Comemoração do 1º de dezembro
No dia 1 de dezembro comemorou-se a Restauração da Independência de Portugal. O Grupo de História e a Equipa da Biblioteca assinalaram esta a data com uma exposição de trabalhos dos alunos e um painel expositivo alusivo a esta temática. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer os livros existentes na biblioteca, relacionados com este tema.
![]() |
Retrato de D. João IV, por Avelar Rebelo, em 1643 (Paço de Vila Viçosa) |
Na manhã do 1.º de Dezembro de 1640, um grupo de nobres atacou a sede do governo em Lisboa (Paço da Ribeira), prendeu a duquesa de Mântua, e matou ou feriu alguns membros da guarnição militar e funcionários, entre os quais o Secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos.
Os primeiros no assalto foram Jorge de Melo, Estevão da Cunha e António de Melo e Castro. Seguidamente, os revoltosos percorreram a cidade, aclamando o novo estado de coisas, secundados pelo entusiasmo popular.
D. João foi aclamado como D. João IV, entrando em Lisboa alguns dias mais tarde. Por quase todo o Portugal metropolitano e ultramarino as notícias da mudança do regime e do novo juramento de fidelidade ao Bragança foram recebidas e obedecidas sem qualquer dúvida. Apenas Ceuta permaneceu fiel à causa de Filipe IV.
Como “governadores”, para gerirem os negócios públicos até à chegada do novo rei, foram escolhidos o arcebispo de Lisboa, D. Rodrigo da Cunha, o de Braga, D. Sebastião de Matos de Noronha, e o visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Lourenço de Lima.
D. João IV entrou em Lisboa a 6 de Dezembro, cessando nesta data as funções dos “governadores”.
Algumas fotos que retratam esta atividade e o envolvimento dos alunos na mesma.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.