sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia Europeu da Solidariedade


DIA EUROPEU DA SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES, 29 DE ABRIL

Incentivar o diálogo entre alunos e idosos

Visando assinalar a celebração do dia 29 de abril, Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações, sua  Exª o Ministro da Educação e Ciência Nuno Crato incentivou todas as escolas de Portugal a abrirem as portas da sala de aula aos mais velhos, criando oportunidades de diálogo que teve como principal objetivo combater estereótipos intergeracionais e, simultaneamente, encorajar diferentes gerações a uma maior partilha de experiências e conhecimentos.
Esta iniciativa coloca a tónica no diálogo em torno do que significa envelhecer e como podem os mais velhos e os jovens colaborar para promover uma vida melhor para todos.
Assim, a animadora, Dra Susana Duarte, em articulação com a equipa da biblioteca, convidaram os idosos da instituição A.R.C.A., para irem à biblioteca e falarem sobre as suas experiências, quer se refiram à escola, ao trabalho, à vida social ou à família.
Com esta iniciativa pretendeu-se levar os nossos alunos, desde o 1º ao 9º anos e os idosos a trocarem pontos de vista sobre o que consideram importante na vida e lançar um debate mais vasto sobre os valores em mutação na sociedade.
Trata-se de um dia de especial relevo, no presente ano, uma vez que se celebra o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.
As gerações mais velhas têm toda uma vida de experiências e aprendizagens que podem ser partilhadas com os nossos alunos, pelo que devem ser encontradas novas formas de aproximação entre os jovens e os “menos jovens”.
O processo de aprendizagem através da partilha conduzirá a uma maior consciencialização da sociedade para o significado e importância do envelhecimento ativo. Este só pode ser bem sucedido, numa sociedade baseada na solidariedade e na cooperação entre gerações.
Quando entram em contacto com idosos, as crianças desenvolvem um sentido de responsabilidade, generosi­dade e solidariedade, tornando-se também mais toleran­tes. Ao aplicar os conceitos de aprendizagem partilhada e de experimentação coletiva, aprendem o significado de entreajuda e respeito mútuo. Além disso, os alunos adquirem competências sociais e cívicas.
Os discentes perceberam a mensagem e por tudo isto, consideramos que o balanço desta atividade foi positivo, pois os alunos ficaram sensibilizados para os assuntos abordados.
A sessão foi encerrada com um agradecimento geral aos idosos pela sua participação e aos professores Isabel Ribau e Saúl Costa na colaboração prestada, na atividade.
Este foi, sem dúvida, um encontro intergeracional, onde a leitura e a música foram ponto de união.

sexta-feira, 18 de maio de 2012


Comemoração do Dia da Europa (9 de Maio)


Pretendendo dar revelo ao dia da Europa e incidindo particularmente na União Europeia, a BE/CRE, em associação com o Clube Europeu, dinamizaram várias atividades assim, os alunos puderam visitar uma pequena exposição e power Points, com informações sobre a União Europeia, cartazes e trabalhos produzidos pelos alunos, orientados pela docente de Geografia, encontravam-se também folhetos, livros, mapas, bandeiras e símbolos que nos levaram a conhecer melhor o continente que habitamos. Os alunos do 1º ciclo identificaram e pintaram, em impresso próprio, os países com bandeiras expostas no placard da biblioteca.

sábado, 12 de maio de 2012

Dia da Mãe ( 6 de Maio)

Para comemorar o Dia da Mãe, fortalecer os laços familiares e consciencializar para o valor da família na sociedade, foram elaborados bonitos poemas, alusivos a data, pelos alunos.
Os mesmos visionaram um power point com poemas, mensagens para o Dia da Mãe.
Assistiram, também à apresentação digital da obra "Grávida no Coração", de Paula Pinto da Silva, como homenagem às Mães.
Em aticulação com o Departamento de Expressões, as professoras Fernanda Pinto e Lurdes Cosme, elaboraram uma pequena lembrança para todas as Mães do Agrupamento.
Com a imaginação e habilidade, com que já nos habituaram, conseguiram fazer com que alunos, professores e assistentes operacionais, levassem um pouco de espírito de Biblioteca Escolar, e o oferecessem às suas Mães, neste dia tão especial.



Mãe,
Para ti pintei o Sol
Com uma cara, a rir

Mãe,
Para ti colhi a rosa
de pétalas de perfume.
Mãe,
Para ti guardei a concha
que traz a voz do mar.

Mãe,
Para ti fiz uma estrela
com a prata do chocolate.

Mãe,
Há uma régua para medir
quanto gosto de ti?

Luísa Ducla Soares, in Livro das datas

 



A mãe
é uma árvore
e eu uma flor.
A mãe
tem olhos altos como estrelas.
Os seus cabelos brilham
como o sol.
A mãe
faz coisas mágicas:
transforma farinha e ovos
em bolos,
linhas em camisolas,
trabalho em dinheiro.
A mãe
tem mais força que o vento:
carrega sacos e sacos
do supermercado
e ainda me carrega a mim.
 A mãe
quando canta
tem um pássaro na garganta.
A mãe
conhece o bem e o mal.
Diz que é bem partir pinhões
e partir copos é mal.
Eu acho tudo igual.
 A mãe
sabe para onde vão
todos os autocarros,
descobre as histórias que contam
as letras dos livros.
A mãe
tem na barriga um ninho.
É lá que guarda
o meu irmãozinho.
A mãe
podia ser só minha.
Mas tenho de a emprestar
a tanta gente…
A mãe
à noite descasca batatas.
Eu desenho caras nelas
e a cara mais linda
é da minha mãe.
Em: Poemas da Mentira e da Verdade, Lisboa, Livros Horizonte, 1983; 2005