terça-feira, 27 de novembro de 2012

 
Encontro com o Escritor João Manuel Ribeiro

          Nos próximos dias 10 e 11 de dezembro de 2012, o escritor de livros infantis, João Manuel Ribeiro, estará no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa.
          Esta atividade tem como objetivo principal sensibilizar os alunos para a importância da criação de hábitos de leitura. Durante dois dias, todas as turmas deste Agrupamento, terão o privilégio de conhecer este autor, que irá apresentar algumas das suas obras.
          João Manuel Ribeiro tem dezenas de livros publicados, e alguns deles, podes encontrá-los expostos na nossa biblioteca, na mini-feira do autor.
          Deixamos-te aqui uma pequena biografia, deste escritor e poeta de literatura infanto-juvenil.
          Clica para ficares a conhecer um pouco mais.




Nasceu em 1968, em Oliveira de Azeméis.
A concluir Doutoramento em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com dissertação sobre «A Poesia na Escola – Resposta ao texto poético e organização do ensino».
Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com dissertação sobre «A Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Das Orientações Curriculares às decisões docentes».
Master em libros y literatura infantil y juvenil, pela Universitat Autònoma de Barcelona, como monografia sobre «A Poesia para a infância e juventude de Vergílio Alberto Vieira: entre tradição e modernidade».
Mestre em Teologia, pela Universidade Católica do Porto, com dissertação sobre «A evolução espiritual de Antero de Quental – Um itinerário da modernidade em Portugal».
Licenciado em Teologia, pela Universidade Católica do Porto.
Tem-se dedicado à escrita para crianças, acompanhando tal processo com um trabalho de dinamização da literatura em Escolas Básicas do 1.º Ciclo e colégios, quer através de oficinas de escrita criativa, quer através de encontros onde diz poesia.
Dinamizou alguns projetos de escrita colaborativa com alunos, resultando desse processo alguns livros.
Formador de professores. Formador de formadores. Formador da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.
Sócio da Associação Portuguesa de Escritores.
Sócio da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
Membro da Children´s Literature Association (CHLA – USA).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.