quarta-feira, 27 de outubro de 2021

(Re)ler com a Biblioteca - "Semear Aprendizagens, Recolher Conhecimento.“


No âmbito do projeto (Re)ler com a Biblioteca - "Semear Aprendizagens, Recolher Conhecimentos", desenvolvido pela Biblioteca Escolar e o projeto “Semear a Ciência” em parceria com o 1.º ciclo do Agrupamento, os alunos do 4.º do nosso Agrupamento tiveram a oportunidade de realizar várias atividades, com o objetivo de recuperar aprendizagens da disciplina de Estudo do Meio: Grupos interativos - atividades experimentais; Visita à Quinta da Mata Sustentável - no dia 12 de outubro com várias atividades experimentais (Charcos com vida; Ciência viva; Peddy paper; e Caminhada orientada.

 


 


 


 



Testemunho dos alunos da EB1 de Manhouce sobre a Visita à Quinta da Mata Sustentável 

No pretérito dia 12 de outubro, os alunos da EB1 de Manhouce e a turma do 4.º ano da EBI de Sta. Cruz da Trapa, visitaram a Mata Sustentável em Ventosa, Vouzela.

Ao longo do dia, os alunos tiveram a oportunidade de realizar quatro atividades, a saber: Ciência Viva, Charcos com Vida, Caminhada e Peddy-Paper. Na Ciência Viva a monitora chamada Rute realizou várias experiências, solicitando sempre a participação das crianças. Tirámos conclusões acerca da pigmentação da folha de abóbora, da densidade da água, da pressão do ar e terminámos com observações ao microscópio. Gostámos mais das observações ao microscópio.

Em seguida, o monitor Rui explicou que um charco é uma porção de água maior do que uma poça e menor do que um lago. Naquele charco conseguimos ver lentilhas de água e juncos, uma rã-ibérica, carochas de água e uma larva de libélula. Com a ajuda de lupas conseguimos ver os pormenores de pele viscosa da salamandra-lusitânica, salamandra-de- pintas-amarelas, do tritão e dum sapo-comum. Estes anfíbios estavam dentro de caixas de plástico com água ou terra.

Logo a seguir ao almoço, entrou em ação o monitor Pedro para fazermos uma caminhada à volta da Mata Sustentável. Por caminhos muito antigos fomos vendo frondosas árvores, por exemplo carvalhos e castanheiros. No bosque tivemos de ter muito cuidado para não pisarmos os cogumelos.

Por fim, o Pedro de penteado exótico orientou-nos no Peddy-Paper. Semeámos alfaces na estufa, fizemos meia dúzia de exercícios de yoga, identificámos plantas aromáticas e vimos o ciclo do pão.

Foi um dia encantador, enriquecedor, divertido e memorável.

Estamos muito gratos à equipa da Biblioteca Escolar que promoveu esta visita

 Desenhos elaborados após a Visita:





Alunos da EB1 de Manhouce

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.