldanha autografou-os e trocou ideias com os alunos.
   A equipa da BE agradeceu à escritora, a sua presença, simpatia e poder de comunicação, que cativaram todos os que se deslocaram à biblioteca da escola. Parabéns também a todos os que contribuíram para a preparação e realização deste encontro, nomeadamente as professoras da disciplina de Língua Portuguesa.
   A todos o nosso bem-haja!


Sem comentários:

Enviar um comentário