A biblioteca recebeu a exposição dos trabalhos dos alunos de História e Geografia de Portugal do 5.º ano.
Podemos representar o nosso planeta de várias maneiras: usar mapas (o Planisfério ou Mapa "mundi" representa todos os continentes e oceanos...), o Globo Terrestre, fotografias aéreas e imagens de satélite.
Os trabalhos em exposição pretendem representar a Terra através do Globo Terrestre, que mais se aproxima da forma real do nosso planeta - a esfera.
No Globo Terrestre e no planisfério encontramos linhas traçadas que não existem na realidade. São imaginárias e foram criadas para facilitar a localização no planeta Terra.
Elas recebem o nome de paralelos e meridianos: os paralelos são linhas imaginárias no sentido horizontal, sendo o principal paralelo o Equador, que divide o planeta Terra em duas "metades", o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul; já os meridianos são linhas imaginárias no sentido vertical, sendo o principal semimeridiano o meridiano de Greenwich, a partir do qual se estabeleceu o oriente e o ocidente.
Os trabalhos dos alunos representam, ainda, o eixo da Terra e os Pólos, norte e sul.
Na exposição estiveram também patentes alguns dos livros que os alunos podem consultar na Biblioteca sobre este assunto: os Atlas - repositórios de mapas de variadas escalas e assuntos.
Na Biblioteca, a tua curiosidade é o limite!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.