quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Dia Europeu das Linguas, 26 de setembro de 2012

Para assinalar o Dia Europeu das Línguas, que se comemora no dia 26 de setembro e que este ano celebra o seu 11º aniversário, a Biblioteca Escolar desenvolveu várias atividades que tiveram como objetivo mostrar a crescente importância  da diversidade linguística e da aprendizagem de línguas estrangeiras.
 
Os alunos participaram, com entusiasmo, nas atividades propostas pela Biblioteca, nomeadamente o concurso “O seu a seu dono”, que teve como principal objetivo identificar imagens emblemáticas de Portugal, França, Inglaterra e Espanha, cujos vencedores foram os alunos Jesué Sêco e Francisco Fernandes, da turma B do 8ºano. Os discentes também responderam a um questionário sobre a cultura e civilização europeia, que teve como vencedores os alunos Edgar Almeida e Marco Martins, da turma A do 8ºano. Para além destas atividades, foram ainda pintadas bandeiras de Portugal, França, Inglaterra e Espanha, com grande adesão da parte dos “mais pequeninos”.
 
Através da exposição “Poesia sem Passaporte”, os alunos puderam verificar que a poesia não tem fronteiras, visto que alguns poetas portugueses foram traduzidos em várias línguas.
 
A Europa é considerada um verdadeiro tesouro linguístico: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias são faladas no espaço europeu.
 
A equipa da Biblioteca agradece a participação de todos os alunos.



O Dia Europeu das Línguas foi criado durante o Ano Internacional das Línguas, em 2001.
Todos os anos, o dia 26 de setembro passou a ser uma forma de juntar as pessoas, através da Europa inteira, na celebração da diversidade linguística, riqueza inestimável da Humanidade. É necessário encorajar a realização de iniciativas, lembrando a data e sensibilizar a comunidade educativa para a importância da aprendizagem de línguas.
Sabe quantas línguas convivem na Europa? E tem ideia de quantas línguas existem no mundo?
Pode verificar os seus conhecimentos sobre as Línguas da Europa, no link abaixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.