segunda-feira, 27 de março de 2023

Encontros com a autora Lúcia Morgado

 

A Semana da Leitura 2023 começou a 24 de março com dois encontros com a autora Lúcia Morgado: um no Jardim de Infância de Santa Cruz da Trapa e onde também participaram as crianças do JI de Serrazes e do JI e 1.º Ciclo de Manhouce; outro no Polo Pedagógico de Carvalhais para as crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo. O Município de São Pedro do Sul ofereceu o transporte para as crianças de Serrazes e de Manhouce.

Lúcia Morgado apresentou a sua mais recente obra “Mariana, a menina que sonha acordada”. É uma história que nos fala de uma criança sonhadora, igual a tantas outras. Através de uma linguagem rimada, conta-nos como esta menina engraçada, gosta de viver a vida. Realçando que as coisas simples são as que nos dão mais felicidade. Faz um apelo aos afetos e aos sentidos, mostrando a sua importância para aprendermos a saborear a vida. Mariana tem os livros como seus amigos especiais.

Antecipadamente, nas aulas, as crianças e os alunos tomaram contacto com este e outros livros da autora e alguns dos alunos escreveram textos que quiseram ler no dia da apresentação. Outros, fizeram bonitas ilustrações e presentes para a escritora, inclusivamente uma capucha com a personagem Mariana. 

A autora, vestida de Mariana, conduziu o encontro de forma muito dinâmica e atrativa para todos, com adivinhas, jogos, leituras e uma canção. A motivação para a leitura e para a vantagem de ter um livro por companheiro foram uma constante.


















Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.