quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Linhas imaginárias da TERRA

A biblioteca recebeu a exposição dos trabalhos dos alunos de História e Geografia de Portugal do 5.º ano.









Podemos representar o nosso planeta de várias maneiras: usar mapas (o Planisfério ou Mapa "mundi" representa todos os continentes e oceanos...), o Globo Terrestre, fotografias aéreas e imagens de satélite.

Os trabalhos em exposição pretendem representar a Terra através do Globo Terrestre, que mais se aproxima da forma real do nosso planeta - a esfera. 

No Globo Terrestre e no planisfério encontramos linhas traçadas que não existem na realidade. São imaginárias e foram criadas para facilitar a localização no planeta Terra. 

Elas recebem o nome de paralelos e meridianos: os paralelos são linhas imaginárias no sentido horizontal, sendo o principal paralelo o Equador, que divide o planeta Terra em duas "metades", o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul; já os meridianos são linhas imaginárias no sentido vertical, sendo o principal semimeridiano o meridiano de Greenwich, a partir do qual se estabeleceu o oriente e o ocidente. 

Os trabalhos dos alunos representam, ainda, o eixo da Terra e os Pólos, norte e sul.

Na exposição estiveram também patentes alguns dos livros que os alunos podem consultar na Biblioteca sobre este assunto: os Atlas - repositórios de mapas de variadas escalas e assuntos.

Na Biblioteca, a tua curiosidade é o limite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.