quarta-feira, 14 de outubro de 2020

 

#semanamundialespaco #cienciaviva

(Cartaz Elaborado pela Professora Lurdes Cosme e a aluna Mariana Pinho)


O #Espaço veio à nossa escola no dia 7 de Outubro!

A Semana Mundial do Espaço é celebrada todos os anos de 4 a 10 de outubro. Foi instituída pela Organização das Nações Unidas, para assinalar "as contribuições da ciência e tecnologia espaciais para a melhoria da condição humana". Em Portugal é a Agência Ciência Viva quem dinamiza as atividades a desenvolver entre as escolas e os investigadores/cientistas.

Neste âmbito, as turmas do oitavo ano dedicaram-se ao estudo do Espaço, nomeadamente às viagens espaciais, no dia 7 de outubro.

Em colaboração com os professores das várias disciplinas constantes no horário os alunos desenvolveram várias atividades:

- Na biblioteca escolar, visualizaram o filme de George Méliès, “Viagem à Lua” de 1902, considerado o primeiro filme de ficção científica. Após o seu visionamento, numa dinâmica de tertúlia e partilha de opiniões, confrontaram-se as imagens do filme com os eventos reais que levaram o Homem à Lua em 1969.

- No auditório, com a colaboração do LIP, assistiram à palestra “Para o espaço e mais além!” apresentada pelo investigador Marco Pinto, um dos cientistas portugueses envolvidos na missão de enviar satélites para o Espaço, nomeadamente para Júpiter.

- Nas salas de aula, ainda houve tempo para a audição das músicas “Space Oddity” e “Rocket Man”, verdadeiros hinos à exploração espacial…

Os alunos estiveram atentos, interessados e aproveitaram para tirar as dúvidas que as viagens espaciais nos colocam.

Foi uma manhã em cheio!

Agradecendo a todos os envolvidos, fica o registo fotográfico de uma manhã com a “cabeça na Lua!!”


 


 

 


 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.