quinta-feira, 18 de junho de 2026

“As Fadas Verdes” de Matilde Rosa Araújo a par com a Avaliação da Fluência Leitora

A biblioteca escolar colaborou com a aplicação do diagnóstico da fluência leitora a todos os alunos do 2.º ano de escolaridade, programado a nível nacional entre 8 e 19 de junho de 2026.

A professora bibliotecária desenvolveu, com as diferentes turmas, a atividade de criação poética e de leitura coletiva a partir do livro As Fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo, proposta pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Durante a realização destas atividades, os alunos foram sendo chamados para fazerem o diagnóstico da fluência leitora com os respetivos professores, de forma individual, medindo a velocidade e a precisão.

Para avaliar a fluência leitora, a tarefa leitora irá centrou-se em dois dos indicadores que aferem a capacidade de descodificação das palavras em contexto, bem como a sua compreensão:

1.   Velocidade: refere-se ao número de palavras lidas num minuto. Este parâmetro avalia a rapidez com que o aluno consegue ler um texto;

2.  Precisão: refere-se ao número de erros cometidos durante a leitura. Contabiliza-se quantas palavras foram alvo de omissões, substituições ou inserções, inclusive no que diz respeito à acentuação das palavras.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.