terça-feira, 26 de maio de 2015

Encontro com as escritoras Lúcia Morgado e Rita Almeida


     É já no próximo dia 11 de junho que promovemos o encontro com as escritoras Lúcia Morgado e Rita Almeida. Teremos quatro sessões de promoção da leitura, através da apresentação do livro Uma Mão-Cheia de Histórias, para os alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa.

      Aqui fica o cartaz e alguns dados biobibliográficos da autora.


      Maria Lúcia Morgado dos Santos é natural da freguesia da Cortiçada, concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda. Reside em Viseu desde o 9º ano de escolaridade.
      É professora há 26 anos, tendo lecionado no Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Durante seis anos foi Coordenadora na Associação de Professores Pró-Ordem. Atualmente é Professora Bibliotecária e professora de Inglês no Agrupamento de Escolas Zona Urbana de Viseu, na escola João de Barros.
Desde sempre gostou de ler e escrever. Deve o gosto e o hábito da leitura às carrinhas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, que na sua infância iam uma vez por mês à sua aldeia. Foi nessa altura que descobriu a magia e a importância da leitura.
      Quanto à escrita, começou a escrever poesia quando frequentava o curso na ESEV, dando o seu contributo para o jornal da Associação de Estudantes. Desde aí, tem escrito poemas e pequenos contos para os seus alunos, amigos e familiares. Por vezes, também escreve para algumas antologias, tendo participado em alguns concursos.
      O seu primeiro livro foi publicado em 1999 A Magia dos Pequenitos – um livro escrito em coautoria com os seus alunos da E.B 2, 3 de Nelas. Mais tarde, em 2003, publicou o livro Abecedário de Valores em coautoria com um grande amigo, colega e cunhado – Fernando Marques Pereira. Em março de 2007, no âmbito da área curricular não disciplinar – Área de Projeto - publicou o livro O Saber não Ocupa Lugar em coautoria com a sua amiga e colega Margarida Castro, com os alunos, docentes e pais/EE da turma do 6º A do Agrupamento de Escolas de Campo de Besteiros. O seu último livro, Uma Mão-Cheia de História, escrito em coautoria com a sua grande amiga e colega Rita Almeida e ilustrado pelo seu estimado amigo e colega Luís Almeida, foi publicado pela Edições Esgotadas em Julho de 2013. É um livro escrito para as crianças, a partir de histórias vividas com as crianças. Talvez por isso, tenha sido tão bem acolhido pelas mesmas, daí que em abril de 2014 houve necessidade de se fazer a 2.ª edição e em fevereiro de 2015 surgiu a 3.ª edição.
      Ler, escrever e viajar são as atividades que lhe proporcionam mais tranquilidade e alegria.
      Uma Mão-Cheia de Histórias é um livro que, através de 5 histórias, algumas delas baseadas em factos reais passados nas terras de Azurara, pretende motivar os leitores mais pequenos para a leitura, mostrando-lhes que ler é importante e divertido. Através de duas bonecas: Li Li e Ri Ri, as autoras partilham leituras, afetos e aventuras. Recorrendo a uma linguagem rimada, tão ao agrado das crianças, mostram a importância e a magia da leitura através da sua experiência de vida e da abordagem de várias obras, autores e personagens que fazem parte do imaginário de qualquer criança. O apelo ao valor da amizade, à adoção de hábitos saudáveis de alimentação e à persistência para que cada um consiga realizar os seus sonhos, são uma constante. 

      Para conhecerem melhor estas nossas ilustres escritoras, podem visitar o seu blogue “O cantinho das histórias da LiLi & RiRi”  http://ocantinhodashistoriaslilieriri.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário