Nos dias 29 e 30 de outubro, Rui Fonte dinamizou oito sessões de escrita criativa dirigidas aos alunos do 1.º ciclo, no âmbito do projeto apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares “Escrever com a Biblioteca é Fixe!”.
No dia 29 de outubro, as oficinas decorreram
no Polo Pedagógico de Carvalhais,
enquanto no dia 30 tiveram lugar
na Biblioteca Escolar da EBI de Santa
Cruz da Trapa, contando também com a participação dos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem e da EBI de Manhouce.
Durante estas
sessões, o Professor Rui Fonte proporcionou aos alunos ferramentas e estratégias de escrita, transformando as palavras em
momentos de descoberta, diversão e
criatividade. Através de jogos e
dinâmicas inovadoras, os participantes foram convidados a explorar a imaginação e a criar diferentes tipos de textos.
O jogo mais
apreciado foi a criação de um texto
narrativo a partir do sorteio de cartas. A atividade baseava-se em sete
categorias — personagens humanas,
espaço, personagens animais, caracterização, ações, palavra-chave e objeto
mágico —, das quais era sorteada a palavra obrigatória. Cada grupo devia
escrever uma ou mais frases com base nessa palavra, totalizando 15 a 20 palavras por categoria. As
palavras escolhidas orientavam a evolução da narrativa, sempre com mensagens positivas e finais felizes.
As oficinas
mostraram que escrever pode ser uma
aventura entusiasmante, onde as ideias ganham forma e as palavras se
tornam pontes para a expressão pessoal
e para o prazer da descoberta.
Rui Fonte tem quase 50 anos e adora ler e escrever desde que aprendeu a fazê-lo, aos 7 anos. É professor, animador sociocultural e toma conta de uma biblioteca na Lapa do Lobo, uma aldeia com 500 habitantes, onde realiza muitas atividades sobre o livro e a leitura. Gosta de escrever e contar histórias, principalmente quando tem ajuda de meninos criativos e muito imaginativos.









































