sexta-feira, 1 de junho de 2018


Há muitos livros que falam sobre os direitos das crianças. Aqui ficam algumas sugestões.

Os Direitos das Crianças, 
de Luísa Ducla Soares, ilustração de Maria João Lopes, Civilização Editora


«Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1.º e 2.º anos de escolaridade. Apoio a Projectos relacionados com Cidadania. No ano em que a ONU comemora 20 anos sobre a “Declaração dos Direitos das Crianças”, Luísa Ducla Soares explica, aos mais novos, o significado de alguns dos Direitos das Crianças como, entre outros, o direito a ter um nome, a uma educação, à protecção, o direito a ter uma família e a poder brincar. Mas a autora termina lembrando que as crianças têm também deveres.»
Com ilustrações de Maria João Lopes, este livro é para crianças e adultos.

“E tu sabes quais são os teus direitos? E os teus deveres? Vai à Biblioteca Escolar e requisita o livro “Os Direitos da Criança”, de Luísa Ducla Soares.”




Este livro ilustra, ao longo de doze canções, o fantástico mundo das crianças e dá a conhecer todos os seus direitos para uma vida em harmonia.
Fonte: contracapa do livro
Para não Quebrar o Encanto



Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Vergílio Alberto Vieira dedica este livro aos direitos da criança, numa série de poemas em que alia a sensibilidade fina e justa à mestria da forma breve. As ilustrações deliberadamente «ingénuas» emprestam uma graça particular a este álbum a cores.
O livro inclui o texto integral da Declaração dos Direitos da Criança.

Direitos da Criança, 
de Maria João Carvalho, ilustração de Carla Nazareth, Everest


«Quando a cor azul da amizade unir as crianças de todo o mundo, uma ponte feita de arco-íris levará a todas elas um gesto de amor e conduzirá ao tesouro da harmonia e do bem-estar.  Partindo do texto da Declaração Universal dos Direitos da Criança este livro pretende contribuir para que os princípios nela consagrados sejam cada vez mais divulgados e reconhecidos a todas as crianças sem excepção alguma.»

O Direito de Ser Criança
de Maria João Carvalho; Ilustração: Patrícia Alves 



SINOPSE
Coleção de álbuns ilustrados pelos mais famosos ilustradores de literatura infantil atual e escritos por autores que abordam temas com os quais os pequenos leitores se identificam facilmente, uma vez que narram aventuras de protagonistas da sua idade. Pelas suas características, estes livros são idóneos para serem utilizados em programas de animação da leitura.

Quando a cor azul da amizade unir as crianças de todo o mundo, uma ponte feita de arco-íris levará a todas elas um gesto de amor e conduzirá ao tesouro da harmonia e do bem-estar. Partindo do texto da Declaração Universal dos Direitos da Criança este livro pretende contribuir para que os princípios consagrados sejam cada vez mais divulgados e reconhecidos a todas as crianças, sem excepção alguma.

No Dia da Criança, 
de Luísa Ducla Soares, ilustração de Danuta Wojciechowska, APCC



«Há, por esse mundo fora, infâncias douradas ou simplesmente alegres e felizes.Mas há também crianças sem direitos, forçadas a trabalhos pesados e perigosos, obrigadas a combater em guerras, sem ninguém que as proteja. São meninos como vocês… Querem conhecer a história de um deles?»

Para saber mais sobre a autora clica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.